Aprendendo lições de gestão e liderança com “La Casa de Papel”

Segundo André Brandão, Trainer da Crescimentum, a série deixa ensinamentos para líderes que querem ser bem-sucedidos

Quem atua como responsável por uma equipe deve estar preparado para extrair todo o potencial que ela pode oferecer, não é mesmo?!. De acordo com o levantamento global “The Impact of Employee Engagement on Performance”, realizado pela Harvard Business Review Analytic Services em 2017, ter uma forte liderança executiva está entre os fatores que os líderes de negócios consideram fundamentais para o sucesso de uma organização.

E como aprender mais sobre o tema? Existem diversas formas. Livros, revistas, cursos, eventos e séries. Isso mesmo, muitas séries podem ensinar sobre gestão e liderança. Hoje, vamos aproveitar o sucesso de “La Casa de Papel”. Pode parecer estranho, mas um roteiro que retrata o planejamento e roubo à Casa da Moeda da Espanha tem valiosas lições para líderes.

lições de gestão e liderança com La Casa de Papel

Para falar sobre o assunto, conversamos com André Brandão, Trainer da Crescimentum. Confira as 5 lições de gestão e liderança que ele pontuou.

1- Trabalhe com propósito

Segundo André, em “La Casa de Papel” todos tinham o objetivo de ficarem ricos. Contudo, a medida que as histórias dos personagens são apresentadas, é possível entender o propósito que realmente move os assaltantes.

“O mentor da ação, conhecido no seriado como Professor, não tinha a intenção apenas de assaltar a Casa da Moeda. Suas motivações eram muito mais nobres e, com isso, conseguiu inspirar oito pessoas com diferentes habilidades a participarem desse plano”, afirma André.

2- A importância do planejamento

Um bom líder planeja a execução das estratégias nos mínimos detalhes. Para André, na série isso pode ser observado durante o processo do plano de assalto, em que o Professor pensa em todas as variáveis que suas ações podem causar.

Outra importante lição nesse aspecto é que o líder conseguiu orientar toda sua equipe. “Foram meses de estudos e treinamentos. Cada participante sabia exatamente o que fazer e o que não fazer. Além de existirem vários planos alternativos, conforme novas situações fossem acontecendo”, ressalta o especialista.

3- Tenha objetivos claros

De acordo com André, um bom líder possui uma visão clara de onde quer chegar e os benefícios que todos da sua equipe terão se alcançarem aquele objetivo. Durante os capítulos do seriado, o Professor traça a meta de ser o assalto mais audacioso da história da Espanha, sem deixar de lado como isso irá favorecer cada participante do assalto.

4- Apoie sua equipe

Em La Casa de Papel, o Professor está sempre atento às necessidades dos seus companheiros de assalto, estando “on-line” e auxiliando por meio de ligações. André ressalta que acompanhar a equipe e correr riscos para ajudá-la a atingir as metas também é característica de um bom líder.

5- Invista na diversidade

A diversidade de equipe também é um ponto importante do seriado. Para executar seu plano com “perfeição”, o Professor precisava recrutar pessoas com capacidades específicas. Os integrantes foram escolhidos por suas competências em alguma função ou facilidade com o uso de alguma ferramenta, de modo a complementar o grupo como um todo. “Cada um tinha habilidades específicas e diferentes perfis, alocados perfeitamente para cada tarefa”, destaca André.

Quer aprender mais sobre gestão e liderança? Confira o ebook “O que pensam os grandes líderes de RH do Brasil”. Clique aqui e faça o download gratuito.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.