Tecnologia para gestão de pessoas é um fato sem volta, afirma Diretor de DHO do Grupo Marista

Em entrevista exclusiva à LG lugar de gente, Leandro Figueira fala sobre os benefícios que as ferramentas de tecnologia trazem para o RH

Você acredita que é possível desenvolver o capital humano da sua empresa sem o apoio de tecnologia para gestão de pessoas? Para o Diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) do Grupo Marista, Leandro Figueira, isso não é mais possível. Comandando a área estratégica do departamento de recursos humanos da instituição, ele afirma que as novas plataformas contribuem na requalificação dos processos e na gestão de 11 mil colaboradores.

O Grupo Marista conta com 23 unidades sociais, instituições de ensino básico, médio, superior e hospitais para atender a academia. Segundo o diretor, em companhias que possuem sua base no capital humano, como as instituições de ensino, a responsabilidade do RH é maior ainda. “Na sala de aula, o colaborador é professor e representa a empresa, a identidade e a cultura diante do nosso público. A área de recursos humanos deve garantir que todos estejam alinhados com os valores da instituição, que segue um mesmo propósito há mais de 200 anos, quando foi fundada”, afirma.

Modernização do RH

tecnologia para gestão de pessoas

Diante do desafio de gerenciar, integrar e desenvolver 11 mil colaboradores, Leandro afirma que o apoio da tecnologia para gestão de pessoas é fundamental para o sucesso das ações de RH. “É importante investir em ferramentas para saber quem são meus talentos, mapear as pessoas e como elas estão se desenvolvendo. Desde o ano passado, temos as ferramentas para gestão de capital humano em parceria com a LG lugar de gente e já percebemos o reflexo no nível de aproveitamento interno. Hoje tenho uma visibilidade maior de quem são meus profissionais, quais são as expectativas de carreira, tudo a um clique de acesso na plataforma”, ressalta o diretor.

Para Leandro a tecnologia facilita os processos e impacta a vida das pessoas que estão distantes da sede. “Ajuda a otimizar o trabalho do RH. Assim, o tempo que era utilizando para fazer análises agora é investido em outras ações”. O Diretor relata como as ferramentas tem mudado a rotina da gestão de pessoas. “Quando cheguei, há um ano e meio, tinham 300 pessoas fazendo avaliação de desempenho em excel. Hoje, após implantar as soluções da LG, temos 7 mil colaboradores utilizando a plataforma. Uma ferramenta simples, fácil e rápida, que proporciona feedback diário e um dossiê completo de cada colaborador”, garante.

Ele afirma ainda que os funcionários do Grupo Marista já notaram a diferença. “Os colaboradores estão percebendo que tem um profissionalismo maior no RH, que os processos conversam, que os gestores utilizam essas informações na tomada de decisão, como para transferir alguém de unidade”, comenta.

Leandro garante que não há como escapar: “Tecnologia para área de recursos humanos é um fato que não tem retorno. As pessoas querem interagir com a tecnologia e o RH vai ter que se adaptar a esse movimento. Quem não adotar novas soluções o quanto antes vai ficar ultrapassado e não vai conseguir desenvolver o capital humano e os negócios”, finaliza.

Top Educação

Para identificar as marcas presentes na área de educação, a Editora Segmento e a Revista Educação realizaram pelo 12° ano consecutivo o Prêmio Top Educação. Uma premiação concedida aos fornecedores mais lembrados no setor de produtos e serviços do mercado educacional brasileiro. Em 2017, a pesquisa incluiu também as instituições de ensino superior.

O levantamento, que é quantitativo e de participação espontânea, foi estimulado a cerca de 65 mil leitores das Revistas Educação e Ensino Superior. A LG lugar de gente foi a mais votada na categoria “Software de Gestão de Pessoas”. Clique aqui e confira a lista de vencedores.

Quer um parceiro que apoie sua instituição na gestão do capital humano? Clique aqui e saiba por que sua empresa deve optar pela LG lugar de gente.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.