Compartilhe

Os maiores desafios do recrutamento segundo o Índice de Confiança da Robert Half

Avalie o artigo
Segundo pesquisa, a remuneração deixou de ser um fator que dificulta o processo de contratação de profissionais, outros fatores são mais relevantes

A busca por profissionais que completem o time e alavanque os resultados da organização, vem carregada de desafios para a área de RH. Para avaliar os principais desafios do recrutamento, a visão dos recrutadores, dos profissionais empregados e dos desempregados, a Robert Half, realiza o estudo “Índice de Confiança” que revela as perspectivas de contratação e expectativas atuais do mercado de trabalho e para os próximos seis meses.

O resultado do último levantamento, realizado em 2019, apresenta que o mercado de trabalho de profissionais qualificados ficou mais pessimista no cenário atual e diminuiu sua confiança com relação ao futuro. Em comparação com os anos anteriores, a situação corrente piorou para todas as categorias. Segundo o estudo, esse é um reflexo da mudança das previsões de atividade econômica em 2019.

Quando olhamos para o RH, encontrar colaboradores preparados está entre os maiores desafios do recrutamento. A pesquisa, feita com mais de mil profissionais da área, também demonstra que a remuneração não está entre os principais obstáculos para atrair talentos.

Os maiores desafios do recrutamento segundo o Índice de Confiança da Robert Half

Vanessa Aguiar, Gerente de Recrutamento da Robert Half, comenta os resultados do estudo e destaca os três maiores desafios do recrutamento e seleção. Confira quais são eles:

1. Encontrar profissionais qualificados

De acordo com a pesquisa, 46% dos participantes revelaram ter problemas para encontrar profissionais qualificados. Vanessa explica que o primeiro passo para a empregabilidade é ter ensino superior. No entanto, quando o objetivo é crescimento profissional e avanço salarial, a qualificação não pode parar por aí: ela deve ser uma busca constante.

“O momento pede por profissionais que se mantenham atualizados quanto às tendências tecnológicas e os benefícios que elas podem agregar para o negócio. É essencial, também, assumir um perfil consultivo dentro da área e da empresa e, claro, não descuidar das habilidades comportamentais”, sugere a gestora.

Para identificar esses candidatos, Vanessa aconselha duas ações principais aos recrutadores: atuar durante o processo seletivo com ferramentas tecnológicas voltadas a uma primeira pesquisa técnica do perfil e buscar referências profissionais com os gestores anteriores.

2. Encontrar alguém que se encaixe na cultura e no clima da empresa

Com 31% das respostas, o segundo maior desafio apontado na pesquisa está relacionado à dificuldade de encontrar profissionais que tenham alta afinidade com os valores da empresa. Essa identificação com a cultura e com o clima da organização agiliza a adaptação do funcionário e, quando não ocorre, pode atuar na desmotivação de toda a equipe.

Para superar esse obstáculo, Vanessa Aguiar recomenda que a empresa reforce uma cultura baseada em valores que priorizam a felicidade e o bem-estar dos colaboradores. “Funcionários felizes demonstram ser mais comprometidos, leais, criativos e produtivos do que aqueles que estão menos satisfeitos, ajudando a empresa a permanecer competitiva, impactando diretamente nos seus resultados”, argumenta.

3. Criar pacotes de benefícios atrativos

Hoje os colaboradores estão em busca de pacotes mais interessantes de benefícios. Não por acaso, 8% dos recrutadores apontaram esse como um dos principais desafios. Vanessa considera que a solução para essa questão pode estar dentro da organização. “O ideal é que a empresa pesquise, principalmente com os profissionais atuais, quais são os benefícios mais atrativos. Desse modo, a companhia poderá reunir as sugestões e propor melhorias condizentes com as expectativas dos colaboradores”, finaliza.

Considerando o resultado do estudo, Vanessa reforça que o desafio mora nas duas pontas do processo. Por um lado, o candidato deve focar na aprendizagem contínua e manter-se atento às novidades da área. Por outro, o profissional de RH deve buscar mecanismos para reconhecer os candidatos que estão realmente alinhados ao perfil da empresa, além de estar preparado para oferecer o que, de fato, irá atrair os que têm melhor desempenho.


Ainda com dúvidas de como otimizar esse processo na sua empresa? Conheça a solução Gen.te Atrai – Recrutamento e Seleção da LG lugar de gente. Com ela, você encontra o candidato certo sem deixar de atender as exigências legais, as regras e os controles da organização. Clique aqui e veja como ela pode tornar o processo mais ágil, assertivo e dentro das exigências legais.

Avalie o artigo
Foto de Flaviane Paiva

Flaviane Paiva

Gerente de Marketing da LG lugar de gente, jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência acompanhando as transformações da tecnologia aplicada à gestão do capital humano. Ao longo dessa trajetória, tenho liderado times, enfrentado desafios diversos e me aprofundado em temas de liderança, o que me levou a concluir um MBA em Liderança Estratégica.

Conteúdos relacionados

newsletter

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.