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O que é o ciclo de vida do colaborador? Etapas e como gerenciar

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A jornada de um profissional na empresa é composta de diversas etapas que formam o que é conhecido como ciclo de vida do colaborador. Na prática, consiste em uma representação visual do caminho que o funcionário percorre.

Esse processo se inicia antes mesmo do colaborador fazer parte do time, com a atração e seleção dos melhores talentos, e só se encerra com o possível desligamento.

De qualquer maneira, todos os estágios são essenciais para uma boa experiência de trabalho. Por esse motivo, a organização precisa gerenciá-los de maneira correta, preferencialmente, de forma integrada.

Este artigo destaca a importância da integração dos processos de RH na jornada do colaborador, apresentando as principais vantagens da prática e como a tecnologia pode ser uma grande aliada da sua empresa. Confira!.

Principais aprendizados deste artigo

  • O ciclo de vida do colaborador é um conceito que permite ao RH visualizar e atuar em todas as etapas que o profissional percorre na empresa, visando proporcionar uma melhor experiência de trabalho.
  • A jornada consiste em estágios como atração de talentos, recrutamento e seleção de candidatos e desenvolvimento de carreira.
  • Também inclui os processos de onboarding, as estratégias de retenção, de sucessão  e, quando necessário, o desligamento dos profissionais. E todos devem ser bem estruturados e transparentes.
  • Uma maneira de garantir um fluxo de tarefas ágil e preciso é investir na integração dos processos de RH. Assim, a jornada é entendida como elementos interligados, o que otimiza os resultados das estratégias.
  • Ao integrar o RH, a empresa pode obter um aumento da produtividade e a melhora da experiência dos colaboradores, já que suas ações se tornam mais eficientes.

O que é o ciclo de vida do colaborador?

O ciclo de vida do colaborador diz respeito aos estágios da jornada de um funcionário na empresa. O ciclo ilustra o caminho que um profissional percorre em toda a duração do seu contrato de trabalho. A ferramenta coloca o foco em pontos-chave da interação entre empregado e empregador, aqueles que são mais significativos para o relacionamento.

O papel essencial de gerenciar cada uma dessas etapas para garantir uma boa experiência ao colaborador fica por conta da área de Gestão de Pessoas. A ideia é valorizar cada marco a fim de potencializar o engajamento e as entregas do time.

Contudo, para obter bons resultados, é essencial compreender quais são esses estágios e o que acontece em cada um.

Confira, no nosso blog, a definição e as principais vantagens de investir na gestão de pessoas nas empresas.

Quais são as etapas do ciclo de vida do colaborador?

A jornada do colaborador em uma empresa se divide em seis etapas:

  1. Atração: a primeira fase do ciclo. É o momento em que o profissional conhece a empresa e se interessa por fazer parte dela. Envolve a gestão da marca empregadora, a divulgação de vagas e a comunicação dos valores organizacionais, ou seja, dos pilares fundamentais para atrair os talentos certos.
  2. Recrutamento: seleção e contratação dos candidatos mais alinhados aos objetivos estratégicos da empresa e à cultura organizacional. Processos bem estruturados e experiências positivas são determinantes para o engajamento desde o primeiro contato;
  3. Onboarding ou integração: é a etapa logo após a admissão, quando os novos colaboradores passam por um treinamento para ficarem cientes dos valores, políticas, expectativas e cultura da organização, bem como das suas atribuições na companhia;
  4. Desenvolvimento: na quarta etapa, o foco passa a ser o crescimento profissional e o aprimoramento de competências. Programas de capacitação, planos de carreira e sucessão e feedbacks estruturados sustentam o desempenho e a motivação no longo prazo;
  5. Engajamento e retenção: aqui é a fase em que a empresa colhe os frutos dos investimentos em desenvolvimento e cultura. Estratégias de reconhecimento, comunicação transparente e benefícios alinhados às necessidades dos times contribuem para manter os talentos e reduzir a rotatividade;
  6. Desligamento ou offboarding: é a etapa na qual a parceria tem fim e o profissional e a marca decidem seguir caminhos separados. Esta decisão pode partir de ambos os lados, mas sempre com a devida atenção para que os processos sejam justos e transparentes. Processos claros e empáticos garantem que a saída seja conduzida com respeito e segurança jurídica. Além disso, manter uma relação positiva com ex-colaboradores pode fortalecer a reputação da marca empregadora.

Agora que você conhece as etapas do ciclo de vida do colaborador, abordaremos como o gerenciamento adequado dessa jornada pode beneficiar a gestão do RH. Confira os detalhes abaixo. 

Como a integração de processos beneficia a jornada do colaborador na empresa?

A maneira mais eficiente de assegurar a experiência do colaborador durante toda a sua jornada na empresa é a partir da gestão integrada de RH. Na prática, significa conectar todas as etapas para criar um fluxo único e fluido.

Quando as etapas operam de forma integrada, o RH ganha visão completa sobre o ciclo de vida do colaborador, aprimora a comunicação interna e oferece experiências consistentes que vão desde o primeiro contato até o último dia na empresa. Além disso, a integração fortalece a marca empregadora, demonstrando cuidado genuíno com as pessoas e com a eficiência dos processos.

O resultado desses esforços são o aumento do engajamento e da produtividade, redução do turnover e diminuição dos custos, já que funcionários satisfeitos tendem a permanecer no quadro de colaboradores e a performar melhor, o que significa menos despesas com processos seletivos, rescisões e admissões.

Para alcançar esse nível de integração, a tecnologia é indispensável. Soluções modernas de automação e inteligência artificial já permitem centralizar dados, otimizar rotinas e gerar análises estratégicas de forma automática.

Ainda assim, um relatório da Gartner sobre tendências de RH revelou que apenas 28% dos líderes de RH acreditam que o departamento está perfeitamente integrado às outras áreas das companhias.

Outro estudo, dessa vez compartilhado pela Fortune Business Insights, diz que só 5% dos profissionais de RH já usam IA generativa, aquela com capacidade de criação com base em comandos específicos, na sua rotina.

Esses dados evidenciam o potencial ainda pouco explorado da transformação digital no setor. Veja, a seguir, como melhorar esse cenário e usar a tecnologia para otimizar a gestão do ciclo de vida do colaborador.

Como implementar a gestão integrada de RH na sua empresa?

Para implementar a gestão do ciclo de vida do colaborador, é importante contar com uma ferramenta completa, robusta, segura e escalável, como a plataforma de soluções integradas da LG lugar de gente.

Com soluções específicas que atuam em diferentes etapas da jornada do colaborador, usamos automação e recursos de inteligência artificial para otimizar e integrar diferentes processos,com base em dados, tais como:

  • gestão de cargos e salários;
  • recrutamento inteligente e entrevistas com voz por IA;
  • admissão digital;
  • folha de pagamento com cálculo automático;
  • plataforma de treinamento corporativo;
  • gestão de competências e PDI;
  • gestão de offboarding.

O fato de termos hoje uma ferramenta integrada nos dá confiança de que temos dados assertivos no orçamento de pessoal e fiéis à realidade da VLI, possibilitando a tomada de decisão no momento correto”.- Marcos Matheus, Gerente de Remuneração e Benefícios da VLI.

Veja como a LG lugar de gente otimiza o dia a dia do seu RH. Solicite uma proposta personalizada e garanta uma boa gestão da jornada dos seus colaboradores.

FAQ: Principais perguntas sobre ciclo de vida do colaborador

Por que a gestão integrada é importante para o RH?

A gestão integrada permite criar um fluxo de processos mais precisos para o RH. Dessa maneira, é possível estabelecer estratégias de comunicação mais eficientes, aumentar a produtividade dos times, reduzir as taxas de turnover e diminuir os custos com processos seletivos e treinamentos.

Como mapear a jornada do colaborador dentro da empresa?

Para mapear a jornada do colaborador na empresa, é essencial definir bem as etapas que compõem o ciclo, do primeiro até o último contato. Em seguida, é necessário estabelecer os pontos de contato entre empregado e empregador e criar uma representação visual do caminho a fim de facilitar a busca por melhorias.

Quais ferramentas ajudam a acompanhar o ciclo do colaborador?

As ferramentas indispensáveis para acompanhar o ciclo de vida do colaborador são os sistemas de RH, que permitem visualizar e gerenciar todo o caminho que os funcionários percorrem na empresa. O ideal é que uma única plataforma ofereça soluções integradas que facilitem diferentes etapas do processo.

Como a integração de dados melhora a experiência do colaborador?

A integração de dados ajuda a melhorar a experiência do colaborador por proporcionar à organização uma visualização mais abrangente dos seus processos. Assim, fica mais fácil identificar e implementar melhorias na jornada, como oferecer treinamentos específicos para novos funcionários ou estratégias de retenção personalizadas.

Foto de Flaviane Paiva

Flaviane Paiva

Gerente de Marketing da LG lugar de gente, jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência acompanhando as transformações da tecnologia aplicada à gestão do capital humano. Ao longo dessa trajetória, tenho liderado times, enfrentado desafios diversos e me aprofundado em temas de liderança, o que me levou a concluir um MBA em Liderança Estratégica.

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