Comunicação interna: 4 razões para investir nessa prática

Cuidar da troca de informações entre empresa e colaborador pode ser a chave para conseguir melhorar os resultados do negócio

Gerente explicando ação para equipe na comunicação interna

Como é gerenciado o clima organizacional da sua empresa? A forma com que as informações chegam e circulam entre seus colaboradores pode influenciar na visão que eles possuem sobre a companhia e afetar a produtividade das equipes. Nesse sentido, a comunicação interna tem um importante papel dentro das organizações: alinhar objetivos e fazer com que todos caminhem juntos em busca dos melhores resultados.

Mas é possível melhorar a experiência do funcionário com a empresa? Claro! Fazer com que ele esteja alinhado ao que acontece na companhia e se sinta valorizado pode ser a melhor forma. Por isso, é importante investir no relacionamento com o colaborador.

De acordo com a pesquisa “Tendências em Comunicação Interna para 2017”, realizada pela Ação Integrada e Social Base, com mais de 200 organizações brasileiras, engajar as lideranças nas ações de comunicação interna é o principal desafio para esse ano. O estudo apontou ainda que 31% das empresas de grande porte planejam investir mais de R$100 mil nessa área no ano. Já 27% das de médio porte pretendem investir até R$25 mil.

Para mostrar como a comunicação interna bem estruturada pode influenciar na gestão de pessoas e nos resultados dos negócios, listamos 4 benefícios para você. Confira!

1. Alinhamento dos colaboradores

Apresentar e reforçar constantemente os objetivos principais da empresa é essencial para qualquer organização e premissa básica da comunicação interna. Isso irá manter os colaboradores sempre focados em uma mesma direção e alinhados aos objetivos estratégicos da empresa.

2. Valorização e aumento de produtividade

Através da comunicação interna, é possível fazer com que o colaborador enxergue como seus esforços individuais contribuem para alcançar os resultados do negócio. E, assim, conscientizá-lo sobre a relevância de seu papel dentro da empresa, o que pode aumentar seu engajamento e produtividade.

3. Fortalecimento da cultura organizacional

Uma empresa que usa a comunicação interna de forma estratégica consegue difundir seus valores e fazer com que os colaboradores trabalhem em sintonia com o que a empresa é e acredita.

4. Promove a integração

Inevitavelmente, é comum a formação de grupos dentro das organizações. O problema é quando esses grupos se fecham e não colaboram com as outras equipes. Com a comunicação interna bem estruturada, é possível promover ações de integração, incentivando a cultura do compartilhamento de conhecimento.

Como estruturar a comunicação interna dentro da empresa

Para estruturar a comunicação interna, é importante ter como base os valores e os objetivos estratégicos da empresa, onde ela quer chegar e como a relação com os colaboradores pode contribuir nesses resultados. Deve-se criar uma cultura baseada no diálogo, na troca de ideias, impressões e sentimentos com os colaboradores para conseguir a melhoria do clima organizacional.

Para que a comunicação seja efetiva, é importante considerar pontos em comum entre os colaboradores e verificar a melhor maneira de chegar até eles. Qual canal é mais viável? Que linguagem utilizar? Como eles estão recebendo essa informação? A forma de se expressar, a escolha das palavras, o “tom” e o meio utilizado na comunicação são alguns dos recursos que devem ser considerados, uma vez que influenciam na forma como o funcionário interpretará a mensagem recebida.

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Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

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