4 mitos sobre inovação que todo RH deve saber

Luis Rasquilha, CEO na Inova Consulting, fala como implantar uma cultura de inovação

Sua empresa está preparada para as mudanças na área de gestão de pessoas? De acordo com o estudo “10 Tendências de Capital Humano para 2017”, realizado pela Deloitte, uma nova forma de desenvolver a força de trabalho está surgindo. Além de gerenciar os colaboradores da empresa, será necessário incluir a gestão de profissionais freelancers e terceirizados nos planejamentos do RH. A mudança vai além. Tecnologias como a robótica e a inteligência artificial, que potencializam a produtividade das equipes, também serão indispensáveis. Com base no levantamento fica clara a necessidade de inovação dentro das companhias, principalmente por parte da gestão de pessoas.

Por onde começar? Entendendo como o RH pode contribuir para a inovação dentro das empresas! Existem alguns mitos em relação ao tema, muitos gestores acreditam que apenas líderes podem inovar, que inovação se baseia apenas em grandes e brilhantes ideias ou que só acontece se houver grandes investimentos em tecnologia.

Para esclarecer esses mitos e demais dúvidas em relação à inovação, o blog Huma realizou uma entrevista exclusiva com Luis Rasquilha, CEO na Inova Consulting. Confira!

# Mito 1: Inovação pressupõe grandes lançamentos

Luis Rasquilha: Sempre houve mitos em relação ao tema inovação. Um deles é que ela está ligada apenas a tecnologia ou grandes lançamentos de produtos.

Se avaliarmos a formação da palavra, veremos que ela significa ideia nova em ação. Sendo assim, ela é muito mais uma cultura do que ferramentas ou processos.

Se as pessoas que fazem parte das empresas não estiverem preparadas para sair da sua zona de conforto, analisar o meio em que estão, observar as mudanças e olhar para o futuro, não será um instrumento ou um funil de inovação que irá resolver os seus problemas.

Então, a inovação se trata muito mais de uma disciplina comportamental do que de ferramenta prática e técnica. Hoje, não é possível sobreviver no mercado sem que o tema esteja na pauta e no DNA da companhia.

# Mito 2: Inovação é fundamentada apenas em grandes ideias

Luis Rasquilha: Acabando com o mito de que inovação é apenas investimento ou ideias relacionadas a novas ferramentas, reforço que trata-se de uma questão comportamental que possui quatro pilares.

O primeiro é a visão de futuro e tendências. Para inovar é preciso ter uma visão macro, buscar entender para onde vai o mundo, que transformações estão acontecendo e adequar suas práticas.

O segundo ponto é sobre as competências. É preciso analisar se temos pessoas preparadas, formadas, treinadas, motivadas, engajadas, provocadas para olhar além do óbvio. Se não tivermos, o que fazer para treinar e prepará-las para isso? É necessário avaliar se o capital humano está preparado e engajado para os novos desafios. Se não estiver, levantar estratégias necessárias para treiná-lo e motivá-lo.

O terceiro pilar está relacionado aos aspectos gerenciais, aqui entra o processo, no qual deve-se garantir que os gestores irão receber as ideias, avaliar e implementar aquelas que forem viáveis.

O último e não menos importante é a agenda. Para inovar não basta apenas fazer um workshop e esperar que na próxima semana todos sejam inovadores. É preciso criar condições, de forma persistente, para que os colaboradores se sintam engajados, motivados e à vontade para sugerir novas ações.

# Mito 3: Inovação não é com o RH

Luis Rasquilha: Esse é outro mito muito comum. Os resultados não se fazem sem pessoas. Para uma empresa conseguir inovar ela precisa da participação de seus colaboradores, sendo assim o RH deve participar do processo de inovação.

A área de gestão de pessoas hoje está em um momento de transformação. É necessário entender como essas novas profissões e profissionais se apresentam ao mundo e, principalmente, como as novas gerações estão questionando as verdades absolutas, as culturas empresariais, os processos e o “sempre foi assim”.

Nesse sentido, o RH tem duas prioridades: saber motivar, reter e desafiar as pessoas e, ao mesmo tempo, criar um ambiente inovador e fazer com que os colaboradores não fiquem na zona de conforto, incentivando para que eles compartilhem suas ideias.

# Mito 4: Inovação depende apenas de novas tecnologias

Luis Rasquilha: A gente vive na quinta onda da inovação que é a tecnológica. O mundo está interligado, as pessoas vivem conectadas nos seus dispositivos — como smartphone e tablet — então a tecnologia é uma excelente ferramenta. É válido reforçar que ela não é o fim, e sim um meio para chegar ao objetivo traçado.

Luis Rasquilha é CEO na Inova Consulting, Inova Business School and RWear. Professor at FIA. Columnist na Rádio CBN.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.