Lições de carreira: 5 dicas para criar uma trajetória de sucesso

Diretor de Tecnologia da LG lugar de gente, Weslei Fernandes, comenta as atitudes que resultaram em mais de duas décadas de carreira na LG

O que leva um profissional a ficar mais de 25 anos na mesma empresa? Em tempos de rotatividade e falta de engajamento, principalmente entre membros da geração millenials, o Diretor de Diretor de Tecnologia da LG lugar de gente, Weslei Fernandes, deixa suas lições de carreira e conta os motivos que o levaram a ficar na organização.

lições de carreira
Weslei Fernandes, Diretor de Tecnologia da LG lugar de gente

No período em que está na empresa, Weslei presenciou diversos momentos de grande relevância para a LG lugar de gente. “Vi a companhia mudar de negócio, crescer exponencialmente e expandir sua equipe para cerca de 500 funcionários, receber novos investidores, comprar e investir em outras companhias e conquistar grandes clientes. Também cresci junto: passei pelas funções de programador, supervisor, gerente, até chegar à atual posição”, destaca ele.

Para o diretor, algumas atitudes são essenciais para se manter na empresa e, claro, em constante desenvolvimento. Confira quais são:

1 – Não fuja dos desafios

Para ele, enfrentar crises e dificuldades faz parte da carreira. “O desafio de amanhã será maior que o de hoje. Mas são eles que nos fazem crescer e nos inspiram a seguir em frente. Quando olho para trás, percebo que vencemos muito mais do que perdemos e isso me motiva a continuar”, ressalta Weslei.

2 – Seja perseverante

Segundo Weslei, uma das chaves para crescer no meio corporativo é ser persistente e entregar o seu potencial máximo. “Um dos motivos dessa parceria ser tão longa é que sempre busquei fazer tudo da melhor forma possível, atender as expectativas e amadurecer com cada aprendizado. Não desistir no meio do caminho é fundamental para uma carreira bem-sucedida”, comenta.

3 – Dê o seu melhor

Por falar nisso, Weslei reforça que as pessoas não devem se preocupar com o cargo, porque o crescimento virá de acordo com o desenvolvimento. “Nunca me preocupei com a posição que ocupava, pois é algo que não podemos controlar. Contudo, as oportunidades aparecem o tempo todo e o que eu fiz foi me preparar para elas. Quando você realmente se destaca no seu trabalho, de uma forma ou de outra, você receberá o reconhecimento. Por isso, é importante dar o melhor de si, superar o que é esperado de você e ter humildade para melhorar sempre”, completa ele.

4 – Valorize seus mentores

Weslei destaca a importância de buscar boas referências e seguir os conselhos dessas pessoas. “Durante esses 25 anos, eu tive três importantes mentores na LG lugar de gente: Daniela Mendonça, Presidente, Eduardo Virgílio, membro do Conselho Administrativo, e Gustavo Teixeira, Presidente do Conselho Administrativo. Com eles, aprendi lições valiosas, como ter foco na satisfação do cliente, aprimorar as competências técnicas e especializar em outras áreas de negócio. Ter essa oportunidade trouxe equilíbrio à minha carreira e me fez compreender que ninguém faz nada sozinho”, lembra.

5 – Trabalhe em equipe

Para fechar, o diretor deixa alguns aprendizados que adquiriu como líder.Houve uma época em que me preocupava apenas com os resultados da minha equipe e dava menos importância às demais áreas. Acredito que seja um pensamento muito comum no meio corporativo. Mas é importante evoluir essa mentalidade e entender que de nada adianta um grupo específico se desenvolver e os outros não. Por isso, precisamos sempre pensar nos resultados da empresa”, reforça Weslei.

Chegar a essas lições de carreira e aprendizados faz parte de uma evolução pessoal constante. Como bem destaca o diretor de tecnologia da LG: “é preciso investir em treinamento, na convivência com pessoas mais experientes e no seu crescimento”.

Quer ler mais sobre desenvolvimento de carreira? Não deixe de ler o ebook “O que pensam os grandes líderes de RH do Brasil”. Clique aqui para baixar gratuitamente!

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.