4 dicas de liderança para um RH moderno

Cida Garcia, Diretora de Talentos Humanos da Algar, compartilha sua experiência e destaca algumas atitudes que a gestão de pessoas precisa ter frente aos desafios da área

À medida que as organizações caminham com suas estratégias de capital humano, percebem que a gestão de pessoas está cada vez mais complexa. Unir equipes compostas por gerações distintas, acompanhar as evoluções tecnológicas e criar estratégias baseadas em evidências são só alguns dos desafios. Pensando nesse cenário, Cida Garcia, Diretora de Talentos Humanos da Algar, lista 4 dicas de liderança essenciais para qualquer RH.

dicas de liderança
Cida Garcia, Diretora de Talentos Humanos da Algar.
Imagem: divulgação Algar

Cida iniciou a carreira como auxiliar administrativo, mas conseguiu transferência para área de departamento pessoal em agosto de 1982. De lá para cá, passou por todas as áreas do RH, por isso destaca algumas ações que devem fazer parte da carreira de um gestor de pessoas. Confira:

1 – Reinventar sua atuação

Para a diretora, a área de Recursos Humanos será muito diferente nos próximos anos. “Seu papel será ajudar os principais executivos a construírem empresas competitivas e atraentes para talentos e clientes. Trabalhar questões como alta performance, meritocracia e satisfação no trabalho serão primordiais”, reforça Cida.

2 – Superar a si mesmo

A princípio, Cida comenta que tinha uma visão legalista do RH. No entanto, quando ingressou na área de desenvolvimento, passou a amar o seu trabalho. “A oportunidade de ajudar as pessoas no crescimento profissional foi um desafio que me estimulou muito”, comenta ela.

Esses novos aprendizados ajudam o profissional a superar obstáculos e crescer na carreira. Nesse sentido, Cida elenca alguns dos desafios enfrentados ao longo de sua trajetória. O primeiro foi o autoconhecimento. Segundo a diretora, para se fazer um bom trabalho no RH, é preciso se conhecer muito bem. “Somente assim conseguimos apoiar outras pessoas”.

3 – Apoiar o negócio

Segundo Cida, outro ponto fundamental é aliar os resultados do RH aos números da companhia “Tudo deverá ser medido e o impacto da ação deverá ser comprovado. Como estamos em um mundo em constante transformação, destina-se ao RH a missão de adotar estratégias construtivas de gestão de mudança, que garantam um bom clima organizacional e que as pessoas consigam se desenvolver e manter elevados níveis de performance”, explica.

4 – Digitalizar a gestão

Para finalizar, a diretora de TH reforça que é preciso aprender a lidar com os novos cenários criados pela tecnologia. “As relações nas empresas mudarão muito nos próximos anos. O RH precisa ficar ‘antenado’ nesse novo mundo para tirar dele o melhor de cada situação e, assim, continuar a contribuir para o sucesso das pessoas e das companhias”, completa Cida.

Gostou das dicas de liderança? Veja outras lições deixadas por profissionais da área no ebook “O que pensam os grandes líderes de RH do Brasil”!

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.