Compartilhe

RH e Financeiro: desafio a quatro mãos

Avalie o artigo
Fortalecer a área de RH pode se tornar um desafio que necessita de reforço para ser superado. E a ajuda pode estar no departamento ao lado

Provavelmente, você já deve ter iniciado o período de previsão orçamentária para o próximo ano, não é? Os custos com pessoas e suas necessidades representam um grande valor dentro da organização e aprovar isso pode ser trabalhoso para a área de Gestão de Pessoas. É nessa hora que RH e Financeiro devem alinhar suas estratégias e equilibrar seus interesses para manter as contas no azul.

Thomas Khalil

Diante disso, Thomas Khalil, Diretor Administrativo e Financeiro e de Gente e Gestão na LG lugar de gente, faz alguns questionamentos e aponta maneiras de como a área de RH pode fomentar essa proximidade e equilíbrio, principalmente em um momento em que os valores falam alto.

“Por que o RH ainda enfrenta dificuldades na hora de defender seu orçamento? Por que a área ainda tem suas ações despriorizadas frente a outras atividades da companhia? Esses temas sempre me intrigaram e, como diretor da área financeira e também de gente e gestão da LG lugar de gente, consigo perceber alguns pontos de atenção que acabam afastando a gestão de pessoas da estratégia do negócio e do próprio financeiro”, pontua.

Proximidade e equilíbrio

Para evitar esse cenário e consequentemente garantir uma aproximação, o RH deve buscar conhecer todos os aspectos e áreas que formam a organização, a fim de exercer seu papel estratégico dentro da empresa. “É válido lembrar que a gestão de pessoas precisa ser prioridade dentro das estratégias do negócio, já que o capital humano é o ativo mais importante de uma organização. Ao mesmo tempo, o capital financeiro é limitado e isso precisa ser levado em consideração para a sustentabilidade da companhia em longo prazo”, diz Thomas.

Considerando as necessidades de fortalecer a área de Gestão de Pessoas e, ao mesmo tempo, atender ao orçamento idealizado pelo Financeiro, o diálogo entre as duas áreas deve ser próximo e construtivo. Para Thomas, “Além de saber priorizar as atividades que fazem mais sentido para a organização no atual momento do negócio, o RH precisa entender as consequências do não cumprimento do orçamento. Ter essa proximidade com o Financeiro e compreender como esse mundo funciona garante mais insumos para a área defender seus investimentos”.

Resultados da colaboração RH e Financeiro

Desse modo, cresce a necessidade de uma coparticipação entre RH e Financeiro no início dos planejamentos, desde a elaboração do orçamento da área até a execução das ações. “Outro ponto relevante é a comunicação entre RH e Financeiro durante a elaboração do orçamento. Se o RH se preocupa em participar do processo orçamentário de forma ativa, detalhando suas iniciativas e justificando o impacto de cada uma delas para o negócio, o Financeiro certamente conseguirá priorizar as ações de maneira mais coerente e assertiva, sem minimizar a importância do RH frente a outras áreas. É um trabalho prévio que depende da iniciativa e colaboração de ambas as partes.”

A aliança entre RH e Financeiro tende a fortalecer toda a organização, visto que não há investimentos sem a aprovação de orçamento e não há desenvolvimento de pessoas sem uma boa gestão. “Tendo essa consciência, a área de recursos humanos certamente manterá um diálogo mais saudável com o departamento financeiro, eliminando as discussões sobre cortes de orçamento e canalizando esforços para a definição de prioridades e para uma melhor alocação de recursos frente às restrições orçamentárias”, afirma Thomaz.

Portanto, enfrentar os desafios a quatro mãos é a fórmula necessária para o desenvolvimento e fortalecimento da área de Gestão de Pessoas. “Trabalhando em parceria, com certeza, o RH terá muito mais chances de implementar e sustentar suas iniciativas, contribuindo para o crescimento do negócio por meio da gestão estratégica dos talentos da organização”, finaliza.

Quer planejar e acompanhar seu orçamento de maneira simples e confiável? Clique aqui para conhecer o Gen.te Planeja – Orçamento de Pessoal.

Avalie o artigo
Foto de Flaviane Paiva

Flaviane Paiva

Gerente de Marketing da LG lugar de gente, jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência acompanhando as transformações da tecnologia aplicada à gestão do capital humano. Ao longo dessa trajetória, tenho liderado times, enfrentado desafios diversos e me aprofundado em temas de liderança, o que me levou a concluir um MBA em Liderança Estratégica.

Conteúdos relacionados

newsletter

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.