Quais foram os assuntos mais lidos pelos RHs em 2017? Descubra aqui!

Reunimos os conteúdos mais acessados no blog Huma nesse ano. Confira!

A gestão de pessoas passou por diversas transformações em 2017. As ações de RH conquistaram um espaço bem maior na estratégia das organizações, se tornando fundamentais para superar os desafios impostos pela economia do país nesse período.

Com a intenção de estar preparado para encarar essas mudanças, aprimorar o conhecimento sobre gestão de talentos foi o carro-chefe do ano: eventos on-line e presenciais, artigos, capas de revistas, notícias em sites e muitos outros canais mostraram a importância do assunto para aqueles que visam potencializar suas atuações dentro das companhias.

Assuntos mais lidos gestão de pessoas 2017

Então, em clima de fim de ano, fizemos uma retrospectiva dos temas que geraram maior interesse dos leitores do blog Huma em 2017. Confira abaixo os assuntos mais acessados:

1- Cinco tipos diferentes de treinamento e desenvolvimento de pessoas

Desenvolvimento é um tema de alto interesse para as organizações. Afinal, quanto mais treinado um colaborador é, mais ele impacta os resultados da empresa. Mas, quais técnicas podem ser utilizadas para desenvolver um colaborador? Os métodos de aprendizagens são amplos e nesse texto reunimos cinco tipos de treinamentos que podem atender a quase todas as demandas de uma empresa.

Leia o conteúdo aqui.

2- O que muda para o RH com a reforma trabalhista? 

A reforma trabalhista, que entrou em vigor em novembro de 2017, sem dúvidas, foi uma das preocupações que equipes de RH tiveram durante o ano. Afinal, as novas regras impactam diretamente o RH, que precisa avaliar o que e quando aplicar na gestão de cada empresa.

A fim de deixar nossos leitores cientes de suas responsabilidades frente à nova legislação, conversamos com o advogado Solon Cunha, do escritório Mattos Filho Advogados, que esclarece o que mudou para o RH com a reforma trabalhista.

Confira!

3- RH como guardião da cultura empresarial

Em 3 de junho, comemoramos mais um Dia do RH. Dessa vez, com o ebook “O que pensam os grandes líderes de RH do Brasil”, que reuniu a experiência de grandes representantes da área. Uma das especialistas que dividiu aprendizados de carreira foi Clarice Martins Costa, Diretora de RH das Lojas Renner.

Nesse texto, Clarice fala, principalmente, sobre a importância da cultura empresarial. Para exemplificar, ela mostra como o RH atuou com esse princípio e contribuiu com as estratégias das Lojas Renner, que hoje possuem mais de 19 mil colaboradores.

Para conhecer a história, clique aqui.

4- Como a gamificação pode resolver os desafios de recrutamento?

Já tem algum tempo que games estão apoiando o RH nas diversas atividades do ciclo de vida do colaborador. Nesse texto publicado no blog em 2017, os líderes puderam saber quais desafios a gamificação ajuda a resolver no processo de recrutamento e seleção. De acordo com a notícia, os jogos otimizam o tempo do recrutador e ainda melhoram a experiência do candidato. Interessante, não é mesmo?

Seria esse um bom investimento também para a gestão de pessoas em 2018? Confira aqui!

5- 3 impactos do eSocial na área de SESMT

2018 será o ano do eSocial. Como disse Sáttila Silva, Gerente de Planejamento da LG lugar de gente, “o governo quer colocar a legislação em prática e identificar desde as pequenas até as grandes não-conformidades das empresas”. Por isso, trouxemos diversos conteúdos sobre o tema em nosso blog.

O de maior destaque foi referente aos impactos do projeto na área de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Exigência de interpretação de dados, necessidade de integração entre as áreas e novos prazos para entrega das obrigações foram os três que listamos no texto abaixo.

Leia o conteúdo na íntegra.

6- Subjetividade fica no passado quando o assunto é tomada de decisão sobre pessoas

People Analytics foi um dos destaques do ano. A ferramenta contribui com um dos principais desafios da alta gestão das companhias: ter dados relevantes para a tomada de decisão. Para isso, são analisadas todas as ações de RH, como recrutamento, desenvolvimento, avaliações e até os planos de sucessões da organização.

Saiba mais.

Você não precisa começar a se desenvolver só em 2018. Clique aqui e confira agora mesmo os diversos materiais sobre gestão de pessoas que estão disponíveis no nosso site. São webinars, ebooks, revistas e outros que podem lhe trazer insights importantes sobre suas atividades. 

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.