Compartilhe

Como a IA generativa potencializa os resultados do RH?

Avalie o artigo

A inteligência artificial, em especial a IA generativa, mostra, a cada dia, que possui diversas aplicações que podem ajudar a potencializar os resultados das empresas, inclusive, dos processos relacionados à gestão de pessoas.

Porém, mesmo que não seja mais uma novidade, a adoção da tecnologia pelo RH ainda tem um longo caminho a trilhar. Isso porque apenas um quarto das organizações usa esse modelo de IA no seu dia a dia, segundo dados do Talent Trends da SHRM.

Quando aplicada corretamente, a IA generativa consegue agilizar os processos, reduzir os custos e orientar a tomada de decisões. Nas próximas linhas, apresentamos os principais usos da IA no contexto do RH, com base em pesquisas realizadas com profissionais da área.

Principais aprendizados deste artigo

  • A inteligência artificial generativa pode ser utilizada para otimizar os processos de RH e, assim, aumentar a produtividade e a eficiência das empresas.  
  • As principais aplicações dessa tecnologia, hoje, são nos processos de recrutamento, no desenvolvimento de pessoas, na análise de desempenho e na comunicação com os candidatos.  
  • No recrutamento, a IA permite analisar currículos em busca de candidatos mais alinhados às exigências das vagas com mais agilidade e precisão.  
  • No treinamento, a tecnologia permite identificar gargalos nas habilidades dos profissionais e montar trilhas de aprendizagem mais dinâmicas e eficientes.  
  • Um sistema com IA generativa robusto oferece diversos recursos, como autoatendimento e integração multicanal, para potencializar os resultados da equipe de RH.

O que é e como funciona a IA generativa?

A inteligência artificial, IA, generativa, consiste em sistemas capazes de analisar um grande volume de dados e, em seguida, usar o que aprendem ao identificar estruturas e padrões das informações para criar novos conteúdos. Por exemplo, estruturar um anúncio de vaga com base em materiais da empresa.

Na prática, esse tipo de tecnologia cria plataformas que conseguem processar informações e gerar respostas de forma semelhante ao raciocínio humano, dentro dos limites definidos pelos dados e pelos modelos utilizados.

Por conta dessa característica, a IA generativa pode ser usada em diversos tipos de tarefas, desde as mais simples, como escrever um texto de descrição de vaga com base nas exigências da empresa, até as mais complexas, como realizar cálculos automáticos de folha de pagamento e tirar dúvidas dos colaboradores sobre legislação trabalhista via chatbots.

Entenda como líderes de RH estão utilizando inteligência artificial para ganhar eficiência, apoiar decisões e transformar a gestão de pessoas no Brasil. Acesse a pesquisa exclusiva “Report Inteligência Artificial no RH: panorama, obstáculos e tendências”. 

Quais são os principais usos da inteligência artificial para gestão de pessoas?

Em tarefas como:

  1. Recrutamento e seleção, em que a tecnologia pode ser aplicada em diversas etapas;  
  2. Treinamento e desenvolvimento de pessoas, especialmente para personalizar a experiência;  
  3. Análise e gestão de desempenho, para mais agilidade nos feedbacks;  
  4. Comunicação com candidatos, para garantir a transparência e a objetividade das interações.

Veja mais detalhes a seguir.

1. Recrutamento e seleção

Mais de 60% das empresas usam a inteligência artificial para otimizar seus processos de recrutamento e seleção, segundo a pesquisa da SHRM. Ainda segundo o documento, as principais aplicações são:

  • criação de descrições de vagas;  
  • triagem de currículos;  
  • buscar os candidatos mais alinhados às expectativas da empresa automaticamente;  
  • agendar entrevistas;  
  • identificar vieses no processo seletivo.

A pesquisa AI in Hiring Report da Insight Global destacou outras aplicações dessa tecnologia no recrutamento e seleção, como processamento de documentos, transcrições das entrevistas e checagem de referências.

2. Treinamento e desenvolvimento de pessoas

O relatório da SHRM mostra que 43% das empresas já usam a IA para otimizar os seus processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Aqui, as aplicações envolvem criar trilhas de aprendizagem personalizadas, tirar dúvidas sobre conteúdos e trilhas, recomendar treinamentos com base no perfil do colaborador, monitorar o progresso nas capacitações e medir a eficácia das estratégias.

Além disso, os dados da Insight Global mostram que as organizações usam a tecnologia nos seus processos de onboarding para torná-los mais precisos.

3. Análise e gestão de desempenho

A pesquisa da SHRM diz que 25% dos negócios usam a IA na gestão de desempenho. Na prática, significa que a tecnologia permite:

  • dar feedbacks mais precisos;  
  • ajudar os colaboradores a atingir metas;  
  • reduzir os vieses nas avaliações;  
  • identificar tendências e gargalos na performance da equipe.

4. Comunicação com candidatos

Por último, a pesquisa da SHRM também mostrou que 33% das empresas usam recursos de IA para se comunicar com os candidatos, 13% para criar chatbots que interagem com eles durante o processo seletivo e 7% para fazer entrevistas em vídeo.

Outro relatório, do Resume Builder, mostra que a IA ainda pode ser usada para analisar o tom de voz e a linguagem corporal dos candidatos.

Compreendidos os principais usos da inteligência artificial para gestão de pessoas, confira a seguir os fatores que impulsionam a adoção dessa tecnologia, bem como seus benefícios para os negócios.

Quais são os benefícios da IA generativa no RH?

A tecnologia pode:

  1. Reduzir os custos operacionais graças aos recursos que automatizam processos repetitivos;  
  2. Aumentar a eficiência das equipes ao promover a redução dos erros;  
  3. Facilitar a tomada de decisões ao fornecer dados estratégicos;  
  4. Melhorar a experiência dos candidatos e colaboradores ao otimizar as tarefas de rotina.

A seguir, detalhamos cada um desses benefícios e seus impactos práticos para a área de Recursos Humanos.

1. Reduzir os custos operacionais

O mesmo relatório da SHRM diz que 35% dos negócios acreditam que a tecnologia os ajuda a economizar na seleção de candidatos e nos treinamentos, ao automatizar diversas tarefas, como triagem de currículos e monitoramento de desempenho.

O resultado é mais agilidade para os processos de recrutamento, que, segundo uma pesquisa da Smart Recruiters, tendem a ser caros e demorados para 57% e 45% das empresas, respectivamente.

2. Aumentar a eficiência das equipes

A pesquisa da SHRM também mostra que 88% das organizações acreditam que a IA generativa no RH ajuda a aumentar a eficiência operacional das equipes, graças à sua capacidade de análise de dados.

O mesmo documento ainda destaca que, quando usada nos treinamentos, a tecnologia faz com que os programas sejam mais direcionados e eficazes.

Adicionalmente, a Insight Global mostra que, para 56% dos recrutadores, usar a IA no recrutamento amplia a atenção aos detalhes. O resultado é uma equipe mais eficiente e produtiva.

3. Facilitar a tomada de decisões

Entre os benefícios da IA generativa no RH, destaca-se o apoio à tomada de  decisões. Isso porque, ao analisar uma grande quantidade de dados, a tecnologia consegue identificar padrões e, assim, fornecer relatórios que permitem que os negócios:

  • reduzam os vieses nos processos seletivos e de avaliação de desempenho;  
  • encontrem candidatos mais diversos;  
  • identifiquem os candidatos mais alinhados às vagas;  
  • encontrem gargalos nas trilhas de aprendizagem ou nas habilidades da equipe.

4. Melhorar a experiência dos candidatos e colaboradores

Dados da SHRM mostram que cerca de 30% das empresas tiveram uma melhora da experiência dos seus candidatos com o uso de IA generativa.

Já em relação aos funcionários, a tecnologia permite criar treinamentos mais imersivos e, assim, aumentar o engajamento.

Para visualizar, de forma objetiva, como a inteligência artificial pode impactar processos de RH antes e depois da sua adoção, preparamos um material exclusivo. Acesse gratuitamente o “Infográfico Antes x Depois da IA no RH”.

Como a LG lugar de gente ajuda a promover a automação de RH com IA?

A LG lugar de gente promove a automação de RH com IA por meio da LiGiaPro, a primeira assistente virtual para RH com IA. A plataforma usa recursos de inteligência artificial generativa para entender e executar tarefas e ainda responder às solicitações dos usuários 24/7. 

A LiGiaPro ainda pode ser potencializada pelos agentes de IA, que atuam em diferentes etapas da jornada do colaborador, de forma integrada. Com o apoio dos agentes, ela pode:

  • consultar holerites, histórico e próximos pagamentos com segurança;
  • registrar ajustes, acompanhar saldo de horas e monitorar frequência em tempo real;
  • solicitar e alterar férias;
  • realizar matching inteligente de candidatos;
  • consultar benefícios;
  • enviar notificações;
  • registrar licenças;
  • alterar dados cadastrais e pessoais de colaboradores;
  • enviar conteúdos relevantes de forma proativa;
  • recomendar treinamentos e trilhas de conteúdo com base no perfil do colaborador;
  • entre outras funcionalidades.

Veja como a LG lugar de gente pode apoiar a automação de RH com IA na sua empresa. Converse com a nossa equipe comercial e solicite um orçamento personalizado.

FAQ: Principais perguntas sobre IA generativa

O que é inteligência artificial generativa?

É um tipo de tecnologia capaz de analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e, a partir disso, gerar novos conteúdos e respostas de forma automatizada. Portanto, consegue analisar dados em busca de padrões e, em seguida, usar o que aprendeu para criar conteúdos novos e até prever ações, o que faz com que seja bastante útil para a gestão de pessoas.

Como a IA generativa pode ser usada no recrutamento e seleção?

As empresas já usam a IA generativa para automatizar a pesquisa por candidatos e a triagem de currículos. A tecnologia também pode ser usada para agendar e transcrever entrevistas, processar documentos, checar referências e identificar vieses no processo seletivo, contribuindo para torná-lo mais justo e transparente.

A IA generativa substitui o profissional de RH?

Não. Pelo contrário, a tecnologia é uma ferramenta de apoio que auxilia os recrutadores a fornecer uma experiência mais humana. A pesquisa da SHRM aponta que três quartos dos profissionais de RH acreditam que a IA aumenta a importância dos colaboradores.

Quais os riscos da IA generativa para as empresas?

Os principais envolvem a preocupação com a segurança dos dados sensíveis e a falta de recursos, tanto financeiros quanto de mão de obra especializada, para promover a adoção correta das plataformas. Adicionalmente, é importante ficar atento à transparência no processamento das informações, bem como à possível reprodução de vieses.

Como começar a aplicar IA generativa no RH?

Certifique-se de mapear todos os processos e integrar as tecnologias já existentes às novas plataformas para facilitar o compartilhamento de informações. Também escolha um sistema de IA robusto e fácil de usar, como a assistente virtual de RH da LG lugar de gente, a LiGiaPro.

Avalie o artigo
Foto de Flaviane Paiva

Flaviane Paiva

Gerente de Marketing da LG lugar de gente, jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência acompanhando as transformações da tecnologia aplicada à gestão do capital humano. Ao longo dessa trajetória, tenho liderado times, enfrentado desafios diversos e me aprofundado em temas de liderança, o que me levou a concluir um MBA em Liderança Estratégica.

Conteúdos relacionados

newsletter

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.