Histórico na internet será o novo currículo?

Com a digitalização do RH, o documento de papel parece não atender mais às necessidades dos recrutadores e as redes sociais tomam conta dos processos seletivos modernos

O currículo é um velho conhecido do RH, pois, há anos, é usado por profissionais, para se candidatarem às vagas de emprego, e por recrutadores, para analisar os perfis dos candidatos, normalmente, na primeira fase dos processos seletivos. Porém, com a digitalização do RH, o documento deve perder espaço na rotina das organizações. Enquanto isso, a promessa é que as redes sociais sejam cada vez mais utilizadas na triagem dos candidatos.

currículo

Outra questão a ser pontuada sobre o currículo nos moldes tradicionais é a limitação de informações, já que o profissional destaca aspectos de sua formação e de sua experiência no mercado de trabalho. Contudo, segundo estudo realizado pela consultoria Leadership IQ, 89% das falhas em contratação acontecem por atitude do funcionário e apenas 11% por habilidades. Ou seja, é imprescindível que o RH conheça mais profundamente o perfil do candidato, levando em consideração seus valores e hábitos.

Para esse fim, as redes sociais começam a fazer parte da avaliação do perfil do profissional. Marcello Porto, Diretor de Produtos da LG lugar de gente, compreende que quanto mais o recrutador conhece a pessoa, mais bem-sucedido será o processo de seleção. E vai além: “hoje em dia, o candidato nem precisa preencher um currículo. Ele já existe e está disponível na internet, principalmente no LinkedIn.

Currículo com recomendação

Um recurso muito utilizado pelos RHs na hora do processo seletivo, mesmo em épocas de modernidade, continua sendo a recomendação. Com essa estratégia, é possível ouvir quem verdadeiramente conhece o candidato e já teve experiências com o profissional. Para tanto, Marcello destaca a necessidade de o candidato estar com as redes sociais atualizadas, assim como sua rede de contatos ativa. “Investir no networking e em recomendações que enriquecem o currículo virtual é algo que as pessoas não dão muita importância e podem ajudar nesse filtro”, argumenta.

A recomendação também pode vir dos próprios colaboradores da organização, que já conhecem a cultura organizacional e podem incentivar contratações assertivas. De acordo com o Great Place to Work, empresa de pesquisa, consultoria e educação dedicada ao estudo de clima e cultura organizacional, esse “conselho” interno tem muitos benefícios: aumenta o engajamento do funcionário (que se sente ouvido), torna as contratações mais rápidas e de menor custo, e resulta em profissionais que permanecem por mais tempo na empresa.

Lembre-se da diversidade

O GPTW alerta que, levando em consideração exclusivamente as indicações, a empresa corre o risco de contratar pessoas que pensam igual. Por isso, para Marcello, é fundamental que o RH esteja atento aos diversos mecanismos de triagem de currículos, seja por análises de informações do banco de dados, das redes sociais e de outros sites da internet ou da indicação interna. “A equipe de recrutamento continua com o mesmo desafio de sempre, que é o de encontrar pessoas que tragam bons resultados para a organização. Agora, com as ferramentas, o leque de talentos passa a ser bem maior e o processo bem mais eficaz”, conclui o diretor.

Marcello Porto, Diretor de Produtos da LG lugar de gente, compartilhou outros recursos do recrutamento digital em um webinar exclusivo. Para conferir, clique aqui.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

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