Tecnologia no RH e competividade: investimento fundamental para ganhar mais mercado

Fábio Carvalho, Gerente de Operaçães da Funcional Consultoria, avalia a importância de evoluir a gestão de pessoas com o uso de novas soluções

Sua empresa já investe em tecnologia no RH? Levar soluções automatizadas para a gestão de pessoas está cada vez mais relacionado à capacidade da organização de colocar em prática os planejamentos estratégicos, de forma a alcançar uma maior competitividade no mercado atual. Para que isso ocorra, é preciso entender que o modelo operacional e tradicional na área já não é mais eficaz.

Essa foi a direção seguida pela Funcional Consultoria, organização que apoia outras empresas na gestão de resultados, oferecendo soluções personalizadas que visam a conquista da autonomia financeira e tributária.

Além disso, a consultoria trabalha com a otimização de processos e com a prevenção de eventuais problemas que as companhias possam ter. Dessa forma, Fábio Carvalho, Gerente de Operações na Funcional, destaca a importância da tecnologia no RH. “Nosso propósito é transformar, potencializar e perpetuar negócios, desenvolvendo projetos estratégicos com tecnologia e que geram competitividade”, afirma.

Por que inserir tecnologia no RH?

A verdade é que investir em tecnologia no RH já deixou de ser um luxo e se mostra cada vez mais como uma obrigação para qualquer empresa que busca resultados concretos. Foi isso o que motivou Fábio em seus esforços para estruturar a vertical de gestão trabalhista da Funcional.

“Acompanhando a evolução das companhias e a economia, identificamos uma nova demanda no mercado de empresas que não se conformam mais com um RH operacional para o cumprimento de obrigações legais e pagadoria. O jogo mudou”, destaca.

Como o gerente explica, as empresas perceberam a necessidade de reestruturarem seus departamentos de RH para acompanharem a demanda do negócio. Segundo ele, o objetivo se tornou o de promover uma atuação mais estratégica, com foco especial nas pessoas e nos negócios.

Parcerias estratégicas

Nesse cenário, Fábio aponta que as atividades operacionais e burocráticas estão sendo terceirizadas para empresas especializadas em outsourcing de folha de pagamento e com alta tecnologia embarcada. Foi nesse cenário que a Funcional encontrou na LG lugar de gente a parceria ideal.

“Nós já tínhamos essa expertise de negócios, só faltava complementar com uma plataforma tecnológica, que nos permitisse entregar uma solução completa e eficiente. Por isso, escolhemos a LG”, afirma Fábio.

Revista Huma tecnologia RH

Para ele, a união de experiências e soluções permitiu que organizações diversas conhecessem uma nova abordagem para a tecnologia no RH. “Através dos projetos de outsourcing de folha de pagamento da Funcional Consultoria, empresas de diferentes portes têm acesso a uma plataforma de RH única, especializada, inovadora, premiada nacional e internacionalmente e utilizada pelas maiores empresas do país: a Suíte Gen.te”, relata.

De olho no futuro

Ainda assim, é importante ter em mente que o processo de investir em novas ferramentas para a gestão de pessoas deve ser orientado tanto pela solução de demandas existentes quanto pela antecipação de desafios futuros.

Nesse sentido, o gerente explica que observar a evolução da LG por meio da atuação em grandes projetos e do reconhecimento contínuo em prêmios como o Top of Mind de RH, Melhores Fornecedores para RH, Top 500 HCM e o Anuário Informática Hoje reforçaram a percepção do propósito da empresa.

De acordo com Fábio, essa cultura de evolução foi um dos pontos que permearam sua decisão. “Durante o processo de escolha, alguns fatores nos chamaram atenção: a robustez da Suíte Gen.te, por ser desenvolvida 100% em nuvem, a história da empresa, o reconhecimento do mercado através dos grandes cases de sucesso, as diversas premiações, e, o principal, ser uma ferramenta desenvolvida para atender cenários complexos e de grande volumetria de trabalhadores”, enumera.

Crescimento do RH

Outro ponto extremamente importante, sem dúvida, é o resultado obtido com a aplicação da tecnologia no RH. Como Fábio revela, essa escolha se traduziu no crescimento alcançado pelos clientes da Funcional.

Fábio Carvalho tecnologia RH
Fábio Carvalho, Gerente de Operações na Funcional Consultoria

“Com nossos projetos de outsourcing de folha de pagamento, proporcionamos até 80% de otimização de processos de recursos humanos e administração de pessoal. Com essa performance, passamos a ser o principal parceiro do RH das empresas”, pontua.

Além disso, as diretorias dessas corporações também atingiram números expressivos. “Em alguns projetos, o retorno sobre o investimento (ROI) pode chegar a até 50% dos custos fixos atuais”, afirma.

Para ele, o crescimento da gestão de pessoas com essas ferramentas está relacionado à possibilidade de personalização que elas carregam. Ele avalia que a flexibilidade de parametrização do sistema para atender a diversas necessidades permite automatizar até os processos de RH mais complexos das empresas.

Caminho natural

Diante das transformações pelas quais o mercado tem passado e já experimentou antes, Fábio acredita que o investimento em tecnologia no RH é inevitável dada a importância das pessoas dentro das organizações.

Contudo, para quem ainda não vem trilhando esse caminho, o especialista sugere uma reflexão. “Olhe para o seu negócio há 15 anos. Como eram os processos internos? Como a tecnologia ajudou a evoluí-los? Houve melhorias? Obteve resultados significativos? Tenho certeza de que a maioria dos gestores que perpetuaram até o momento dirão que sim”, argumenta.

A partir dessa análise, Fábio avalia que fica claro como investir em tecnologia para RH contribui significativamente para o negócio. “Projetos bem estruturados poderão trazer economia, melhoria de performance, aumento nas vendas, competitividade, prevenção de passivos, compliance, transformação digital, entre outros”, completa.

Está no processo de planejamento do RH para 2021? Confira aqui uma jornada de conhecimento exclusiva, com dicas para elaborar orçamento, buscar um fornecedor de tecnologia, defesa de investimentos e muito mais.

leticia.almeida

leticia.almeida

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.