Liderança inovadora: como gerar engajamento e propósito?

João Paulo Pacífico, CEO do Grupo Gaia, explica como a empresa vem conquistando seu espaço no mercado e no coração dos colaboradores

Para dar uma prévia de como será o 43º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH), entrevistamos alguns dos principais palestrantes desta edição. O evento, que é o maior da América Latina na área de RH, terá várias palestras simultâneas sobre os temas mais discutidos atualmente: atração, retenção e engajamento, inovação em gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento, qualidade de vida, liderança e sustentabilidade.

Nosso primeiro bate-papo é com o CEO do Grupo Gaia, João Paulo Pacifico, que estará no CONARH falando sobre “liderança inovadora”. O termo não é novidade, mas está ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Principalmente porque as empresas estão estudando maneiras de fomentar a inovação e o pensamento de futuro, de engajar funcionários da geração milênio e motivar as equipes através de novas ideias.

De acordo com o estudo “The Innovator’s DNA”, realizado pela Universidade de Harvard durante seis anos, a presença de um líder criativo pode aumentar consideravelmente a capacidade inovadora de uma companhia.

Pensando nisso, o Grupo Gaia vem aplicando esse conceito por meio de alguns princípios da Psicologia Positiva, como explica João Paulo Pacifico. “Nossa missão é desenvolver empresas saudáveis, felizes e com propósito. Temos dez valores que norteiam nossas condutas e que tornaram nosso estilo de liderar diferente.

Qual o papel do RH na disseminação da liderança inovadora?

Para o CEO, o mercado de trabalho está mudando e as necessidades das pessoas também. “Hoje, os colaboradores querem realizar suas atividades com um propósito e não simplesmente trabalhar por trabalhar. Isso demonstra que os funcionários estão preocupados com o que vão deixar de legado. Por isso, a gestão de pessoas deve estar atenta a esse novo perfil de profissional”, ressalta João Paulo.

Ele explica que, na companhia, a gestão de pessoas tem o desafio de manter suas práticas em constante inovação. “Nosso RH, por exemplo, se chama VIP – Valores Integrando Pessoas. A área está sempre buscando alguma novidade e trazendo surpresas que tenham a ver com nossos valores, de maneira a estimular o envolvimento de líderes e colaboradores. Muitas vezes, o gestor está engajado, mas daqui a três meses é necessário realizar algo diferente para manter esse engajamento”, completa ele.

João Paulo Pacifico tem um convite para você!

Claramente está havendo uma mudança no perfil do trabalhador. No CONARH, vamos ter a oportunidade de falar mais sobre essas novas tendências. Por exemplo, como um grupo com pouco mais de 60 colaboradores como o nosso, pode ter mais de 10 mil candidatos para uma única vaga? Vamos contar mais sobre esse case de sucesso e também falar sobre o desenvolvimento de lideranças e equipes com propósito. Não fique de fora!

Aproveite também para visitar o estande da LG lugar de gente no CONARH 2017!

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.