A jornada de um profissional na empresa é composta de diversas etapas que formam o que é conhecido como ciclo de vida do colaborador. Na prática, consiste em uma representação visual do caminho que o funcionário percorre.
Esse processo se inicia antes mesmo do colaborador fazer parte do time, com a atração e seleção dos melhores talentos, e só se encerra com o possível desligamento.
De qualquer maneira, todos os estágios são essenciais para uma boa experiência de trabalho. Por esse motivo, a organização precisa gerenciá-los de maneira correta, preferencialmente, de forma integrada.
Este artigo destaca a importância da integração dos processos de RH na jornada do colaborador, apresentando as principais vantagens da prática e como a tecnologia pode ser uma grande aliada da sua empresa. Confira!.
Principais aprendizados deste artigo
- O ciclo de vida do colaborador é um conceito que permite ao RH visualizar e atuar em todas as etapas que o profissional percorre na empresa, visando proporcionar uma melhor experiência de trabalho.
- A jornada consiste em estágios como atração de talentos, recrutamento e seleção de candidatos e desenvolvimento de carreira.
- Também inclui os processos de onboarding, as estratégias de retenção, de sucessão e, quando necessário, o desligamento dos profissionais. E todos devem ser bem estruturados e transparentes.
- Uma maneira de garantir um fluxo de tarefas ágil e preciso é investir na integração dos processos de RH. Assim, a jornada é entendida como elementos interligados, o que otimiza os resultados das estratégias.
- Ao integrar o RH, a empresa pode obter um aumento da produtividade e a melhora da experiência dos colaboradores, já que suas ações se tornam mais eficientes.
O que é o ciclo de vida do colaborador?
O ciclo de vida do colaborador diz respeito aos estágios da jornada de um funcionário na empresa. O ciclo ilustra o caminho que um profissional percorre em toda a duração do seu contrato de trabalho. A ferramenta coloca o foco em pontos-chave da interação entre empregado e empregador, aqueles que são mais significativos para o relacionamento.
O papel essencial de gerenciar cada uma dessas etapas para garantir uma boa experiência ao colaborador fica por conta da área de Gestão de Pessoas. A ideia é valorizar cada marco a fim de potencializar o engajamento e as entregas do time.
Contudo, para obter bons resultados, é essencial compreender quais são esses estágios e o que acontece em cada um.
Confira, no nosso blog, a definição e as principais vantagens de investir na gestão de pessoas nas empresas.
Quais são as etapas do ciclo de vida do colaborador?
A jornada do colaborador em uma empresa se divide em seis etapas:
- Atração: a primeira fase do ciclo. É o momento em que o profissional conhece a empresa e se interessa por fazer parte dela. Envolve a gestão da marca empregadora, a divulgação de vagas e a comunicação dos valores organizacionais, ou seja, dos pilares fundamentais para atrair os talentos certos.
- Recrutamento: seleção e contratação dos candidatos mais alinhados aos objetivos estratégicos da empresa e à cultura organizacional. Processos bem estruturados e experiências positivas são determinantes para o engajamento desde o primeiro contato;
- Onboarding ou integração: é a etapa logo após a admissão, quando os novos colaboradores passam por um treinamento para ficarem cientes dos valores, políticas, expectativas e cultura da organização, bem como das suas atribuições na companhia;
- Desenvolvimento: na quarta etapa, o foco passa a ser o crescimento profissional e o aprimoramento de competências. Programas de capacitação, planos de carreira e sucessão e feedbacks estruturados sustentam o desempenho e a motivação no longo prazo;
- Engajamento e retenção: aqui é a fase em que a empresa colhe os frutos dos investimentos em desenvolvimento e cultura. Estratégias de reconhecimento, comunicação transparente e benefícios alinhados às necessidades dos times contribuem para manter os talentos e reduzir a rotatividade;
- Desligamento ou offboarding: é a etapa na qual a parceria tem fim e o profissional e a marca decidem seguir caminhos separados. Esta decisão pode partir de ambos os lados, mas sempre com a devida atenção para que os processos sejam justos e transparentes. Processos claros e empáticos garantem que a saída seja conduzida com respeito e segurança jurídica. Além disso, manter uma relação positiva com ex-colaboradores pode fortalecer a reputação da marca empregadora.
Agora que você conhece as etapas do ciclo de vida do colaborador, abordaremos como o gerenciamento adequado dessa jornada pode beneficiar a gestão do RH. Confira os detalhes abaixo.
Como a integração de processos beneficia a jornada do colaborador na empresa?
A maneira mais eficiente de assegurar a experiência do colaborador durante toda a sua jornada na empresa é a partir da gestão integrada de RH. Na prática, significa conectar todas as etapas para criar um fluxo único e fluido.
Quando as etapas operam de forma integrada, o RH ganha visão completa sobre o ciclo de vida do colaborador, aprimora a comunicação interna e oferece experiências consistentes que vão desde o primeiro contato até o último dia na empresa. Além disso, a integração fortalece a marca empregadora, demonstrando cuidado genuíno com as pessoas e com a eficiência dos processos.
O resultado desses esforços são o aumento do engajamento e da produtividade, redução do turnover e diminuição dos custos, já que funcionários satisfeitos tendem a permanecer no quadro de colaboradores e a performar melhor, o que significa menos despesas com processos seletivos, rescisões e admissões.
Para alcançar esse nível de integração, a tecnologia é indispensável. Soluções modernas de automação e inteligência artificial já permitem centralizar dados, otimizar rotinas e gerar análises estratégicas de forma automática.
Ainda assim, um relatório da Gartner sobre tendências de RH revelou que apenas 28% dos líderes de RH acreditam que o departamento está perfeitamente integrado às outras áreas das companhias.
Outro estudo, dessa vez compartilhado pela Fortune Business Insights, diz que só 5% dos profissionais de RH já usam IA generativa, aquela com capacidade de criação com base em comandos específicos, na sua rotina.
Esses dados evidenciam o potencial ainda pouco explorado da transformação digital no setor. Veja, a seguir, como melhorar esse cenário e usar a tecnologia para otimizar a gestão do ciclo de vida do colaborador.
Como implementar a gestão integrada de RH na sua empresa?
Para implementar a gestão do ciclo de vida do colaborador, é importante contar com uma ferramenta completa, robusta, segura e escalável, como a plataforma de soluções integradas da LG lugar de gente.
Com soluções específicas que atuam em diferentes etapas da jornada do colaborador, usamos automação e recursos de inteligência artificial para otimizar e integrar diferentes processos,com base em dados, tais como:
- gestão de cargos e salários;
- recrutamento inteligente e entrevistas com voz por IA;
- admissão digital;
- folha de pagamento com cálculo automático;
- plataforma de treinamento corporativo;
- gestão de competências e PDI;
- gestão de offboarding.
“O fato de termos hoje uma ferramenta integrada nos dá confiança de que temos dados assertivos no orçamento de pessoal e fiéis à realidade da VLI, possibilitando a tomada de decisão no momento correto”.- Marcos Matheus, Gerente de Remuneração e Benefícios da VLI.
Veja como a LG lugar de gente otimiza o dia a dia do seu RH. Solicite uma proposta personalizada e garanta uma boa gestão da jornada dos seus colaboradores.
FAQ: Principais perguntas sobre ciclo de vida do colaborador
Por que a gestão integrada é importante para o RH?
A gestão integrada permite criar um fluxo de processos mais precisos para o RH. Dessa maneira, é possível estabelecer estratégias de comunicação mais eficientes, aumentar a produtividade dos times, reduzir as taxas de turnover e diminuir os custos com processos seletivos e treinamentos.
Como mapear a jornada do colaborador dentro da empresa?
Para mapear a jornada do colaborador na empresa, é essencial definir bem as etapas que compõem o ciclo, do primeiro até o último contato. Em seguida, é necessário estabelecer os pontos de contato entre empregado e empregador e criar uma representação visual do caminho a fim de facilitar a busca por melhorias.
Quais ferramentas ajudam a acompanhar o ciclo do colaborador?
As ferramentas indispensáveis para acompanhar o ciclo de vida do colaborador são os sistemas de RH, que permitem visualizar e gerenciar todo o caminho que os funcionários percorrem na empresa. O ideal é que uma única plataforma ofereça soluções integradas que facilitem diferentes etapas do processo.
Como a integração de dados melhora a experiência do colaborador?
A integração de dados ajuda a melhorar a experiência do colaborador por proporcionar à organização uma visualização mais abrangente dos seus processos. Assim, fica mais fácil identificar e implementar melhorias na jornada, como oferecer treinamentos específicos para novos funcionários ou estratégias de retenção personalizadas.