Folha de pagamento nuvem: otimizando a gestão de pessoas

Veja como a solução pode ajudar sua empresa neste momento

Como está a entrega das obrigações trabalhistas da sua companhia? A covid-19 tem transformado o formato de trabalho em empresas de todos os tamanhos e segmentos. Atualmente, além de fazer a gestão de pessoas, o RH precisa ficar atendo às constantes mudanças na legislação. Nesse momento, contar com o apoio da tecnologia, como a folha de pagamento nuvem, pode contribuir com a otimização do processo.

Segundo o estudo “Pesquisa Covid-19 – Impactos nos negócios e nos benefícios, Brasil”, realizado entre maio e junho de 2020, pela Willis Towers Watson, com 196 empresas brasileiras que contabilizam cerca de 724 mil empregados, as organizações aderiram massivamente a redução de carga horária e salários.

O levantamento apontou que, dentre as medidas adotadas pelas organizações, 55% dos respondentes afirmaram que congelaram as contratações, 20% adotaram a suspensão do contrato de trabalho e 15% concederam licenças aos seus colaboradores.

De acordo com Marcello Porto, Vice-Presidente da LG lugar de gente, nesse cenário a gestão de pessoas se deparou com muitas dúvidas, como:

  • Como as mudanças vão refletir na folha de pagamento?
  • De que forma os cálculos serão feitos?
  • Como ter a agilidade necessária para usufruir dos benefícios?
  • Como evitar erros e multas?

No entanto, para ele, companhias que possuem parceiros de RH que se atualizam constantemente se adaptaram às mudanças sem muitos contratempos. “Acredito que as empresas que contavam com o apoio da tecnologia e com uma folha de pagamento nuvem, de um fornecedor que se adequa à legislação trabalhista brasileira, conseguiram se organizar melhor neste momento”, afirma.

Nuvem no RH

A adoção de tecnologia em nuvem no RH não é uma novidade. Mas a pandemia tem acelerado esse processo. Foi o que revelou o estudo Cloud 2025, da Logic Monitor. A pesquisa constatou que 87% dos executivos de TI entrevistados afirmam que suas organizações terão que antecipar seus planos de adotar sistemas em cloud no cenário atual.

Marcello ressalta que são muitos os benefícios que a nuvem pode oferecer ao RH, quando se tem um fornecedor especialista. Ele lista seis deles:

1. Escalabilidade

Com a soluções em nuvem, as empresas podem esquecer as preocupações com infraestrutura de TI ou com o dimensionamento de possíveis ampliações e reduções na demanda dos recursos. “A responsabilidade de hospedagem é do fornecedor, tornando o processo mais simples”, ressalta o diretor.

2. Disponibilidade

Ele destaca que os aplicativos em nuvem são acessados via internet, a qualquer hora, de qualquer lugar e a partir de múltiplos aparelhos. “Isso pode facilitar o trabalho do RH, principalmente das empresas que adotaram o home office durante a pandemia e daquelas que viram os benefícios e pretender adotar modelos mistos de trabalho remoto. Afinal, não será necessário estar no escritório para fazer os ajustes na folha de pagamento ou em outros subsistemas de gestão de pessoas”, garante.

3. Praticidade na atualização e instalação

Outro benefício, segundo Marcello, está associado à praticidade que as soluções em nuvem proporcionam. “Os custos referentes a atualizações desaparecem e são assumidos pelo fornecedor, que também se encarrega de atualizar eventuais customizações e outros códigos necessários ao funcionamento de seus aplicativos”, destaca.

4. Atualizações constantes

O diretor lembra que um dos pontos positivos da nuvem é que as atualizações são feitas sem interrupções prolongadas de uso. “Os clientes se beneficiam ao usar sempre a versão mais recente dos aplicativos”, afirma.

5. Segurança

Essa é uma das principais preocupações quando falamos de soluções nuvem. Marcello reforça que a indústria de TI desenvolveu técnicas avançadas de controle de acesso e de verificação de identidade de usuários, como uso de senhas exclusivas e criptografadas, que devem obedecer a uma série de requisitos; configuração de permissão de funcionalidades, ações e visibilidade por usuário; criptografia de dados; dentre outras. “Reforçando o compromisso com os clientes, a LG lugar de gente também conta com a ISO 27001, padrão internacional de segurança da informação”, destaca ele.

6. Redução dos esforços de TI

De acordo com o Vice-Presidente, como as atividades de manutenção e atualizações de sistemas e banco de dados são de responsabilidade do fornecedor, sua equipe de TI ganha tempo para se dedicar a outras tarefas mais relevantes ao negócio.

Benefícios de contar com a folha de pagamento nuvem

Afinal, qual os benefícios de ter uma solução de folha de pagamento nuvem durante a pandemia? Marcello reforça que a tecnologia, quando é de um parceiro de confiança, permite que as empresas consigam enfrentar os desafios com um pouco mais de tranquilidade quando o assunto é adequação à legislação trabalhista.

“Na LG, fizemos os ajustes no sistema em tempo hábil e os RHs dos nossos clientes simplesmente usam. Não por acaso, a solução Gen.te Recebe – Folha de Pagamento já foi premiada oito vezes como Top of Mind de RH na categoria sistemas de folha de pagamento”, afirma ele.

O que leva a solução a estar na lembrança do mercado de RH? Marcello pontua os benefícios oferecidos pelo Gen.te Recebe – Folha de Pagamento:

  • Segurança nos cálculos;
  • Investimento constante na atualização do produto em relação às mudanças da legislação;
  • Flexibilidade para criação de cálculos e regras, se adaptando facilmente aos diversos cenários das empresas;
  • Confiabilidade das informações;
  • Economia de tempo, devido ao rápido processamento dos dados;
  • Alto desempenho no processamento de rotinas em empresas de grande número de funcionários.

Quer detalhes de como a folha de pagamento nuvem pode ajudar sua empresa? Conheça a solução “Gen.te Recebe – Folha de Pagamento da LG lugar de gente. Clique aqui e confira depoimentos de quem usa, os reconhecimentos de mercado e descubra na prática como ela pode contribuir com o seu RH.

Matéria publicada em 08/09/2020 e atualizada em 28/12/2021.

Rômulo Santos

Rômulo Santos

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.