6 formas de estimular o desenvolvimento da sua empresa – segundo as PMEs que mais Crescem no Brasil

Pela 9ª vez, LG lugar de gente está presente no ranking que verifica as empresas que mais investem nos seus negócios

Crise político-econômica, recessão financeira, mudanças na legislação trabalhista são fatores externos que afetam o bom funcionamento dos negócios. Como manter o crescimento das companhias diante desse cenário? Esse é o desafio que muitos gestores tentam superar. Pensando em como apoiar as empresas nesse cenário, a Deloitte, em parceria com a Exame, promoveu a  12ª edição do levantamento “As PMEs que mais Crescem no Brasil”, em 2017. Pela 9ª vez, a LG lugar de gente está presente no ranking que reuniu 100 organizações do país.

A pesquisa analisa o balanço financeiro dos últimos três anos e mensura investimentos feitos por pequenas e médias empresas brasileiras. Nessa edição, o estudo teve como tema “A Estratégia do Reposicionamento” das PMEs que mais crescem, frente aos atuais desafios econômicos e de negócio.

Durante o levantamento foram observados seis aspectos que influenciaram o crescimento das empresas. Confira quais são eles:

1. Vida após os cortes

Saber gerenciar as despesas e manter a eficiência das equipes foi o primeiro aspecto identificado na pesquisa. De acordo com o levantamento, desde 2014 as empresas lidam com a necessidade de fazer ajustes em seus orçamentos e despesas, em busca de maior eficiência. Em 2016, o principal desafio das companhias foi se adequarem à nova realidade da economia brasileira com a mesma estrutura, já enxuta.

Em comparação a 2015, as PMEs do ranking mantiveram a média do número de funcionários. Já a divisão da receita líquida por funcionário aumentou em 23% no mesmo período, o que indica que essas empresas obtiveram maior eficiência em 2016.

2. Investimentos criteriosos

Apesar de estarem mais criteriosas, as PMEs não deixaram de realizar investimentos em ativos importantes. Nos últimos três anos, essas organizações ampliaram suas aplicações em software, máquinas e equipamentos, indicando preocupação com produtividade e eficiência. Além disso, quase 90% das organizações que estão no ranking lançaram novos produtos e serviços em 2016, refletindo um esforço de se reposicionar em um mercado volátil.

A LG lugar de gente foi uma delas. No último ano, a empresa investiu na eguru, líder nacional em games empresariais, acrescentando ao portfólio uma ferramenta inovadora e única do mercado nacional ligada à “gamificação” de processos de recrutamento, treinamento e desenvolvimento. A LG também fez o lançamento da Suíte Gen.te nuvem, uma plataforma completa para gestão de pessoas em cloud que garante mais agilidade e autonomia nos processos relacionados ao capital humano.

Para a Presidente da LG lugar de gente, Daniela Mendonça, o último ano foi positivo para os negócios. “Apresentamos ao mercado a única solução em nuvem para RH completa e integrada do país, que atende todas as necessidades da gestão do capital humano. A plataforma levou seis anos para ser concluída e demandou um investimento de R$ 30 milhões”, afirma Daniela.

3. Inovação no radar

As empresas listadas no ranking demonstram compreender a importância da inovação e do investimento em tecnologia, mesmo com o cenário desafiador da economia. Segundo o estudo, quase 70% das organizações estão engajadas em práticas de fomento à inovação.

Entre as ações realizadas pelas companhias estão: o investimento em tecnologia, formação de profissionais para lidar com desafios e a disseminação de uma cultura aberta a novas perspectivas na solução de problemas.

Quer saber como colocar a inovação em prática? Clique aqui e confira a entrevista exclusiva que Felipe Ost Scherer, Sócio-fundador da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação, concedeu à LG lugar de gente.

4. Indicadores de eficiência

Outro aspecto importante observado entre as empresas que figuraram o ranking é a frequente revisão de processos e atividades internas. 99% das organizações participantes utilizam relatórios de desempenho para medir a eficiência e 80% buscam sugestões e opiniões de clientes como indicadores.

Ação também praticada pela LG lugar de gente. Prova disso é que a empresa foi considerada como uma “Fornecedora de Confiança” pela 10ª vez consecutiva. A pesquisa realizada pela Editora Segmento avalia o grau de confiabilidade e indicação de clientes em relação às empresas que fornecem produtos e serviços para a área de gestão de pessoas, com base na metodologia Net Promote Score (NPS).

Saiba mais sobre essa premiação clicando aqui.

5. Avaliação de cenários

Ainda de acordo com o estudo, outra maneira de manter o crescimento é a partir da análise do contexto em que a organização está inserida. O aumento dos custos tem sido acompanhado de perto pelas empresas, ao mesmo tempo em que houve queda no número de clientes por conta da crise econômica. Para lidar com essas movimentações, além de práticas de monitoramento e inteligência de mercado, são recomendados o acompanhamento e a gestão dos riscos financeiros relacionados ao negócio, de forma a visualizar cenários e estabelecer respostas aos desafios apresentados em cada um deles.

6. A importância da compliance

O último aspecto comum entre as PMEs que mantiveram seu crescimento foi o investimento em compliance – políticas para estar de acordo com as normas reguladoras do mercado. Praticamente dois terços das organizações presentes no ranking já possuem um código de ética e conduta estabelecido e mais da metade já realiza auditoria interna.

Clique aqui e confira os benefícios de ter uma política de compliance bem-estruturada e descubra o papel do RH para a gestão das boas práticas na empresa.

 

Presença da LG lugar de gente

PMEs que mais Crescem no Brasil

Para Daniela Mendonça, Presidente da LG lugar de gente, figurar pela 9ª vez no ranking das “PMEs que mais Crescem no Brasil” reforça os esforços da LG em oferecer o melhor ao mercado. “Esta presença constante deve-se ao nosso contínuo investimento em tecnologia, gestão e em pessoas. Precisamos estar sempre não somente atualizados, mas à frente, de forma que o mercado perceba isso e não tenha dúvidas de que a LG é a melhor fornecedora de software para gestão de RH. Para nós, esse posicionamento é de extrema importância, afinal todo o mercado, nacional e internacional, analisa esse ranking e isso melhora ainda mais a reputação da empresa”, destaca.

Precisa de uma solução para apoiar o crescimento da sua empresa que seja simples e completa? Com a LG lugar de gente, você tem! Conheça a Suíte Gen.te nuvem a primeira plataforma para gestão de RH em nuvem do país. Com ela, você ganha economia e confiabilidade das informações e ainda reduz riscos. Clique aqui e saiba mais!

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.