Ao promover a integração entre diferentes áreas e processos por meio da adoção de um software, a gestão integrada de RH traz mais harmonia para o setor de Recursos Humanos e proporciona uma visão 360º da jornada do colaborador.
Afinal, a área de Gestão de Pessoas cuida do recurso mais importante de um negócio: o capital humano. Por esse motivo, fica responsável por diferentes processos, muitas vezes burocráticos, que acompanham toda a jornada do colaborador, do recrutamento ao desligamento.
No entanto, quando as tarefas estão fragmentadas, podem ocorrer ruídos de comunicação, erros de cálculos e pagamentos, desmotivação dos colaboradores e outros problemas que levam à necessidade de retrabalho e à dificuldade para tomar decisões, pontos que podem ser minimizados com a integração do departamento.
Que tal conferir quais são os benefícios da prática e qual é o papel da tecnologia na gestão integrada de RH? Continue a leitura, pois explicamos tudo sobre o assunto no conteúdo a seguir!
Principais aprendizados deste artigo
- A gestão integrada de RH é uma prática que utiliza a tecnologia para unificar os processos da área de recursos humanos e, assim, otimizar o gerenciamento de toda a jornada do colaborador, do recrutamento ao desligamento, potencializando o trabalho das equipes.
- Na prática, é possível integrar diversos procedimentos. Entre os que mais se destacam, estão: a folha de pagamento, o controle dos benefícios corporativos, o controle do ponto e os processos de recrutamento e seleção.
- Unificar a gestão de pessoas é uma maneira eficaz de garantir que a organização esteja em conformidade com as leis trabalhistas, já que facilita o cumprimento e a fiscalização das normas.
- A integração pode ser bastante vantajosa para as empresas, já que possibilita automatizar o RH e, assim, reduzir o retrabalho, aumentar a produtividade e fornecer informações que auxiliam na tomada de decisões.
- Os sistemas de RH são tecnologias indispensáveis para promover a integração, já que facilitam a conexão entre os departamentos e asseguram a segurança dos processos.
O que é e como funciona a gestão integrada de RH?
A gestão integrada de RH consiste na unificação dos processos do departamento de Recursos Humanos da empresa e serve para garantir que todas as ações funcionem em conjunto.
O principal objetivo é otimizar e centralizar o gerenciamento de todos os processos relacionados à jornada do colaborador, do recrutamento ao desligamento, a fim de potencializar os resultados da área.
A integração de processos de RH funciona a partir da adoção de soluções tecnológicas que se conectam fluidamente.
O resultado é a centralização do acesso aos dados que o departamento coleta, armazena e produz, como informações de recrutamento e seleção, desempenho dos colaboradores e folha de pagamento, tudo em uma mesma plataforma.
Dessa maneira, a empresa ganha mais agilidade e precisão tanto nas frentes estratégicas, como, por exemplo, planejamento de cargos e salários, gestão de competências, metas e indicadores, quanto nas frentes operacionais com a automação de tarefas. E por falar em tarefas, vários processos de RH podem ser beneficiados com a integração dos sistemas. Veja a seguir quais são os principais.
Quais processos podem ser otimizados com um sistema unificado de gestão de pessoas?
Os processos que mais se beneficiam com a gestão integrada de RH são:
- folha de pagamento, tanto o cálculo quanto a emissão do documento;
- gerenciamento do sistema de controle de ponto, para garantir o monitoramento preciso da jornada de trabalho dos colaboradores;
- controle dos benefícios corporativos, como vale-transporte e alimentação;
- gestão de treinamento, inclusive, do processo de onboarding;
- recrutamento e seleção, para garantir o alinhamento perfeito entre os candidatos e as vagas disponíveis;
- avaliação de desempenho, para garantir que o procedimento seja justo com toda a equipe.
Um exemplo de como a gestão integrada de RH pode ser útil nestes processos é quando há a integração entre as soluções de controle de ponto e benefícios corporativos com a folha de pagamento.
Assim, o sistema centralizado automatiza os cálculos de salários, bem como de encargos trabalhistas, descontos e acréscimos devidos ao colaborador. Isso porque gera todas as informações usadas como base para o cálculo automaticamente.
Percebe como estes processos estão interligados? Esse detalhe é o que faz com que a integração entre eles seja tão vantajosa.
Confira quais são os principais ganhos para a organização ao adotá-la.
Quais são os benefícios da gestão integrada de RH para a empresa?
Os principais benefícios da gestão integrada de RH são:
- Redução do retrabalho;
- Eliminação de silos organizacionais;
- Aumento da produtividade;
- Mapeamento de toda a jornada do colaborador
- Garantia de conformidade com a legislação trabalhista;
- Tomada de decisões baseadas em dados.
Veja mais detalhes sobre cada uma dessas vantagens a seguir.
1. Redução do retrabalho
Um dos benefícios de adotar um sistema unificado de gestão de pessoas para promover a integração de processos é a redução do retrabalho.
Esse resultado é possível porque esse tipo de ferramenta viabiliza a automação no RH. Ou seja, a execução das tarefas com pouca ou nenhuma interferência humana, o que faz com que sejam mais precisas.
A consequência é uma diminuição visível dos erros operacionais, como o preenchimento errado de informações importantes ou problemas nos cálculos.
2. Eliminação de silos organizacionais
Outra vantagem da gestão integrada de RH é a eliminação de silos organizacionais, ou seja, das operações isoladas dos diferentes setores do departamento.
Isso porque a integração facilita a comunicação. Logo, a troca de informações ocorre de forma mais fluida, o que ajuda a coordenar os esforços para que o RH trabalhe colaborativamente.
A propósito, temos um artigo que explica qual é o papel da liderança da empresa na criação e na quebra dos silos organizacionais. Aproveite para conferir!
3. Aumento da produtividade
A integração dos processos relacionados à gestão de pessoas é uma ótima forma de melhorar a eficiência operacional no RH. Afinal, resulta em menos erros e mais comunicação.
Além disso, a automação e integração de processos permite que o time de recursos humanos fique livre de tarefas operacionais burocráticas e repetitivas e foque no que realmente importa: o capital humano e o crescimento sustentável do negócio. Como consequência, promove o aumento da produtividade organizacional, uma vez que a equipe emprega menos esforço para obter melhores resultados.
4. Mapeamento de toda a jornada do colaborador
Quando sua empresa possui um sistema integrado de RH, é possível ter uma visão unificada dos processos e gerenciar toda a jornada do colaborador na empresa, desde o recrutamento até a sucessão ou desligamento.
Para exemplificar: podemos usar os resultados de avaliações para nos auxiliar no mapeamento dos treinamentos mais adequados, evitando desperdício de tempo e recursos, com foco em alimentar os planos de sucessão previamente estabelecidos.
5. Garantia de conformidade com a legislação trabalhista
Garantir a conformidade com a legislação trabalhista é indispensável. Caso contrário, a empresa pode ter que lidar com problemas que acarretam pagamento de multas, ações judiciais ou perda de reputação no mercado.
Como a gestão integrada de RH automatiza processos rotineiros, como folha de pagamento e controle de ponto, fica bem mais fácil se adequar às leis. Isso porque os sistemas se atualizam constantemente para garantir a segurança jurídica das organizações.
6. Tomada de decisões baseadas em dados
Por último, empresas que investem na gestão integrada de RH possuem mais insumos para tomar decisões importantes, como quando criar um novo cargo, abrir um novo processo seletivo ou fazer movimentações no organograma.
O que acontece é que, ao usar um sistema unificado de gestão de pessoas, a empresa tem uma visão 360° dos processos. Logo, consegue cruzar dados e visualizar os indicadores de desempenho com mais facilidade, o que auxilia no planejamento e na tomada de decisão mais assertiva
Existem diversas ferramentas de análise de dados no mercado, como o People Analytics da LG lugar de gente, que usa IA generativa para transformar dados brutos em insights valiosos, proporcionando uma análise preditiva avançada que permite aos gestores antecipar cenários e atuar com mais segurança.
Quais os principais desafios de uma gestão de RH fragmentada?
Ter uma gestão de RH fragmentada, na qual os diferentes setores apresentam uma comunicação ineficaz e usam sistemas isolados, pode trazer muitos desafios para a organização. Entre os principais, podemos citar:
- falta de padronização nos procedimentos, o que pode prejudicar a qualidade das entregas;
- custos elevados no setor, principalmente por retrabalho;
- dificuldade para tomar decisões estratégicas, devido ao acesso limitado às informações do departamento.
Agora que você já conhece os prós da gestão integrada de RH, veja como a tecnologia atua como um facilitador na implementação desta prática.
Como a tecnologia facilita a integração de processos de RH?
A tecnologia é uma verdadeira aliada da gestão integrada de RH. Isso porque propicia a criação de sistemas 100% conectados para uma visão mais completa dos processos do departamento.
A LG lugar de gente é uma solução em nuvem que oferece um sistema de RH completo e totalmente integrado que atende demandas de diferentes áreas da Gestão de Pessoas, atuando por toda a jornada do colaborador, do recrutamento ao desligamento. Entre os recursos estão:
- recrutamento e seleção;
- treinamentos corporativos;
- controle de ponto e benefícios;
- saúde e segurança do trabalho;
- gestão de competências e PDI;
- autoatendimento para o colaborador;
- análise de dados.
Assim, você tem acesso a tudo o que precisa para ter um RH funcional, seguro e moderno.
Conheça todas as soluções integradas para cada etapa da jornada do colaborador oferecidas para LG lugar de gente.
E se quiser ver como a solução da LG lugar de gente pode auxiliar a sua empresa na prática, é só agendar uma visita de um dos nossos especialistas!
FAQ: Principais perguntas sobre gestão integrada de RH
O que é gestão integrada de RH?
A gestão integrada de RH envolve unificar o departamento, a fim de otimizar a comunicação entre as equipes e agilizar a execução das tarefas. O processo se dá mediante a adoção de ferramentas que se conectam para centralizar o acesso aos dados e facilitar o compartilhamento de informações.
Quais processos podem ser integrados no RH?
O RH pode integrar diversos dos seus processos de rotina. Entre os principais, podemos destacar:
- folha de pagamento;
- controle de ponto;
- benefícios corporativos;
- recrutamento e seleção;
- treinamento;
- avaliação de desempenho.
Quais os benefícios de uma gestão de pessoas integrada?
Investir na gestão integrada do departamento pessoal pode ser bastante vantajoso para a empresa, porque a prática:
- reduz o retrabalho;
- elimina os silos organizacionais;
- garante a conformidade com a legislação;
- ajuda a tomar decisões estratégicas;
- aumenta a produtividade.
Como a tecnologia pode melhorar a comunicação entre os setores de RH?
A tecnologia, por meio dos sistemas integrados de RH, permite que os diferentes setores e processos da gestão de pessoas se comuniquem com mais fluidez, pois conseguem compartilhar dados e insights de forma rápida e prática. O monitoramento das tarefas também é centralizado, o que possibilita que equipes distintas acompanhem o andamento dos projetos.
Por que a LG lugar de gente é referência em gestão integrada de RH?
A LG lugar de gente é referência em gestão integrada de RH, pois oferece uma cartela completa de soluções de recursos humanos, que acompanham o colaborador desde o processo de recrutamento e seleção até o desligamento ou sucessão. Dessa maneira, é possível poupar esforços e potencializar os resultados da área de Gestão de Pessoas.