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Por que um bom plano de benefícios é crucial para reter talentos

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Estudo aponta que 86% dos colaboradores gostariam que as vantagens oferecidas pelas suas empresas mudassem. Saiba como fazer isso na prática.

O plano de benefícios é o conjunto de vantagens a que um colaborador tem direito ao ingressar em uma empresa, e é uma estratégia que pode impactar positivamente a realidade dos negócios.

Isso porque a prática ajuda a melhorar a qualidade de vida no trabalho e, como consequência, estimula o engajamento e ajuda a reduzir a evasão de talentos. Afinal, profissionais que têm acesso a benefícios adicionais tendem a valorizar mais a empresa e a construir vínculos de longo prazo.

Nas próximas linhas você confere quais são os principais tipos de benefícios corporativos e o seu papel nas novas relações de trabalho.

Principais aprendizados deste artigo

  • Os benefícios corporativos englobam todas as vantagens que as empresas oferecem para aumentar a taxa de retenção e a satisfação dos colaboradores.
  • No geral, existem dois tipos de vantagens que as empresas podem oferecer: os obrigatórios e os opcionais, como vale-alimentação ou plano de saúde.
  • Oferecer benefícios flexíveis, que se adaptam às necessidades dos funcionários, é uma ótima opção para estreitar o relacionamento e aumentar o bem-estar da equipe.
  • Um bom programa de benefícios deve, portanto, variar conforme as demandas e ainda usar a tecnologia para centralizar o acesso em uma única plataforma.
  • Os sistemas de RH são soluções essenciais para este processo, ao oferecer uma gestão de benefícios mais estratégica, centralizada e confiável, integrando diferentes parceiros e departamentos.

Quais os tipos de benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos são vantagens adicionais que as empresas oferecem aos funcionários. Ou seja, elementos que eles recebem além do salário e visam aumentar a satisfação e o bem-estar da equipe no ambiente de trabalho.

Essas vantagens se dividem entre os obrigatórios, aqueles previstos na legislação trabalhista, como vale-transporte e férias remuneradas, e os opcionais. Esses são os que as empresas oferecem por conta própria, como forma de melhorar a experiência dos colaboradores e, assim, reduzir a taxa de turnover voluntário.

Uma modalidade de benefícios que pode ser bastante vantajosa para os negócios é a flexível.

Aqui, as organizações permitem que os colaboradores escolham quais vantagens obter conforme as suas necessidades, como apoio para a prática de atividades físicas ou a remuneração estratégica. 

Este último, consiste em oferecer mais do que o salário aos colaboradores. Por exemplo, bonificações por resultados, participação nos lucros ou prêmios na forma de viagens, ou cursos.

Veja a importância dessa prática a seguir.

Qual a importância dos benefícios flexíveis para funcionários na nova realidade do trabalho?

Atualmente, os profissionais tendem a buscar empresas que os apoiem diretamente na compra de uma casa ou um carro, no cuidado da sua saúde física e mental ou na construção do seu plano de previdência. Até mesmo os benefícios tradicionais devem ser revistos e oferecidos de forma mais flexível e personalizada.

Manoel Jardim, diretor da Ben.up, plataforma da LG lugar de gente que oferece benefícios flexíveis para funcionários de forma unificada e padronizada, acredita que essas vantagens estreitam os laços com os funcionários.

“O que temos visto é que, cada vez mais, a relação empresa-colaborador se fortalece à medida que existe alinhamento de valores e de propósitos. Os benefícios são uma parte visível dessa relação”.

Ele explica que, quanto mais o plano de benefícios reforça a preocupação e o cuidado integral da empresa com o bem-estar de seus colaboradores, melhor é seu reconhecimento por quem realmente importa: o colaborador e sua família.

Jardim garante que, mesmo em um ambiente de muitas regulações, é possível entregar mais do que o salário aos profissionais.

“Seguiremos tendo benefícios que estão garantidos pela lei e pelas convenções sindicais, mas tudo em torno se transforma, e há espaço para fazer mais pelo colaborador”, diz.

O que um bom plano de benefícios empresariais precisa ter?

Além das vantagens tradicionais, como vale-alimentação e plano de saúde, um bom plano de benefícios considera outras possibilidades, que podem variar de acordo com as demandas de cada organização. “Aqui o céu é o limite, mas destaco todos aqueles benefícios que contribuem para que as pessoas se sintam cuidadas”, afirma o diretor.

“Em um momento tão crítico como o que vivemos, com significativa perda de poder aquisitivo pelas famílias (mais de 46% das famílias brasileiras tiveram sua renda reduzida pela pandemia) e com alto nível de endividamento, programas de orientação e educação financeira e de acesso a crédito saudável fazem muito sentido”, continua.

O especialista também destaca a importância da convergência e unificação, tendências crescentes na atualidade.

“Não podemos deixar de ter atenção com a transformação digital que vivemos, na qual cada vez mais se percebe a concentração de soluções na mesma plataforma. É o que eu chamo de efeito Amazon. As pessoas querem resolver todos os seus assuntos em uma mesma interação”, diz.

“Os bancos, por exemplo, estão investindo muito para oferecer essa experiência. Esse efeito também toca os benefícios. Ninguém quer mais ter um monte de cartões, com senhas e uso muito restrito, que só permite um tipo de utilização e em um estabelecimento conveniado. Parceiros de benefícios que contemplem essa experiência passam a despertar mais desejo nos colaboradores”, continua Jardim.

No fim, investir em um plano de benefícios empresariais significa voltar-se à construção de um relacionamento mais estreito entre organização e colaborador.

“Os benefícios são a parte mais tangível dessa relação. Vale aquela máxima: seus atos falam tão alto que não consigo ouvir você. Os benefícios devem estar alinhados e devem traduzir o discurso de atenção da empresa por seus colaboradores. Alinhamento é a palavra”, afirma.

Qual o papel da tecnologia na criação de um plano de benefícios?

A tecnologia exerce um papel fundamental na criação e disponibilização do plano de benefícios de cada empresa. Nesse sentido, o digital torna-se um grande aliado do RH e dá melhores perspectivas ao colaborador.

“Embora pessoalmente eu acredite que tecnologia não é panaceia, aqui a vejo como instrumento indispensável.

É nosso dever, como provedores de produtos e serviços para RH, usarmos de todo recurso tecnológico disponível para possibilitar duas coisas: construir plataformas inteligentes que permitam ao colaborador interagir de forma simples e escolher a melhor forma de fazer uso dos benefícios.

Além de tornar a operação desses benefícios a mais simples e automática possível, demanda o mínimo do RH, a fim de permitir que o departamento possa, de fato, cuidar das pessoas”, defende o líder.

Além disso, a tecnologia auxilia o processo de oferecer conveniências de forma personalizada e flexível a cada funcionário.

“Esse é mais um desafio para o qual precisamos fazer o time de tecnologia trabalhar para resolver. As ferramentas estão aí e vejo aqui forte aplicação para Inteligência Artificial. O comércio digital já incorporou muito disso e precisamos fazer chegar ao dia a dia nas relações do RH com os colaboradores através das plataformas usadas”.

Como oferecer um plano de benefícios empresariais?

O primeiro passo para oferecer um plano de benefícios sólido é ouvir o que os colaboradores têm a dizer. A ideia é descobrir quais são as suas necessidades para conseguir oferecer vantagens flexíveis.

Outra etapa indispensável é a de alinhar os objetivos e expectativas à cultura organizacional. O objetivo é reforçar a identidade da empresa e manter a coesão do ambiente de trabalho.

“As tendências que vemos no mundo desembocarão inexoravelmente nas relações e demandas dos nossos colaboradores. Cabe a nós ouvir, perceber e nos mover antes de sermos demandados. Isso faz toda a diferença”, completa Jardim.

Nesse sentido, um bom programa de vantagens ajuda a atrair e reter talentos, pois funciona como um grande chamariz e estabelece um diferencial ante a concorrência.

Se o que discutimos até aqui faz sentido para você, te convidamos a conhecer a LG Benefícios, nossa solução que transforma a gestão de benefícios em um processo estratégico, centralizado e confiável.

Com ela, é possível conectar múltiplos fornecedores, automatizar rotinas e garantir conformidade com a legislação. Possui integração com a nossa solução de Folha de Pagamento, o que garante mais controle e precisão, reduzindo falhas e retrabalhos.

Para saber mais detalhes sobre a LG Benefícios,  solicite um orçamento e converse com um dos nossos consultores.

FAQ: Principais aprendizados sobre plano de benefícios

O que é um plano de benefícios?

O plano de benefícios é um conjunto de vantagens que as empresas oferecem aos seus colaboradores. Esse tipo de incentivo pode ser bastante benéfico para a empresa, já que ajuda a melhorar a experiência e o bem-estar dos colaboradores.

Quais são os tipos de benefícios corporativos?

Os dois principais tipos de benefícios são os obrigatórios, previstos em lei, como férias remuneradas e 13º salário, e os adicionais, que as organizações podem usar em uma estratégia de retenção de talentos, como plano de saúde e vale-alimentação.

Como implementar um plano de benefícios eficaz?

Para implementar um plano de benefícios eficaz, é essencial identificar as necessidades dos funcionários. Dessa maneira, a empresa consegue flexibilizar a concessão das vantagens. Adicionalmente, é importante alinhar os benefícios à cultura organizacional para que transpareçam a identidade das organizações.

Qual o impacto dos benefícios na retenção de talentos?

Oferecer benefícios corporativos flexíveis impacta diretamente a retenção de talentos, pois melhora a experiência dos colaboradores. Além do mais, as vantagens personalizadas elevam a sensação de bem-estar e garantem a permanência dos melhores profissionais no quadro de funcionários.

Foto de Flaviane Paiva

Flaviane Paiva

Gerente de Marketing da LG lugar de gente, jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência acompanhando as transformações da tecnologia aplicada à gestão do capital humano. Ao longo dessa trajetória, tenho liderado times, enfrentado desafios diversos e me aprofundado em temas de liderança, o que me levou a concluir um MBA em Liderança Estratégica.

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