Compartilhe

LGPD em vigor: tecnologia pode facilitar implementação

Avalie o artigo
O RH deve estar alerta às exigências da nova lei e buscar meios de transmitir aos colaboradores uma nova postura de tratamento dos dados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei 13.709/2018, que era adiada desde 2018, entrou em vigor em 18 de setembro de 2020. A partir de agora, todas as empresas devem atender aos critérios exigidos no texto, sujeitas a multas e sanções aplicáveis a partir de agosto de 2021.   

Os objetivos da lei são regulamentar e assegurar o direito à privacidade e à proteção de dados de qualquer pessoa física ou jurídica, empresa pública ou privada, além de dar mais transparência sobre o uso das informações obtidas.

Como já era discutido antes de sua sanção, a LGPD chega para criar regras e proteger todos os dados disponíveis no mercado. Um sinal de alerta à área de RH, que diariamente manuseia informações sensíveis, o que torna a adaptação às obrigações ainda mais urgente.

Quem são os aliados durante a adequação?

Mesmo com as penalidades previstas ainda para o meio do ano que vem, é fundamental que as empresas busquem compreender os detalhes exigidos pela LGPD e iniciem o processo de adaptação o quanto antes. O tempo aqui pode ser um aliado ou um vilão, visto que, de acordo com o tamanho da empresa, o volume de informações pode ser grande e o processo de adequação pode durar meses.

Nesse cenário, fica evidenciado o papel do RH na linha de defesa, dado o alto volume de informações sensíveis que a área trabalha. Por vezes, se torna necessária a busca de parceiros que forneçam tecnologia para gestão de pessoas que tenham expertise em relação à segurança da informação.

Participação integral dos colaboradores

Durante a execução do projeto de adequação à lei, os colaboradores devem ser incluídos como agentes ativos no que se refere às novas regras. Esse processo pode ser complexo, contudo, adotando o foco na comunicação, treinamentos e constantes revisões, o desafio pode ser minimizado.

Como parte da estratégia dessa etapa, games e cursos on-line podem atuar como facilitadores no aprendizado das novas regras. Essas soluções têm sido difundidas no mercado de educação e prometem transformar a experiência dos colaboradores em relação ao volume de novas informações que precisam ser absorvidas.

É o que ressalta Eliane Dilinsk, Gerente de Operações LMS e Games da LG lugar de gente. “O curso on-line apoia a formação dos colaboradores para os aspectos da LGPD de forma bem objetiva e didática, e a gamificação apoia a sustentação do aprendizado, de uma forma bastante divertida e eficaz, em que se desafiam e testam seus conhecimentos”, explica.

Como aposta nesse formato, a LG disponibiliza ao mercado seu curso personalizado sobre a LGPD. Composto por uma trilha de conhecimento dinâmica e interativa, e um game com interface intuitiva, ambos oferecem alto potencial de absorção e conteúdo completo.

Conheça o Kit LGPD oferecido pela LG lugar de gente

Apoio digital para adequação à LGPD

A gamificação e os cursos à distância já são uma tendência consolidada, consequência do avanço da transformação digital. Por isso, utilizar esses recursos em mais esse desafio pode trazer diversos ganhos à área de RH e aos colaboradores, segundo Eliane Dilinsk. “Eles ganham mais autonomia para realizar o curso no melhor horário de suas agendas, a área de treinamento otimiza os trabalhos operacionais, além da redução dos custos com infraestrutura e eventual contratação de professores ou facilitadores”, diz.

Por fim, ela deixa um recado às empresas que ainda não fizeram uso dessas novas plataformas. “Para minimizar o receio de investir em cursos on-line e games, recomendo que pesquisem a respeito desses objetos educacionais digitais ou até mesmo que realizem um benchmarking com empresas que já utilizam. Além disso, é recomendável uma experimentação para iniciarem aos poucos a cultura digital em suas empresas”, finaliza.


Como sua empresa tem preparado seus colaboradores para a LGPD? Conscientizar os funcionários sobre a importância da proteção de dados é um desafio para o seu RH? Conheça o Kit LGPD ofertado pela LG lugar de gente, composto por um curso on-line e games e veja como eles podem ajudar sua companhia. Clique aqui para conferir.

Avalie o artigo
Foto de Flaviane Paiva

Flaviane Paiva

Gerente de Marketing da LG lugar de gente, jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência acompanhando as transformações da tecnologia aplicada à gestão do capital humano. Ao longo dessa trajetória, tenho liderado times, enfrentado desafios diversos e me aprofundado em temas de liderança, o que me levou a concluir um MBA em Liderança Estratégica.

Conteúdos relacionados

newsletter

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.