6 TEDs que todo profissional de RH deve assistir em 2019

Selecionamos algumas das principais palestras já ministradas no TED Talks sobre gestão de pessoas, motivação, ambiente de trabalho e recrutamento e seleção. Confira

Começo de ano é momento de desacelerar, planejar o novo ciclo que se inicia e refletir sobre as ações que vamos realizar em curto, médio e longo prazo. É também uma oportunidade para se inspirar em boas práticas e buscar conhecimento. Pensando nisso, a LG lugar de gente listou 6 TEDs Talks que podem ser úteis a qualquer profissional de RH.

São pílulas de conhecimento que reúnem especialistas considerados referência global em gestão de pessoas. Veja o conteúdo que selecionamos para você:

1 – Construa uma torre, construa um time

Tom Wujec, autor de vários livros sobre visualização de negócios e Professor adjunto da Singularity University, apresenta um estudo de caso surpreendente sobre o “problema do marshmallow”, um exercício simples de formação de equipe que envolve espaguete seco, fita adesiva e um marshmallow. Com base nas experiências realizadas nessa pesquisa, Tom demonstra a essência do processo interativo e da colaboração rápida.

Saiba mais:

2 – Três mitos sobre o futuro do trabalho (e por que eles não são verdadeiros)

Neste TED, Daniel Susskind, economista e Professor das universidades de Oxford e Harvard, esclarece o mito de que as máquinas substituirão os humanos. Para ele, a concepção está errada e o foco deveria ser em “como vamos distribuir a riqueza no mundo quando houver menos – ou mesmo se não houver – trabalho”.

O economista reforça que as máquinas substituem as pessoas em tarefas específicas, mas não substituem os seres humanos. “Elas também nos complementam em outras tarefas, tornando nosso trabalho mais valioso e importante”, reforça Daniel.

Assista o vídeo na íntegra:

3 – A maneira que pensamos o trabalho está falida

Ainda falando sobre o futuro do trabalho, Barry Schwartz, psicólogo americano e Professor de Teoria Social e Ação Social no Swarthmore College, levanta a seguinte questão: o que torna o trabalho satisfatório? Segundo o professor, além de um contracheque, há valores intangíveis que norteiam a maneira atual de enxergar o trabalho. “É hora de parar de pensar em trabalhadores como engrenagens em uma roda”, destaca.

Confira:

4 – O enigma da motivação

Nesse TED, o Consultor de carreira Dan Pink examina o enigma da motivação, começando com um fato que vem sendo constatado por cientistas sociais, mas que, segundo ele, não é percebido pela maioria dos gerentes: as recompensas tradicionais nem sempre são tão eficazes. Dan argumenta que os trabalhadores são movidos por “autonomia, domínio e propósito” e que tudo isso fomenta uma cultura saudável no local de trabalho.

Saiba mais sobre o tema:

5 – Por que a melhor contratação não precisa ter o currículo perfeito

Regina Hartley, Vice-Presidente de RH da empresa norte-americana UPS Information Services, do ramo de logística, provoca a área de gestão de pessoas a escolher candidatos com currículos “imperfeitos”. Para ela, pessoas que enfrentam dificuldades aprendem a florescer nos espaços mais escuros e possuem coragem para persistir em um ambiente de constante mudança. “Escolha o candidato subestimado, cujas armas secretas são paixão e propósito”, diz ela.

Veja o vídeo aqui:

6 – Esqueça a hierarquia vertical no trabalho

O que faz com que alguns grupos sejam mais bem-sucedidos e produtivos que outros? Nesse TED, Margaret Heffernan, escritora e professora de meio período na Escola de Administração da Universidade de Bath, comenta sobre um estudo realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Segundo ela, o levantamento mostrou que os grupos com melhor desempenho não foram aqueles com o QI espetacularmente alto, mas os que demostravam bons níveis de sensibilidade social.

Vale a pena assistir o vídeo:

 

Gostou dos TEDs que o profissional de RH precisa assistir? Confira também o ebook “6 atitudes que o RH precisa ter”. Clique aqui para fazer o download.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.