5 séries para inspirar a liderança

Confira a lista de seriados que podem ajudar na reflexão sobre as competências necessárias para liderar (e ainda são uma boa diversão para o fim de semana!)

Desenvolvimento e capacitação de líderes exigem uma dedicação especial ao tema. Afinal, quem atua como responsável por uma equipe deve estar preparado para extrair todo o potencial que ela pode oferecer, lidar com pressões e conflitos, além de avaliar e dar o feedback. Mas nem todos que assumem esse papel conseguem exercer suas funções de liderança.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Integração Escola de Negócios, líderes corporativos gastam mais tempo com rotinas e urgências do que desenvolvendo pessoas e traçando estratégias da área em que atuam. Segundo o estudo, as horas de trabalho dos profissionais que exercem seus primeiros cargos de liderança são distribuídas da seguinte forma: 33% com rotina diária, 26% com urgências, 22% com gestão de pessoas e 19% com estratégias de longo prazo.

Para auxiliar os líderes, a empresa e o próprio funcionário podem criar métodos para o desenvolvimento da capacidade de liderança. Nesse difícil processo, assistir séries que mostram aspectos importantes para um bom líder pode servir como inspiração. Confira a lista!

1. Suits

serie sobre liderança

Essa série apresenta a rotina de um grande escritório de advocacia, dando lições de liderança, negociação e trabalho em equipe. O protagonista Mike Ross (Patrick J. Adams) é um jovem cheio de problemas que começa a trabalhar para um dos advogados mais famosos de Nova York. Com esse seriado é possível aprender a importância da visão estratégica para conseguir se afastar dos problemas e identificar a melhor forma de resolvê-los.

2. “House of Cards”

liderança

Apesar de ser uma série que traça o caminho de um político antiético à presidência dos Estados Unidos, líderes podem aprender lições valiosas de negociação. Frank Underwood (Kevin Spacey), protagonista da série, possui habilidades de relacionamento e networking e busca apoio em pessoas mais fortes do que ele. Além de apresentar a importância do pensamento estratégico e da força de decisão.

3. “Breaking Bad”

Uma série sobre tráfico pode contribuir com a capacidade de liderança? Sim! O protagonista pode dar ensinamentos sobre a importância de criar um produto com demanda, de organizar uma cadeia de produção e distribuição e de saber lidar com adversidades inesperadas. A motivação também é uma marca do seriado, afinal, o protagonista se automotiva e consegue engajar sua equipe. Também apresenta a busca pelas parcerias mais fortes para seu negócio.

4. “How to Get Away with Murder”

Nessa série você pode acompanhar a trajetória de Annalise Keating, uma advogada e professora que é excelente líder e consegue extrair o máximo de sua equipe, embora seja muito dura. Aqui é possível se inspirar em como ela vê a capacidade dos liderados, a forma com que lida com os problemas e como gerencia a delegação de tarefas.

5. “Grey’s Anatomy”

Uma série que mostra a rotina de um hospital também pode ser inspiradora. Aqui, Miranda Bailey (Chandra Wilson) uma das personagens principais, começou como médica residente e, por mostrar sua capacidade de liderança, tornou-se chefe da área de cirurgia. A série mostra a importância de saber delegar as tarefas para as pessoas certas. Afinal, Miranda identifica o perfil de sua equipe e designa as tarefas de acordo com o ponto forte de cada um e assim consegue manter a eficiência da equipe.

Com informações de Forbes e Exame

 Quer saber mais sobre como desenvolver líderes? Confira nosso post “7 artigos incríveis para aumentar seus conhecimentos sobre liderança”!

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.