Compartilhe

Aprenda como calcular os encargos trabalhistas

Avalie o artigo

Os custos de funcionários para as empresas não envolvem apenas o salário, já que é preciso considerar outras obrigações financeiras na folha de pagamento, o que pode gerar uma grande dúvida: afinal, como calcular os encargos trabalhistas?

Para resumir, esses encargos são valores adicionais que as organizações devem pagar, como 13º salário e licenças remuneradas. O cálculo se baseia no salário bruto e também no regime de tributação dos negócios, por esse motivo, é necessário tomar bastante cuidado para não cometer erros.

Quer aprender como calcular os encargos trabalhistas sem estresse? Continue a leitura, pois explicamos o que você precisa saber sobre o assunto no artigo a seguir!

Principais aprendizados deste artigo:

  • Os encargos trabalhistas são valores “extras” com os quais a empresa precisa arcar, caso contrate no regime CLT, e servem para garantir o acesso dos funcionários a benefícios obrigatórios por lei;
  • Entre as principais obrigações estão elementos como férias, 13º salário e licenças remuneradas, e, no final, todos impactam o custo de funcionários, pois se somam à remuneração bruta;
  • Calcular corretamente os encargos trabalhistas é essencial para manter o controle da folha de pagamento e garantir não apenas o pagamento exato aos funcionários, mas também a conformidade com as leis trabalhistas;
  • O cálculo dessas obrigações envolve a identificação do regime tributário da empresa para saber qual alíquota usar, a separação dos encargos obrigatórios e a apuração com base na remuneração dos colaboradores;
  • Gerenciar os encargos de forma manual deixa o processo passível a erros. Por esse motivo, vale a pena adotar um sistema para automatizar o setor a fim de trazer mais precisão e agilidade.

O que são encargos sobre a folha de pagamento e quais são os principais?

Os encargos trabalhistas são valores adicionais sobre o salário que as empresas precisam pagar aos seus funcionários contratados no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Esses valores representam benefícios obrigatórios por lei e variam conforme o regime tributário da organização.

A lista dos principais encargos sobre a folha de pagamento inclui:

  • férias remuneradas;
  • 13º salário;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • licenças (parental, por luto, de saúde);
  • adicional noturno e de insalubridade;
  • INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
  • vale-transporte.

Como os encargos trabalhistas impactam o custo de funcionários?

Os encargos trabalhistas impactam o custo de funcionários justamente por representar um valor adicional à remuneração. Portanto, fazem com que contratar um colaborador custe mais do que apenas o salário bruto.

Inclusive, dependendo do regime tributário (Simples Nacional, Lucro Real ou Presumido), os encargos podem representar até 67,2% da remuneração bruta do colaborador. No final do mês, esses custos “pesam” na folha de pagamento.

Uma dica: confira o nosso artigo sobre como gerenciar os custos com benefícios e aprofunde-se mais no tema!

Por que fazer o cálculo de tributos trabalhistas é tão importante?

Aprender como calcular os encargos trabalhistas corretamente é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa que contrata funcionários no regime CLT. Isso porque o controle dos custos ajuda a manter a saúde financeira do negócio.

Adicionalmente, o procedimento permite:

  • calcular o custo exato de contratação de pessoal;
  • manter a conformidade com as leis trabalhistas (e, assim, evitar processos e problemas com a justiça do trabalho);
  • orientar o processo de contratação e demissão.

O cálculo ainda ajuda a melhorar o planejamento financeiro da organização. Afinal, facilita a gestão de quanto é gasto em encargos para manter o quadro de colaboradores ativo e a criação de provisões trabalhistas.

Além disso, os encargos são indispensáveis na elaboração das obrigações acessórias das organizações — as tarefas que uma empresa precisa fazer para informar ao governo que está cumprindo corretamente com seus deveres fiscais, trabalhistas ou contábeis.

Para começar, o primeiro passo do tutorial que mostra como calcular os encargos trabalhistas envolve compreender que, como falamos, estes são valores adicionais ao salário dos colaboradores.

O segundo é que não há uma fórmula exata, já que, geralmente, é uma porcentagem sobre a remuneração. Para entender melhor, confira o próximo tópico!

Como calcular os encargos trabalhistas corretamente?

Para fazer o cálculo de tributos trabalhistas, você deve:

  1. Considerar o regime tributário da empresa;
  2. Identificar os encargos referentes ao negócio;
  3. Calcular com base no salário bruto.

Entenda melhor nas próximas linhas.

1. Considerar o regime tributário da empresa

O regime tributário afeta o valor total dos encargos trabalhistas. Na modalidade de Lucro Real, por exemplo, existe a obrigatoriedade de pagamento de encargos adicionais (que são os chamados sociais), como contribuições a terceiros, seguros para acidentes de trabalho e INSS.

O Simples Nacional, por outro lado, tem alíquotas menores e ainda isenção de alguns tributos, como as contribuições, enquanto o INSS é incluso no DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

2. Identificar os encargos referentes ao negócio

O próximo passo é identificar quais encargos a sua empresa precisa pagar e quais os percentuais.

Lembre-se de considerar que em certas ocupações é necessário arcar com adicionais, como funcionários que trabalham à noite ou com produtos que representam perigo à saúde.

3. Calcular com base no salário bruto

O terceiro e último passo é calcular o valor dos encargos com base no salário bruto. Pode parecer complicado, mas só é preciso prática. Vamos a um exemplo para descomplicar o passo a passo? Assim, você vê, na prática, como calcular os encargos trabalhistas.

Digamos que um funcionário hipotético de uma empresa que opte pelo Simples Nacional receba um salário bruto de R$ 2.350. Nesta situação, além da remuneração, o negócio precisa arcar com:

  • R$ 261 de férias (11,11%);
  • R$ 195,75 de 13º salário (8,33%);
  • R$ 188 de FGTS (8%);
  • R$ 470 de INSS (20%).

Ainda é preciso adicionar à conta o custo com os benefícios, como vale-transporte (que é o único que pode ser descontado do salário do colaborador) e adicionais. Deu para compreender?

Quais os erros comuns no cálculo dos encargos trabalhistas e como evitá-los?

Aprender como calcular os encargos trabalhistas é uma tarefa que requer atenção, já que qualquer erro pode ser bastante prejudicial para a folha de pagamento (e reputação da empresa).

Inclusive, alguns equívocos bastante comuns nesse procedimento são:

  • esquecer de contabilizar um tributo;
  • usar as alíquotas incorretas;
  • não atualizar os valores conforme a legislação vigente.

Contudo, você pode prevenir estes e outros erros com a ajuda da tecnologia. A plataforma da LG lugar de gente, por exemplo, permite automatizar o cálculo dos encargos trabalhistas mediante a integração com os sistemas de folha de pagamento.

Assim, você reduz a incidência de erros nos processos e ainda aumenta a eficiência do setor de Recursos Humanos (RH). Fale com a gente e veja o que podemos fazer pela sua empresa!

Perguntas frequentes

Quais são os encargos trabalhistas obrigatórios no Brasil?

Os encargos trabalhistas obrigatórios no Brasil são:

  • férias remuneradas;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • 13º salário;
  • adicionais de periculosidade, noturno ou insalubridade;
  • licenças remuneradas;
  • vale-transporte.

Como calcular os encargos sobre a folha de pagamento?

Para calcular os encargos sobre a folha de pagamento, é preciso identificar as alíquotas previstas no regime tributário da empresa. Em seguida, calcular todos os encargos previstos e somar o resultado ao salário bruto.

Qual a diferença entre salário bruto e custo total do colaborador?

O salário bruto é o valor que o funcionário recebe se não houver descontos ou o pagamento de adicionais. Já o custo total é o gasto que a empresa tem para manter um colaborador ativo no seu quadro, que inclui os encargos trabalhistas e benefícios.

Como evitar erros no cálculo de encargos trabalhistas?

Uma das maneiras mais eficazes de evitar erros no cálculo de encargos trabalhistas é se atentar a todas as informações necessárias (como as diferentes alíquotas). A tecnologia também ajuda a diminuir os erros a partir da automatização do cálculo.

Existe um sistema que automatiza o cálculo de encargos?

Sim, o sistema da LG lugar de gente, por exemplo, automatiza o cálculo dos encargos trabalhistas para facilitar a gestão da folha de pagamento e reduzir a incidência de erros nas empresas.

Foto de Flaviane Paiva

Flaviane Paiva

Gerente de Marketing da LG lugar de gente, jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência acompanhando as transformações da tecnologia aplicada à gestão do capital humano. Ao longo dessa trajetória, tenho liderado times, enfrentado desafios diversos e me aprofundado em temas de liderança, o que me levou a concluir um MBA em Liderança Estratégica.

Conteúdos relacionados

newsletter

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.