Mundo VUCA e novidades da tecnologia: como aproveitar os benefícios no RH?

Eventos patrocinados pela LG lugar de gente no último mês ajudaram profissionais a entender mais sobre esses temas. Veja as dicas.

Com o passar do tempo, alguns assuntos que antes não estavam no radar da gestão de pessoas começam a ser explorados e a preocupar as lideranças da área. Tecnologia no RH e como ela pode ajudar cada vez mais não é novidade. No entanto, como novas tecnologias estão sendo ofertadas o tempo todo, o assunto não sai de pauta. Mas e o conceito de “Mundo VUCA”? Já sabe o que ele significa? E o mais importante: já sabe o que seu RH precisa para extrair vantagens dessa realidade?

Para fomentar o debate desses e de outros assuntos relevantes para a gestão de pessoas, a LG lugar de gente patrocinou três grandes eventos no último mês. Confira abaixo algumas lições deixadas pelos profissionais que conduziram suas apresentações.

RH

Treinamento e Desenvolvimento no mundo VUCA

No dia 22 de novembro, a Câmara Americana de Comércio Brasil Estados Unidos (AMCHAM) de São Paulo (SP), promoveu o comitê “Tendências em treinamento e desenvolvimento profissional”, com palestra da Diretora de Recursos Humanos da Kimberly-Clark, Alessandra Morrison. E contou com a presença de cerca de 130 pessoas.

Em sua apresentação, Alessandra abordou como funciona a área de treinamento e desenvolvimento na companhia, bem como o RH e seus negócios, em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA). Ela relatou que, após refletir sobre as novidades e as mudanças que vem acontecendo, a empresa chegou a algumas conclusões sobre o tema. Foram elas:

  • Desenvolvimento e educação devem estar a serviço da perpetuidade da organização;
  • Os temas trabalhados devem estar conectados, em espiral, buscando uma conexão entre o amplo e o profundo (deep & broad);
  • A cultura e o ensino devem estar conectados de forma transversal;
  • O propósito da organização é elemento fundamental na abordagem dos treinamentos;
  • Os formatos devem ser diversos, promovendo estímulos que conectem pessoas, ideias e contextos;
  • O perfil de liderança será muito diferente do modelo atual e já estamos em transição.

Mudanças da era digital

O segundo evento foi o “Seminário de Gestão de Pessoas na era digital”, promovido pela Amcham Belo Horizonte (BH), que ocorreu no dia 23 de novembro. Na ocasião, cerca de 130 profissionais da área de RH prestigiaram o conteúdo exposto.

O seminário contou as palestras de Ricardo Guedes, Gerente de Planejamento e Controle de RH na Oi; Manoel Jardim, Superintendente de Recursos Humanos do Grupo Santander e Marcello Porto, Diretor de Produtos da LG lugar de gente. Também aconteceu o painel de debates sobre o tema, com a participação da Presidente da LG lugar de gente, Daniela Mendonça.

Em sua palestra, Marcello Porto falou sobre “O novo RH: formas de superar os desafios da área” e afirmou que as dificuldades encontradas pela gestão de pessoas hoje, como, atrair, contratar, reter, desenvolver, engajar e mensurar resultados, serão as mesmas daqui a algum um tempo. “O que muda é a forma de superarmos”, afirmou.

Ele apresentou ainda como algumas ferramentas de tecnologia para RH, — People Analytics, chatbot, entrevista por vídeo, games no recrutamento e seleção, ferramentas para gestão do capital humano (HCM) e mobilidade — podem contribuir para superar os desafios da área de recursos humanos. De acordo com Marcello, a mobilidade, por exemplo, proporciona diversos benefícios, como:

  • Autoatendimento de RH;
  • Descentralização das atividades;
  • Praticidade para gestores e colaboradores;
  • Produtividade e agilidade na execução dos processos;
  • Relatórios e dashboards;
  • Mobile learning.

Cenários de atuação do RH

Já o terceiro evento patrocinado pela LG lugar de gente foi o “HR Key People”, organizado pela Enterprise Business Development e Information (EBDI), nos dias 29 e 30 de novembro. O tema abordado foi: “O papel estratégico do RH: desafiando e entendendo lideranças, talentos e recursos da nova geração”.

Segundo as discussões apresentadas, as maiores preocupações dos líderes de recursos humanos do país são entender as aspirações, anseios e afinidades profissionais e pessoais dos seus talentos. Para conseguir fazer isso, a gestão de pessoas deve estar ciente dos seguintes cenários:

  • A mudança do RH e seus conceitos;
  • Formação de times de alta performance;
  • A equação: pessoas certas para resultados excelentes;
  • Parceria com TI para melhores resultados e inovações;
  • Diversidade e respeito formando empresas diferenciadas e atuantes;
  • Processos seletivos democráticos, com inteligência e engajamento;
  • Reinvenção na cultura de gestão de talentos;
  • Como lidar com as novas gerações.
Palestra do Diretor de Produtos da LG lugar de gente, Marcello Porto, no HR Key People

O evento também contou com a participação do Diretor de Produtos da LG lugar de gente, Marcello Porto, que apresentou como a tecnologia ajuda na gestão do capital humano. Entre os assuntos abordados por ele estão as ferramentas de HCM, que possibilitam uma visão completa do funcionário na empresa desde o recrutamento até a sucessão, garantindo maior assertividade nos processos.

Quer saber mais sobre os temas que tem movimentado a área de RH das empresas? Confira o webinar gravado “Antes tendência, agora realidade no RH”. Clique aqui e assista!

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.