Mudanças na legislação trabalhista: o que esperar do futuro pós-pandemia

Especialista relembra as alterações ocorridas e faz previsões do que pode ficar para um contexto pós-pandemia

O ano de 2020 tem sido marcado por inúmeras mudanças na legislação trabalhista. A maioria surgiu como artifício para minimizar os impactos econômicos em decorrência do novo coranavírus. Dessa maneira, o RH precisou se movimentar e mudar sua rotina para se adaptar às medidas provisórias lançadas pelo governo federal. Mas, cerca de seis meses depois, a pergunta é: o que permanecerá em um contexto pós-pandemia?

Eugênio Hainzenreder Júnior, sócio-diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman e Grando Advogados

Conversamos com Eugênio Hainzenreder Júnior, Sócio-Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman e Grando Advogados, que destacou o processo de adaptação à crise sanitária global. “Nesse momento de pandemia, novas discussões sobre ideias de proteção social e do trabalho surgiram e o Estado foi obrigado a repensar programas para garantir a renda básica, preservar os empregos e as empresas”, afirmou.

Embora ainda seja cedo para chegar a conclusões, Eugênio destaca que o contexto pandêmico obrigou alterações relevantes nas rotinas de trabalho de empregados e empregadores e, com isso, muitas especulações surgem sobre o futuro.

Veja os principais apontamentos feitos pelo especialista:

Caducidade da MP 927

Além de definições sobre o trabalho remoto, a MP 927 também trouxe outros pontos importantes, como antecipação de férias individuais, concessão de férias coletivas, aproveitamento e antecipação de feriados, uso do banco de horas, suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho e diferimento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Segundo Eugênio, as questões abordadas por essa MP facilitam o atendimento de exigências feitas por profissionais que buscam mais dinamismo na jornada de trabalho. ”Ao conferir maior flexibilidade a empregador e trabalhador para dispor, por exemplo, sobre banco de horas e fracionamento de férias, privilegiando, igualmente, a autonomia da vontade”, comenta.

MP 936: redução de salário e jornada

Publicada em abril, a Medida Provisória 936 autorizou a suspensão dos contratos de trabalho e/ou de redução de jornada, com diminuição proporcional de salário, com o subsídio financeiro do governo federal.

Em julho de 2020, foi aprovado no Congresso o decreto que sancionou a Lei 14.020, originária da MP 936. Dessa maneira, os prazos de vigência da redução salarial e da suspensão de contratos foram prorrogados.

Antes dessas mudanças na legislação trabalhista, os salários poderiam ser reduzidos por 90 dias e os contratos suspensos por até 60 dias. Com o decreto de julho, as duas mudanças poderão ter duração maior, de 120 dias. O novo texto foi recebido como um alívio financeiro às empresas que mantêm seus empregados no regime.

Quais mudanças devem permanecer? 

Em meio a tantas incertezas e mudanças na legislação trabalhista em tempos de covid-19, Eugênio ressalta que esse período acelerou muitos processos que eram previstos para o futuro. Dentre eles está o foco dos empregadores em estratégias voltadas aos resultados e à produção eficiente do colaborador.

Para o especialista, as regras de distanciamento social permitiram que o empresário percebesse que o trabalho remoto pode funcionar e ser até mais efetivo do que o feito presencialmente. Além disso, preocupações relacionadas a higiene, segurança do trabalho e bem-estar mental devem protagonizar com mais frequência as discussões organizacionais.

Como o RH deve se posicionar

Por fim, Eugênio aponta a responsabilidade que a área de gestão de pessoas deve assumir no momento de interpretar as mudanças e aplicar à realidade da organização. “O RH, no encargo de executor das formalidades inerentes às rotinas trabalhistas, tem papel primordial no processo que é acompanhar as mudanças e adequá-las à realidade da empresa.”

Outro alerta feito pelo especialista é sobre as questões jurídicas que acompanham todas as alterações na legislação. “Cabe ao RH identificar algumas situações de risco e de passivo trabalhista e recorrer ao auxílio jurídico necessário na solução de controvérsia e prevenção de litígios”, finaliza.

Está em busca de um fornecedor de tecnologia para RH que esteja preparado para atender as mudanças na legislação trabalhista? Conheça as soluções da LG lugar de gente, totalmente adequadas às exigências do mercado.

Rômulo Santos

Rômulo Santos

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.