Compartilhe

eSocial Simplificado: ambiente de produção restrita disponível

Avalie o artigo

Em 11 de novembro de 2020, a versão final do eSocial Simplificado foi publicada pelo governo federal. Prevista na Lei nº 13.874/19, a nova versão entrará em operação a partir de 10 de maio deste ano, com isso, as empresas terão mais tempo para se adaptarem às mudanças. 

Agora, desde de 3 de março de 2021, é possível  utilizar o ambiente de produção restrita para enviar eventos e fazer testes, antes da início oficial do eSocial Simplificado.

O governo indica no Portal do eSocial que o ambiente permite o envio de todos os eventos, além de permitir testes de convivência de versões.

A busca pela simplificação

A reformulação do sistema contou com a participação de várias empresas e representantes de categorias profissionais. Isso resultou, segundo o governo, em uma redução de mais de 30% no número de campos dos leiautes do eSocial, incluindo a exclusão de 12 eventos.

Contudo, a maior parte das alterações são por conta da redução de regras do sistema. Com essa alteração, o envio e validação de eventos deve ficar mais fácil e menos engessado. 

De forma geral, todas as mudanças realizadas até hoje buscaram simplificar a maneira como são realizados os envios obrigatórios, que são complexos e possuem um grande volume de informações. 

O que muda com o eSocial Simplificado?

O anúncio do projeto foi feito em 23 de outubro de 2020, durante o evento de lançamento do programa Descomplica Trabalhista, responsável por revogar pelo menos 48 portarias da área. 

À época, publicamos uma matéria no Blog Huma falando sobre o assunto e esclarecendo alguns pontos, como as mudanças ocasionadas pela simplificação do eSocial e sobre o novo calendário de obrigatoriedades.  

Dentre as principais alterações no novo sistema divulgadas pelo governo federal, está a utilização do CPF como identificação do trabalhador, dispensando outros números cadastrais, e a alteração das regras de fechamento da folha de pagamento. 

Na matéria, Sáttila Silva, Gerente de Planejamento da LG lugar de gente, comentou que o programa busca a modernização de processos.

“O programa tem por finalidade realizar um ‘pente fino’ nas portarias do extinto Ministério do Trabalho, extinguindo aquelas já consideradas obsoletas, modernizando as que ainda fazem sentido e simplificando a prestação de informações ao governo por meio do eSocial”, aponta.

Como o RH pode se preparar para a mudança?

Em sua entrevista ao Blog Huma, José Maia, Gestor do eSocial e representante da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia no Projeto, falou que para passar por esse momento de mudanças no eSocial com mais tranquilidade, o mais importante é as pessoas compreenderem como de fato funciona o novo modelo de prestação de informação ao governo.

Para ele, 2020 foi um ano muito desafiador, não só para o projeto, mas para todos. “Espero que consigamos também superá-lo e que 2021 seja o ano de conclusão da implantação do eSocial para a totalidade das empresas”, ressalta o gestor.

Benefícios da atualização

Sáttila explica que essa nova versão traz mais flexibilidade quanto às regras e a diminuição das informações que devem ser prestadas. “Para as empresas que já estavam no eSocial as mudanças estão relacionadas a atualizações sistêmicas, e à flexibilização de processos já estabelecidos por conta das exigências anteriores”, aponta.  

Segundo a especialista, as empresas que passarão a ter o envio obrigatório poderão definir seus processos já pensando em uma forma mais simplificada do que era feito até então. 

Na publicação do governo, também foi informada a entrada em produção de leiautes relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho (SST), que abrangem todas as empresas e trarão o setor de saúde ocupacional ao contexto do eSocial. Dessa forma, a área passará pelas mesmas etapas de capacitação, revisão de processo e automatização já executadas pela Gestão de Pessoal. 

De acordo com a Gerente de Planejamento, a LG lugar de gente está na fase de avaliação dos impactos em suas aplicações, tanto para atender a simplificação das regras, eliminação de eventos exigidos e a inclusão de novos grupos de empresas. E assim, “fazer o planejamento de atualização das soluções da Suíte Gen.te de acordo com o cronograma estabelecido pelo governo”, afirma. 

A especialista ressalta que, assim como em situações anteriores, quando ocorrer o planejamento das entregas, será estabelecido um plano de comunicação para informar datas e fazer a capacitação sobre as alterações.

Matéria publicada em 17/11/2020 e atualizada em 08/03/2021.


Precisa de uma solução de RH completa, que atenda às exigências do eSocial e com níveis de segurança validadas por instituições internacionais? Clique aqui e veja como a LG lugar de gente pode apoiar sua empresa a evitar multas.

Avalie o artigo
Foto de Flaviane Paiva

Flaviane Paiva

Gerente de Marketing da LG lugar de gente, jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência acompanhando as transformações da tecnologia aplicada à gestão do capital humano. Ao longo dessa trajetória, tenho liderado times, enfrentado desafios diversos e me aprofundado em temas de liderança, o que me levou a concluir um MBA em Liderança Estratégica.

Conteúdos relacionados

newsletter

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.