Compartilhe

Nuvem para RH: 2 mitos esclarecidos por especialistas

Avalie o artigo
No novo episódio do podcast “Pra Gente”, especialistas apontam os principais benefícios da utilização da tecnologia e desmistificam receios comuns aos profissionais de RH

Por conta da ampla adoção do trabalho remoto nos últimos meses, muitas companhias precisaram rever seus processos e adaptá-los com agilidade. Dessa maneira, a nuvem para RH recebeu mais atenção e ganhou o protagonismo nessa fase de adequações.

Mesmo assim, esse é um tema que deixa algumas dúvidas, como: é realmente segura? Qual o potencial de agregar mais independência ao RH? Melhora mesmo a experiência do colaborador? Para descobrir essas respostas, buscamos especialistas.

Embora a tecnologia já seja consolidada em diversos mercados, a pesquisa “Cloud 2025: The future of workloads in a cloud-first, post-covid-19 world”, da LogicMonitor, observou que a pandemia tem sido um acelerador para a migração mais rápida para a nuvem. O estudo, realizado entre maio e junho de 2020, constatou que 87% dos tomadores de decisão globais de TI concordam com essa estimativa. 

O relatório ainda revelou que os participantes preveem uma queda de 13% na carga de trabalho presencial nos próximos cinco anos. Consequentemente, com o aumento do home office, as empresas irão precisar adaptar sua infraestrutura local para a baseada na nuvem.       

O convidado do 16º episódio do Podcast Pra Gente, Cezar Taurion, Vice-Presidente de Estratégia e Inovação da Cia Técnica e ex-evangelista técnico da IBM, reforça que o trabalho remoto não é mais uma novidade. Por isso, é preciso que as companhias se adaptem rapidamente para viabilizar esse modelo da melhor maneira possível. “As empresas precisam de infraestrutura de tecnologia que permita isso e o ambiente de nuvem é a receita ideal”, afirma. 

Ouça agora o episódio 16 do Podcast Pra Gente:

Mitos sobre a nuvem para RH

Para Marcello Porto, Diretor de Produtos na LG, o crescente uso dessas soluções não tem relação apenas com as ferramentas.

Segundo o especialista, essa transformação também está ligada aos fornecedores que focam cada vez mais na experiência de usabilidade dos usuários, facilitando o cotidiano da área de Gestão de Pessoas. 

Confira a seguir dois equívocos destacados pelos especialistas e que também são as maiores preocupações das empresas em relação à nuvem para RH.   

1 – Segurança

Segundo Cezar, de maneira geral, a “segurança em nuvem é muito melhor, porque quando se tem um provedor influente, existe uma quantidade grande de pessoas que se preocupam com a garantia do processo”.  

No entanto, de acordo com ele, é preciso escolher bem a empresa que fornece a tecnologia em nuvem. A realização de um benchmarking pode conferir mais confiança à contratação, assegurando que as atualizações e correções necessárias sejam realizadas sempre que for necessário.

Além disso, compara a tecnologia em nuvem com a on-premises. “Existe aquele mito de achar que se o servidor que está dentro de casa está mais seguro. O que acontece é que se tem a falsa sensação de segurança”, aponta. 

Um estudo da Gartner também colabora com esse raciocínio. Ele afirma que os provedores de serviços precisam estar sempre atualizados com as melhores práticas e tecnologias do mercado, adotando padrões e normas internacionais de privacidade e segurança dos dados.

2 – Privacidade

O data center tem vários clientes, mas cada um é isolado dos demais, por políticas de segurança e por tecnologias extremamente sofisticadas. Em tempos de adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no Brasil, a privacidade tornou- se ainda mais imprescindível e merece a total atenção das empresas.

Os dados permanecem isolados, com constante monitoramento por meio de algoritmos e Inteligência Artificial, que garantem a privacidade das informações armazenadas nos data centers.

Quer saber mais sobre os benefícios da utilização da nuvem no RH? Faça o download gratuito do ebook “Como tornar a gestão de pessoas mais digital?” e conheça os benefícios que a transformação digital tem agregado às companhias.


Avalie o artigo
Foto de Flaviane Paiva

Flaviane Paiva

Gerente de Marketing da LG lugar de gente, jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência acompanhando as transformações da tecnologia aplicada à gestão do capital humano. Ao longo dessa trajetória, tenho liderado times, enfrentado desafios diversos e me aprofundado em temas de liderança, o que me levou a concluir um MBA em Liderança Estratégica.

Conteúdos relacionados

newsletter

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.