Programa de estágio: caminho ideal para consolidar futuros talentos

Com chegada da Geração Z ao mercado, empresas têm oportunidade de formar profissionais ávidos por crescimento e alinhados aos seus valores.

O ano de 2019 marca a chegada massiva de um novo perfil ao mercado de trabalho: a Geração Z. Completando 18 anos de idade, eles trazem ao ambiente profissional um novo conjunto de valores como, por exemplo, o anseio por crescimento rápido. Na maioria das vezes, a experiência não é proporcional à ambição, de forma que os programas de estágio se mostram como uma oportunidade para formar esses talentos.

Programa de estágio LG lugar de gente

Considerados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como parte desse grupo os nascidos a partir de 2001, esses profissionais já rondam organizações desde 2017 e tendem a ser cada vez mais numerosos no futuro próximo. E mais: de acordo com dados levantados pelo estudo The Ultimate Guide to Generation Z in the Workplace, da InsideOut Development, eles querem liderar.

Depois de ouvir mais de 1.000 membros dessa faixa etária sobre carreira e expectativas relacionadas ao mercado, a pesquisa concluiu que 76% deles acreditam que a primeira promoção não deve levar mais de um ano e que 60% almejam ocupar cargos de gerência.

Com o potencial dessa geração ambiciosa, a abordagem certa de programas de estágio pode ser uma ótima oportunidade para as empresas formarem os talentos dos quais necessitam de acordo com o posicionamento esperado.

Assim, o investimento no preparo desse funcionário aprendiz é uma opção à contratação de um profissional já capacitado por experiências prévias, mas que tenha dificuldade de se adaptar ao modelo da nova organização.

Para o Gerente de RH da LG lugar de gente, Danilo Camapum, ao trabalhar com um profissional recém-chegado ao mercado, o empregador tem a oportunidade de moldá-lo de acordo com seus objetivos. “Para a empresa é a possibilidade de formar o profissional com seu jeito, seu estilo, sua cultura. Quando se busca um profissional que ainda não tem experiência, é possível fazer com que ele cresça e se desenvolva de acordo com a cultura da organização”, explica.

A lei nº 11.788, conhecida como Lei do Estágio, estabelece esse profissional como aluno em ato educativo realizado por organizações empresariais. Diante disso, Danilo ressalta que é através do programa que ele terá a chance de passar por treinamentos e adquirir conhecimentos específicos da área em que atua.

Cultura da empresa no programa de estágio

É o que também acredita o Professor e Coordenador do curso de TI da Universidade Federal de Goiás (UFG), Nivaldo Pereira Júnior. “O principal objetivo do estágio é a aplicação e aprimoramento dos conhecimentos obtidos em sala de aula. No estágio, o aluno tem contato com desafios reais e pode usar o que aprendeu para apoiar a organização no alcance de seus resultados”, pontua.

Esse contato também serve de oportunidade tanto para que trabalhadores mais experientes também compartilhem suas vivências com os jovens, quanto para que vejam como o futuro da força de trabalho encara os desafios do mercado.

Contudo, quando aplicado da forma correta, o projeto tem potencial para ir além da capacitação de um novo profissional para a empresa. “O programa de estágio também impacta enquanto marca empregadora, porque colabora para a formação do indivíduo, bem como para o crescimento dele. A empresa se coloca como uma instituição que contribui para a vida da pessoa e para sua formação. Isso traz um valor muito grande”, frisa Danilo Camapum.

Programa de Estágio da LG lugar de gente

Dedicada a oferecer soluções de tecnologia que auxiliem na gestão e desenvolvimento do capital humano, a LG lugar de gente também oferece sua contribuição para a consolidação de novos talentos através do Programa de Estágio, que está com inscrições abertas para a 2ª edição 2019, até 31 de julho. Por meio dessa iniciativa, os jovens participantes ampliam seus conhecimentos e aprendem sobre o negócio da LG ao longo de um ano de experiência.

Programa de Estágio LG lugar de gente
A LG lugar de gente está com as inscrições abertas para a 2ª edição do Programa de Estágio 2019 até dia 31 de julho. Podem se candidatar, estudantes a partir do 3º período de cursos de graduação em TI e áreas relacionadas. Confira detalhes clicando aqui.

Para isso, os interessados passam pelo processo de seleção semelhante às avaliações feitas por recrutadores no mercado de trabalho. “Assim, ele acaba se tornando um colaborador com o conhecimento que a empresa precisa e aderente à sua cultura, porque é selecionado de acordo com o seu perfil”, explica o gerente de RH da LG lugar de gente.

O programa tem início no dia 2 de setembro. Mais do que a chance de serem contratados, os participantes contam com experiências que podem moldar seu futuro profissional. É o caso de Dayane Simplício, participante do projeto em 2016. “O Programa de Estágio foi onde pude decidir exatamente o que eu queria para meu futuro dentro da empresa. Ele contribuiu para que eu acreditasse mais no meu próprio potencial e com isso consegui desenvolver habilidades as quais nem imaginava que era capaz”, revela a jovem.

Assim como ela, outros membros do projeto desenvolvido pela LG usaram das 30 horas semanais de contato com a empresa para aprimorar suas competências. Ao longo dos três primeiros meses, a participação dos estagiários é dividida entre quatro horas em sala de aula, com especialistas da LG lugar de gente, e as demais duas horas em seus respectivos departamentos.

Interessado em aprendizado contínuo, como os profissionais dessa nova geração, João Vitor Santillo avalia o peso da experiência para seu crescimento. “O programa de estágio foi fundamental para que eu tivesse tempo suficiente para amadurecer profissionalmente. Hoje, me considero apto a compartilhar tudo que aprendi e a cada dia vejo que tenho mais a desenvolver, pois trabalhar na LG é muito dinâmico e desafiador”, finaliza.

A LG lugar de gente está com as inscrições abertas para a 2ª edição do Programa de Estágio 2019 até dia 31 de julho. Podem se candidatar, estudantes a partir do 3º período de cursos de graduação em TI e áreas relacionadas. Confira detalhes clicando aqui.

Naiara Lima

Naiara Lima

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.