A relação de parceria e confiança com a Americas Health, companhia especializada em tecnologia e prestação de serviços da área da saúde, que conta com mais de mil funcionários em treze unidades espalhadas no país, teve início em 2015, com a transição do antigo software de folha de pagamento para a suíte da LG lugar de gente. Um dos desafios enfrentados pela companhia é tornar todas as áreas do negócio 100% digitais. Por isso, o RH buscava uma ferramenta que fosse capaz de apoiar esse momento de virada de chave vivenciado pelo grupo. Descubra como a LG lugar de gente ajudou a empresa nesse período
de transição.
1.000
funcionários
Saúde
Cliente LG
desde
2015
“O desafio do RH na Americas Health é transmitir a cultura de alta performance para todas as pontas do negócio, além de deixar os processos padronizados no que tange à gestão com pessoas. A LG lugar de gente me ajuda a automatizar e a deixar esses dados mais fluidos e confiáveis” - Diretora de Pessoas da Americas Health, Karina Pimentel
Muitos problemas de manutenção, consecutivas atualizações de sistema, demora no fechamento da folha de pagamento e perda de dados relevantes eram alguns dos desafios enfrentados pela holding Americas Health, composta pelas empresas Intensicare, Viventi, AH Labs e Nefrovita, antes das soluções da LG lugar de gente.
Segunda a Diretora de Pessoas da Americas Health, Karina Pimentel, ocorriam várias erros durante as atualizações de versão, o que gerava retrabalho para a companhia. “Já aconteceu de atualizarmos o sistema com a folha de pagamento fechada e termos perda total das informações. Tínhamos que fazer backup antes de instalar o software e colocar tudo em dia para não correr nenhum risco. Hoje, não temos mais essa insegurança”, garante a diretora.
O Coordenador de TI da empresa, Marco Carvalho, destaca que, como o software antigo era atualizado com frequência, existiam problemas de estrutura de banco e de aplicação. “Era o caos. Sempre que íamos virar a folha de pagamento era uma dor de cabeça e o pessoal de RH ficava na empresa, muitas vezes, até a madrugada. A equipe de TI também era requisitada nesses momentos de crise para apoiar”, completa o coordenador.
Cenário que foi transformado através da parceria com a LG lugar de gente, conforme ressalta Karina. “Hoje, não temos problema de atualização de versão. Fazemos um planejamento de quanto tempo vamos gastar e atualizamos na data específica. Além disso, a relação com a TI é muito mais tranquila, pois não há uma dependência direta. As dúvidas ou eventualidades são bem suportadas pela própria LG lugar de gente”, comenta.
Marco também reforça que a ferramenta já é consolidada no mercado e por isso não gera gargalos nos processos. “Quando é necessário algum tipo de suporte nas atividades de RH, apenas 2% da minha equipe é direcionada para algum apoio ao software de folha; o restante é com a própria operação da LG lugar de gente”, confirma o coordenador de TI.
Para Karina Pimentel, o Gen.te Recebe - Folha de Pagamento é uma solução que transmite confiança e conta com parametrizações que apoiam a tomada de decisão, além de ter reduzido as horas extras da companhia. “Os processos ficaram mais ágeis e não há retrabalho. Hoje, a folha gera uma confiabilidade muito maior, tanto para os profissionais que a operam quanto para nós que olhamos para os números e resultados”, pontua a diretora.
O coordenador de TI também dá destaque para a performance da ferramenta. “Nós temos um ERP principal para a operação de saúde e precisamos integrar alguns dados contábeis. Antigamente, para a equipe de contabilidade lançar essas informações manualmente levava em média 4 horas. Agora, com a solução da LG lugar de gente, essa importação demora em média de 30 a 40 segundos”,
salienta Marco.
Outro software que tem apoiado as ações da área de gestão de pessoas é o Gen.te Relata – Gerador de Relatórios. Segundo Karina, antes dessa ferramenta da LG, as atividades eram pouco automatizadas e não suportavam a estratégia de pessoas da companhia. “Em termos de tomada de decisão mais rápida e de relatórios, sem dúvida nenhuma, agora, eu tenho a segurança de que preciso para optar por alguma medida de forma mais ágil”, reforça.
Para Karina, a solução Gen.te Monitora – Ponto também é fundamental na automatização das atividades do RH. “Com o ponto eletrônico, deixamos de ter lançamentos manuais na folha de pagamento. Hoje, conto com o apoio de apenas uma analista, que através do sistema, faz o controle de todos os registros eletrônicos, inclusive das demais unidades de negócio. Essa facilidade de comunicação do sistema e de centralização que ao mesmo tempo unifica a forma de trabalho me ajuda demais. Além disso, destaco que ter uma suíte que integra todas as informações facilita muito a nossa estratégia de gestão com pessoas”, comenta a diretora.
A Analista de Administração de Pessoal, Ana Lobo, responsável por essa atividade, confirma o quanto a solução da LG otimizou o seu dia a dia. “Anteriormente, nós dependíamos das unidades, que nos enviavam uma planilha de ocorrências. Recebíamos a informação e imputávamos todos os dados manualmente na folha. Montávamos outra planilha de cálculos para conferir os resultados, porque as informações não eram aferidas corretamente. Imprimíamos muitos papéis para realizar essa conferência e ainda assim não tínhamos segurança em relação ao fechamento”, completa.
Quando o tema é a adequação ao projeto eSocial, Karina destaca que o apoio da LG lugar de gente foi fundamental nessa fase de adaptação. “Nós nos antecipamos, fizemos um planejamento bem estruturado para passar por esse momento e contamos com o apoio muito forte da LG. Há quase um ano, começamos a preparação para o eSocial. Tivemos consultorias eventuais, parametrização dos sistemas e capacitação das pessoas por parte da LG. Saber que temos uma parceira que está envolvida no projeto desde o começo e conhece exatamente os impactos que seus clientes vão sofrer com isso, sem dúvida nenhuma, é um motivo de segurança para gente”, pontua Karina.
Para Ana Lobo, a ferramenta da LG trabalha em prol do RH. “A partir do momento que queremos gerar uma qualificação cadastral em lote, por exemplo, entramos no site do eSocial e ele já faz a leitura e retorna para a gente. Imediatamente a solução da LG responde e já consegue extrair essas informações e saber se tem inconsistência ou não. Então, a empresa está sempre atualizada com o eSocial”, garante a analista de administração de pessoal.
A diretora de RH acrescenta ainda que o eSocial acelerou a digitalização da empresa. “Na realidade, o projeto acabou contribuindo com a nossa estratégia de automação, redesenho e mapeamento de processos”, completa Karina. Ela também comenta que a escolha da LG lugar de gente como parceira e da Suíte Gen.te para suportar os processos também foi ao encontro das estratégias digitais da empresa. “Tivemos uma série de ações que contribuíram para tornar o nosso negócio digital, dentre elas, a implantação das soluções da LG. Como resultado, agora, nosso CSC não tem impressora e não temos nenhum departamento funcionando com papel”, reforça Karina..
Karina pontua que a LG lugar de gente consegue sustentar a estratégia de pessoas, tanto em número de colaboradores quanto na otimização dos processos, por isso a escolha foi assertiva. “Além de já conhecer a capacidade da LG como uma empresa de confiança, com clientes importantes no mercado, o sistema em si tem sinergia. Ele trouxe os benefícios necessários para que a gente crescesse de forma confiável. Isso sem dúvida é um ganho”, comenta.
A diretora destaca os desafios do negócio da Americas Health e o papel do RH nesse contexto. “Fazer saúde no Brasil é heroico. A gente cuida de pessoas e a gente salva vidas. Eu costumo falar com a equipe que se eu estivesse em uma linha de produção ou lidando com qualquer outro negócio, quando você para o trabalho, existem prejuízos. Mas quando falamos da ‘linha de produção de saúde’, o prejuízo é uma vida. Então, somos muito sérios no que diz respeito a área de pessoas. Quem a gente contrata tem que ter os nossos valores e o primeiro deles é ‘todos pelo paciente’”, salienta.
Nesse contexto, Karina reforça que as pessoas que trabalham no RH têm uma importância ímpar e sabem da seriedade das suas ações. Ela ainda comenta o apoio da LG. “Eu acredito muito que um software de gestão de pessoas pode contribuir na forma como o colaborador é tratado dentro da organização. Por isso, escolher a LG lugar de gente como uma parceira de gestão com pessoas é, sem dúvidas, convergir os nossos valores, salvar vidas e estar à frente dos nossos pacientes, levando saúde de qualidade”, completa.
*Os dados aqui apresentados dizem respeito à realidade da Americas Health e seu relacionamento com a LG lugar de gente em 2018.