Compartilhe

RH como guardião da cultura empresarial

Em comemoração ao dia do RH (03 de junho) separamos lições de liderança inspiradoras para você! Confira a história de Clarice Martins Costa, Diretora de RH da Lojas Renner

Para comemorar o Dia do RH (03 de junho), a LG lugar de gente convidou personalidades influentes da área de gestão de pessoas para contar suas histórias e compartilhar lições de liderança. Confira a história de Clarice Martins Costa, Diretora de RH da Lojas Renner, uma das inspirações disponíveis em nosso ebook “O que pensam os grandes líderes de RH do Brasil”.

Há 25 anos, Clarice Martins Costa recebeu o convite e o desafio de participar do processo de reestruturação e profissionalização da Lojas Renner, que viria a ser conhecida como uma das empresas mais admiradas pela gestão de pessoas do Brasil. “Desde então, tenho tido a oportunidade de contribuir e ver a companhia crescer, de uma varejista regional com oito lojas e 800 colaboradores para tornar-se a maior varejista de moda do país com 19 mil colaboradores”, comemora a Diretora de RH.

Clarice ainda complementa que, durante todo esse tempo, é como se tivesse trabalhado em três organizações diferentes: “No primeiro ciclo, logo que entrei, a Lojas Renner era uma empresa familiar, passando pelo processo de profissionalização. Em 1998, com o controle acionário adquirido por uma multinacional americana, adotamos procedimentos e controles internos diferenciados. Em 2005, entramos no Novo Mercado da Bovespa como a primeira companhia no país a ter seu capital pulverizado, isto é, nos tornamos uma empresa sem dono. Nesse período também nos dedicamos a implementar a cultura do encantamento junto aos colaboradores, algo que tenho muito orgulho. A Renner, portanto, passou por diferentes fases, mas a sua cultura e os seus valores foram mantidos”.

E essa é uma das principais contribuições que a área de Recursos Humanos pode oferecer. Segundo Clarice, “a missão do RH nas empresas é a manutenção da cultura fazendo com que todos tenham o seu DNA. A área é a guardiã da cultura empresarial, atraindo talentos que vão aderir a esses valores e irão estimulá-los no dia a dia da organização. Para isso, é fundamental que o RH conheça profundamente o negócio e entenda como suas ações contribuem para o desenvolvimento das pessoas e da companhia”.

É por isso que Clarice afirma ser tão gratificante trabalhar no RH. “Eu tenho paixão pelas pessoas e desenvolvê-las é minha missão de vida. O maior prazer é vê-las felizes, tendo a oportunidade de evoluírem com treinamentos e um plano de carreira, pois pessoas felizes trazem resultados excepcionais para o negócio. Além disso, gerir uma área estratégica, que dá suporte ao crescimento da empresa é muito recompensador”, conta ela.

Só que, como toda área, são muitos os obstáculos e adversidades a serem enfrentados. Nessa perspectiva, a Diretora de RH da Lojas Renner fala que um importante desafio na gestão de pessoas é a formação de líderes: “Estes devem ser profissionais aptos para suportar o crescimento da organização de forma sustentável e, para isso, a gestão de talentos precisa identificar, desenvolver e reter as pessoas certas, nas posições certas e no tempo certo”.

Clarice ainda complementa que o líder de RH precisa ter uma relação de confiança com as pessoas. “Lembrem-se sempre que a comunicação transparente é primordial na relação com os colaboradores para que eles se engajem nos propósitos organizacionais, que precisam estar claros para serem seguidos. Além disso, preparar a organização para as constantes mudanças que vêm ocorrendo em uma velocidade cada vez maior é um desafio que contribuirá para a sustentabilidade do negócio”, aconselha ela.

Acesse o ebook “O que pensam os grandes líderes de RH do Brasil” e inspire-se!

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.