Tecnologia na educação corporativa: boa experiência para o colaborador e melhores resultados

Veja como a gamificação e a realidade virtual tem contribuído com a Universidade CAIXA

Na 21ª edição da Revista Huma, falamos sobre as novas formas de aprendizado e o papel da tecnologia na educação corporativa. Games, chatbots e realidade virtual são algumas soluções que vem impactando positivamente esse cenário, proporcionando uma boa experiência para os colaboradores durante o processo de capacitação. Entre as companhias que investem em inovação no treinamento e desenvolvimento de seus talentos, está a Caixa Econômica Federal, que desde 2001 aposta em inovação para sua universidade corporativa.

De acordo com Marcelo Ruas, Superintendente Nacional, em exercício, de Gestão de Desempenho e Capacitação da Caixa, os investimentos acontecem, pois, a companhia entende que as pessoas são o pilar da geração dos resultados e estratégias planejadas pela organização. Ele conta que a Universidade CAIXA (UC) foi criada com a implementação de escolas por eixos de negócios da empresa. “Escola de Gestão, Escola de Cidadania Corporativa, Escola de Transferência de Benefícios e Escola de Desenvolvimento Urbano. Nossa concepção de aprendizagem baseava-se na relevância da ação educativa para estabelecer conexões entre o conhecimento e as práticas vigentes na companhia”.

Segundo o Superintendente, desde quando foi criada, a Universidade CAIXA capacitou mais de 230 mil pessoas, entre empregados do banco, parceiros estratégicos, funcionários públicos, estagiários e menores aprendizes. “Hoje, temos 342 cursos disponíveis em nosso portfólio, sendo 87 presenciais, 234 Ensino a Distância (EAD) e 21 que mesclam as duas formas”, destaca.

Apoio da tecnologia

O Superintendente conta que a Universidade CAIXA tem utilizado a tecnologia a favor da melhoria da experiência dos usuários, para qualificar as informações fornecidas para a tomada de decisão e para auxiliar a empresa a atingir seus objetivos estratégicos. “A tecnologia empregada nos cursos busca mudança de mindset, desenvolvimento pessoal ou melhoria de processos. Não há a intenção de se utilizar tecnologia apenas para ser ‘tecnológico’, isso não faz sentido em um mundo que pede inovação”.

O Vice-Presidente da LG lugar de gente, Felipe Azevedo, concorda com Marcelo e ressalta os destaques tecnológicos para a educação corporativa. “Inteligência Artificial é um dos temas mais falados do momento e os games para gerar trilhas de aprendizagem adaptativas (desde a seleção) são excelentes exemplos de aplicação para agregar produtividade nos processos de recrutamento e onboarding”.

tecnologia na educação corporativa

Entre as soluções inovadoras utilizadas na Universidade CAIXA, Marcelo destaca o uso de Realidade Virtual (RV), com games desenvolvidos pela LG lugar de gente. “Temos a Academia da Excelência, que é voltada ao desenvolvimento e engajamento de talentos. Utilizamos estratégias de gamificação, chatbot, divisão de conteúdos em playlists, relatórios diferenciados e mensageria automática, para melhorar a experiência dos profissionais e promover o maior consumo do conteúdo pelo público”, afirma.

Entre as melhores do mundo

A Universidade CAIXA recebeu o troféu Ouro, na categoria Inovação, entre as melhores universidades corporativas do mundo. A premiação foi concedida durante cerimônia do Fórum Global Council of Corporate Universities (GLOBALCCU), que teve como tema principal a inteligência artificial.

Celebrando a premiação recebida pela Caixa, da esquerda para a direita, Augusto Machado, Coordenador de Desenvolvimento e Treinamento; Marcelo Ruas, Superintendente Nacional, em exercício, de Gestão de Desempenho e Capacitação; Ricardo Villares, Gerente Comercial da LG lugar de gente e Álvaro Neto, Consultor Comercial da LG lugar de gente.

A Universis (GLOBALCCU) é uma instituição francesa que premia bienalmente as melhores iniciativas das universidades corporativas de instituições dos cinco continentes e estuda as diversas tendências em educação que gerem valor para empresas e organizações alcançarem seus resultados. O reconhecimento na categoria Inovação baseia-se em iniciativas que preparam as instituições para o futuro e as estimulam a pensar diferente, sem perder a essência de seus valores e missão, por meio de projetos de inovação que gerem valor para os clientes.

Essa não é a primeira vez que a Universidade CAIXA é premiada. Em 2013, a UC recebeu o troféu bronze na categoria Overall (melhores em todos os critérios), e em 2017, prata, na categoria Cultura e Marca.

Quer utilizar tecnologia na educação corporativa da sua empresa para torná-la mais eficiente e proporcionar uma boa experiência para seus colaboradores? Acesse um de nossos games e veja na prática como a experiência de aprendizado pode ser melhor em sua empresa. Clique aqui para conferir.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.