5 ferramentas de RH para os gestores usarem

Gestão de pessoas na ponta, conduzida por líderes bem instrumentalizados por tecnologia, faz parte da nova realidade das organizações

Quando o assunto é desenvolvimento de equipes, líderes e a área de Recursos Humanos devem atuar lado a lado, com responsabilidades compartilhadas para alcançar os resultados que uma organização almeja. O que nem sempre foi praxe para a gestão do capital humano, já que tarefas como recrutar, aprovar férias, treinar e gerenciar desempenho ficavam sob responsabilidade total do RH, com baixo envolvimento da liderança.

Com a transformação digital a todo vapor, esse cenário tem mudado. Segundo Danilo Porto, Head de Coaching da Crescimentum, para muitas companhias, o momento é de olhar para os fluxos de processos atuais e enxergá-los de uma maneira menos burocrática. “Nesse primeiro passo, naturalmente, a responsabilização por contratar, identificar potencial e desenvolver pessoas já ficará mais segmentada”, afirma Danilo.

Ferramentas de RH para autonomia de líderes

Danilo comenta que, como o líder precisará organizar as atividades de gestão de pessoas e outras prioridades, a automatização é fundamental. “Por exemplo, o gestor não pode ter que lidar com muitas informações para tomar uma decisão. Ele precisa de dados concisos e precisos, para que possa ser responsável pelas novas atribuições de uma maneira ágil”, complementa o Head de Coaching.

ferramentas de rh para gestores

Nesse sentido, Ricardo Villares, Gerente Comercial HCM da LG lugar de gente, acredita que, através da tecnologia certa, o RH consegue contribuir não só com inteligência para tomada de decisão e automação dos processos, mas também promover uma boa experiência e aumentar o engajamento do gestor.

Para isso, Ricardo propõe 5 ferramentas de RH para serem usadas pelos gestores:

1- Autoatendimento

Esse é um canal de autoatendimento inteligente, em versão mobile e desktop, que engloba, em uma única tela, os principais serviços de gestão de pessoas disponíveis para o líder e com comunicação direta com o RH. “Solicitação de movimentações, acompanhamento de processos seletivos, aprovação de férias e tratamento de ponto eletrônico são algumas das tarefas que podem ser acessadas através desse sistema e, a cada ação, o RH é automaticamente informado”, explica Ricardo Villares.

Veja mais dessa ferramenta aqui.

2- Workflow

Quem deve ser notificado quando o colaborador solicitar férias? Além do líder, o RH também precisará aprovar a solicitação? Uma movimentação de pessoal deve obedecer a quais definições? E que tal todos esses processos sem papel ou intervenções manuais? “Para criar processos de trabalho seguindo regras específicas, o workflow, seja ele parametrizável ou customizado, é a ferramenta ideal”, afirma o gerente da LG.

Para conhecer o Gen.te Flui – Workflow, clique aqui.

3- Aplicativo de entrevista por vídeo

Segundo Ricardo Villares, o aplicativo de entrevista por vídeo é um recurso essencial para os processos seletivos conduzidos por líderes e RH para otimizar tempo e recursos. Com ele, não é necessário conciliar agendas para encontros presenciais: o gestor pode avaliar a entrevista assim que tiver disponibilidade, o que traz mais agilidade à contratação.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre o aplicativo.

4- Aplicativo de feedback

A cultura do feedback contínuo está se consolidando dentro do processo de avaliação de desempenho, com retornos orgânicos, fluidos e em tempo real. O Gerente Comercial HCM da LG lugar de gente explica que, dentro do aplicativo, o gestor pode dar feedback para um colaborador ou grupo de pessoas e também solicitar a opinião dos profissionais sobre determinado assunto ou sobre sua liderança. “Os profissionais podem trocar feedbacks entre eles também. E o conteúdo pode ser público, privado ou ficar visível somente para o gestor da pessoa. Uma forma de deixar o feedback mais dinâmico e ainda assim registrar o repasse.”, complementa Ricardo.

Conheça detalhes dessa solução.

5- People Analytics

Conforme mencionado por Danillo Porto, a organização dos dados sobre pessoas, de forma prática, vai incentivar que os líderes peguem para si algumas tarefas que antes eram do RH. Segundo Ricardo Villares, o gestor fica mais confortável para tomar decisões quando se usa o People Analytics, uma ferramenta que se conecta com todas as outras plataformas de RH e traz dados reais sobre diversas perspectivas.

Clique aqui e leia mais sobre o Gen.te Pensa – Analytics.

Gostou do assunto e quer se aprofundar no tema? Então, assista ao webinar “O novo DNA do RH: ferramentas para autonomia de líderes”, apresentação na qual Ricardo Villares mostra como funciona cada uma dessas tecnologias de RH para gestores.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.