Convergência de tecnologias permite que empresas adotem modelos de negócio mais colaborativos

Em entrevista exclusiva para a LG lugar de gente, Christian Reis, Head de TI da VLI, fala sobre o tema e deixa lições de carreira para profissionais que querem ser bem-sucedidos

Com os avanços da tecnologia aumentam também os desafios para conseguir aproveitar todo o potencial das novas ferramentas nas empresas. É o que acredita Christian Reis, Head de TI da VLI. Ele foi um dos participantes do ebook “CIOs inspiradores: histórias e lições de grandes executivos de TI do Brasil”, organizado pela LG lugar de gente para celebrar o Dia do Profissional de TI, comemorado em 19 de outubro.

convergencia tecnologia

O gestor defende que, pela primeira vez, estamos diante de uma grande convergência de tecnologias que permite adotar modelos de negócio muito mais colaborativos. “Com isso, aumentam os desafios na definição e oferta de plataformas que suportam a prática de Analytics, na conectividade ampla e descomplicada, na formação de talentos e fornecedores, nas evoluções dos sistemas que atendem essa nova realidade e, não menos importante, na preparação contínua para mitigação de riscos cibernéticos”. Como os profissionais devem atuar nesse cenário? Confira algumas lições de carreira deixadas por Christian.

1- Desenvolva-se constantemente

O Head de TI da VLI revela que começou a programar aos 12 anos, colocando em código as lições escolares de matemática para confirmar os resultados. Segundo ele, fazia isso para se autodesafiar a resolver problemas de outra forma. A partir daí, cresceu o seu interesse por tudo que se relacionava à computação, internet e processos de negócio. Essa busca constante foi se materializando nas oportunidades de carreira, especialmente para fazer de forma diferente tudo o que traz valor para as pessoas e empresas. Servir através da tecnologia virou, então, uma paixão.

2- Não tema transformações

Christian destaca que teve o privilégio de liderar grandes projetos e áreas em momentos de transformação. Segundo ele, cada um trouxe um aprendizado diferente, requerendo novas abordagens e soluções inovadoras. Para o gestor, o seu maior desafio, hoje, continua sendo instigar constantemente as organizações para o “passo seguinte”, o que exige o fomento ao desenvolvimento das pessoas, a geração de oportunidades de criação e o compartilhamento de valor.

Ele conta que na VLI o movimento de transformação digital é tão importante que a empresa adota um modelo que busca, ao mesmo tempo, olhar para dentro e para fora da companhia. Christian revela que além de uma robusta área de TI, fundamental para dar suporte a esse crescimento, a empresa conta com dois Digital Officers: um com foco na experiência do cliente e outro nas oportunidades internas.

3- Prepare-se para o futuro

Christian Reis - VLI
Christian Rei, Head de TI da VLI

O gestor prevê que nos próximos anos a TI continuará passando por transformações contínuas, como já acontece há décadas, porém, em ritmo mais acelerado. Para ele, atualmente a área é muito mais complexa e ampla, exigindo novas competências dos profissionais. “Por isso, no campo da tecnologia, o papel de cada um é ser um agente viabilizador da mudança, no tempo certo, adotando um modelo de atendimento baseado na experiência do cliente — interno ou externo — e trazer para cada realidade um caminho sólido de soluções”, ressalta.

Ele acredita em uma TI do futuro ainda mais vibrante, fomentadora e viabilizadora de mudanças que nunca cessarão. “Sejam elas em modelos de negócio mais disruptivos, em novas formas de organização do trabalho para patamares muito superiores de produtividade e segurança, seja para atendimento a experiências cada vez mais imersivas e facilitadas”, finaliza Christian.

Confira mais dicas que Christian e diversos líderes de TI compartilharam no ebook “CIOs inspiradores: histórias e lições de grandes executivos de TI do Brasil”. Faça o download gratuito clicando aqui.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.