Qual a visão dos CEOs sobre o papel do RH? Veja aqui!

LG lugar de gente estimula debate sobre o que a alta direção espera da gestão de pessoas

papel do RH

Como o RH pode ajudar as empresas a alcançar seus objetivos estratégicos? Que habilidades o profissional dessa área precisa ter? Entender as mudanças da transformação digital é importante? Para promover a discussão sobre o papel do RH frente aos novos desafios e verificar o que os CEOs esperam da área de gestão de pessoas, a LG lugar de gente patrocinou dois grandes eventos no último mês. O HR Summit 2017, que aconteceu de 24 a 26 de outubro, em São Paulo (SP). E o Fórum de Gestão de Pessoas, promovido pela Câmara Americana de Comércio Brasil Estados Unidos (AMCHAM), no dia 26/10, também na capital paulista.

RH dos sonhos

Atuação estratégica, consultiva e questionadora para acompanhar o progresso da empresa e promover o fortalecimento da marca empregadora: é essa a postura desejada para o RH, segundo os CEOs participantes do painel de debates ocorrido durante o HR Summit. De acordo com o mediador do painel, Felipe Azevedo, Vice-presidente e Diretor de HCM da LG lugar de gente, o perfil ideal dos gestores de recursos humanos, segundo os presidentes, é: “Um profissional resiliente, humanizado e com foco em resultados. Não é aquele que faz tudo que o CEO pede, mas sim o que argumenta e mostra os caminhos para que a gestão de pessoas alcance resultados efetivos para o negócio”, relata.

papel do RH
Felipe Azevedo, Vice-presidente da LG lugar de gente, conduzindo o painel “Qual o RH dos sonhos para a alta direção?”, no HR Summit 2017

O painel “Qual o RH dos sonhos para a alta direção?” teve a participação de Tarsia Gonzalez, Presidente do Conselho de Administração da Transpes; Ana Elisa Siqueira, CEO do Grupo Santa Celina; e Rogério Baldauf, CEO da Schmersal. Na ocasião, a utilização de tecnologia para gestão de pessoas também foi discutida, como relata o mediador, Felipe Azevedo: “Estamos vivendo uma nova onda, a de gestão integrada de talentos e analytics. As soluções permitem que o RH apresente fatos e dados aos CEOs para uma melhor decisão sobre o capital humano e consiga mensurar seus resultados”.

O HR Summit 2017 abordou a como a cultura digital, inovadora e analítica tem afetado as empresas e qual o papel do RH nesse cenário. O evento contou a presença de nomes relevantes da área, como Fernando Rodrigueiro, Diretor de RH da Unilever; Valéria Porto, Diretora de Recursos Humanos da PayPal; Patrícia Nicieza, Diretora de RH da Avianca Brasil; Marly Vidal, Diretora Executiva de RH do Laboratório Sabin; Majo Campos, VP de RH da Atento; e Maria Cristina Sampaulo, VP de HCM da Goldman Sachs.

Futuro do mercado de trabalho

Já o Fórum de Gestão de Pessoas, realizado no dia 26/10 pela Amcham-SP, falou sobre como a transformação digital tem afetado a atração, o desenvolvimento e a retenção de talentos. O evento contou com a presença de 174 participantes e com as palestras de Christiane Berlinck, Diretora de RH da IBM Brasil; Márcia Almstrom, Diretora de RH da ManpowerGroup; e Jaakko Tammela, Diretor de Design da Fjord.

Durante sua apresentação, a Diretora de RH da IBM Brasil falou sobre a nova parceria entre humanos e máquinas. Segundo Christiane, a transformação digital vai mudar as empresas e o RH. “Novos papéis serão criados e alguns adaptados, alterando o quadro de talentos da empresa. A parceria entre funcionários e sistemas cognitivos vai aumentar a expertise e a inteligência das companhias como um todo e o profissional de recursos humanos deverá incorporar a capacidade analítica cognitiva para conseguir atender as demandas”, afirma.

Jaakko Tammela, Diretor de Design da Fjord, falou sobre employee experience. “O propósito do design é descobrir como atender as necessidades das pessoas. Para isso, é preciso descobrir o que é relevante para elas e entregar algo de valor, que mude a vida delas”, comenta.

E você, já parou para pensar sobre o papel do RH na sua empresa? Ele tem acompanhado as mudanças exigidas diante do cenário atual? Para saber mais sobre o tema assista ao webinar “A revolução na Gestão do Capital Humano” e veja como potencializar os resultados do seu negócio através da gestão de pessoas. Clique aqui e confira!

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.