Compartilhe

Qual o papel do RH na formação de lideranças?

Confira os principais desafios do RH para formar líderes que promovam o desenvolvimento contínuo das equipes

Você investe na formação de lideranças da sua empresa? Preparar gestores para orientar suas equipes, potencializando os talentos e desenvolvendo os gaps em busca dos melhores resultados, é um dos desafios do RH. Quais habilidades devem ser trabalhadas? De acordo com o estudo “The Most Important Leadership Competencies, According to Leaders Around the World”, realizado em 2016 pela Harvard Business Review, com 195 executivos de 30 organizações globais, entre as competências para líderes, que tornam possíveis a construção de uma base sólida para aumentar a produtividade dos departamentos, estão: demonstrar abertura para novas ideias, promover o aprendizado organizacional e a sensação de pertencimento.

Clique aqui e confira as 5 principais competências para liderança, apontadas pelo estudo.

Afinal, qual o papel da área de recursos humanos na formação de lideranças? Para Delane Giannetti, Superintendente de RH da Liberty Seguros: “O RH deve promover um ambiente orientado ao fortalecimento dos líderes e ao desenvolvimento contínuo das pessoas. Assim, é possível assegurar atração e engajamento de talentos e colaborar com o crescimento sustentável do negócio”, afirma.

formação de lideranças

Segundo Delane, a utilização de soluções de tecnologia para a gestão de pessoas pode contribuir para que o RH consiga agir estrategicamente e invista na formação de lideranças, à medida que otimiza os processos. “A tecnologia permite a descentralização de algumas atividades que hoje são feitas por profissionais de recursos humanos, transferindo-as para os líderes e até mesmo para os próprios colaboradores”, afirma.

Delane aponta ainda os principais desafios da área de gestão de pessoas. “O RH deve preparar bem os gestores; ajudar a construir uma cultura de colaboração – na qual os líderes participam ativamente de todos os processos de suas equipes; criar um ambiente de gestão através da análise de informações e dados (big data); ajudar a organização a promover seu propósito para que tenha significado para os colaboradores e desenvolver os funcionários usando as novas tecnologias: aplicativo de recrutamento digital, plataforma de treinamentos on-line acessados por mobile, uso de games para treinamento ou recrutamento etc.”.

A Superintendente acredita que na formação de lideranças o RH deve preparar os gestores para serem inspiradores e aconselha: “O líder deve demonstrar que vive o propósito da companhia, engajando pessoas a buscarem pelos objetivos estratégicos da empresa e influenciando-as positivamente a se desenvolverem e aplicarem suas potencialidades de forma máxima. Assim, é possível alcançar resultados surpreendentes para a equipe e para a empresa como um todo”, finaliza Delane.

Quer saber mais sobre o tema? Clique aqui e confira 7 artigos incríveis para aumentar seus conhecimentos sobre liderança!

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.