Criar uma política de benefícios sólida é um processo que envolve muita pesquisa e cuidado, afinal, a empresa deve se adequar à legislação trabalhista em relação às vantagens obrigatórias. Porém, os resultados dessas diretrizes fazem todo o trabalho valer a pena.
Para começar, oferecer benefícios aos colaboradores pode ser uma maneira de mostrar que a empresa se importa com o bem-estar da sua equipe.
Essa preocupação, inclusive, pode ajudar o negócio a atrair e reter talentos e ainda a criar times mais produtivos. O relatório do MetLife, por exemplo, mostrou que colaboradores que se sentem cuidados pelos seus empregadores são 92% mais engajados, 65% mais fiéis e produzem 56% mais.
Posto isto, que tal aprender como alinhar as estratégias de employer branding e benefícios corporativos a fim de que o programa de vantagens reflita a identidade organizacional da marca? É só continuar a leitura!
Principais aprendizados deste artigo
- As políticas de benefícios são as regras que as empresas estabelecem para orientar a criação e oferta das vantagens corporativas ou outros incentivos além da remuneração.
- As organizações oferecem dois tipos de benefícios, os obrigatórios, como 13º salário e férias remuneradas, e os opcionais, como flexibilidade para trabalhar e plano de saúde.
- Ter um bom plano de vantagens é fundamental para aumentar a atração e retenção de talentos, pois ajuda a aumentar o valor percebido pelos colaboradores e a estabelecer um diferencial competitivo em relação à concorrência.
- Oferecer benefícios alinhados aos objetivos da marca e às necessidades dos funcionários também serve para melhorar o clima organizacional.
- Um sistema de recrutamento e seleção robusto é uma ferramenta que facilita a comunicação das vantagens corporativas para os candidatos e, assim, traz mais transparência para os processos.
O que é política de benefícios?
Política de benefícios diz respeito às regras relacionadas aos benefícios corporativos oferecidos por uma empresa. O plano serve para definir quais incentivos os colaboradores recebem e as estratégias usadas pelo setor de Recursos Humanos (RH) para gerenciar a entrega dessas vantagens.
No mais, a política de benefícios pode ser fixa —, todos recebem os mesmos adicionais — ou flexível, quando varia conforme as necessidades específicas de cada funcionário.
Neste último caso, a empresa pode criar uma lista de vantagens para que os colaboradores possam escolher as que mais se encaixam na sua realidade.
Quais são os principais benefícios corporativos estratégicos para uma empresa?
Os benefícios corporativos estratégicos se dividem em dois grupos: os obrigatórios, que a empresa deve oferecer à sua equipe e são previstos nas leis trabalhistas, e os opcionais (também conhecidos como espontâneos), adotados como forma de melhorar a experiência dos empregados.
Posto isto, os benefícios obrigatórios para uma boa política são:
- 13º salário;
- férias remuneradas;
- vale-transporte;
- Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
- adicional noturno.
Quanto aos benefícios corporativos opcionais, a organização pode usar os dados sobre o mercado e necessidades da equipe, já que o objetivo é se apresentar como diferente da concorrência a fim de atrair e reter mão de obra mais qualificada. Sendo assim, é possível oferecer vantagens como:
- plano de saúde e odontológico;
- vale-refeição e/ou alimentação;
- Participação nos Lucros e Resultados (PLR);
- auxílio-creche;
- licença maternidade ou paternidade estendida;
- flexibilidade e auxílio home office;
- vale-cultura;
- convênios para desconto em farmácias;
- auxílio-educação;
- seguro de vida;
- plano de previdência privada;
- incentivos ao cuidado com a saúde (como apoio psicológico ou descontos em academias).
Quais as vantagens de oferecer uma boa política de benefícios?
Criar uma boa política de benefícios, com um conjunto atrativo de vantagens obrigatórias e opcionais, pode ser bastante positivo para as empresas. Os principais prós da prática são:
- atração de talentos qualificados;
- aumento do valor percebido pelos colaboradores;
- aumento do engajamento dos funcionários;
- clima organizacional mais positivo.
Veja mais detalhes logo abaixo!
1. Atração de talentos qualificados
Um dos principais benefícios de oferecer uma política de benefícios bem-estruturada é a melhoria na atração de talentos, ou seja, de profissionais mais capacitados para ocupar as vagas de emprego disponíveis.
O motivo é bem simples: oferecer vantagens, especialmente as que a concorrência não fornece, chama mais atenção e garante que os melhores funcionários não precisem procurar vagas de emprego em locais com condições mais atrativas.
2. Aumento do valor percebido pelos colaboradores
Outro ponto positivo é a melhora da percepção que os colaboradores têm da empresa. Em outros termos, eles passam a vê-la como mais do que um lugar que paga o salário. Isso porque trabalhar no local tem outros ganhos, como ajuda para cuidar da saúde ou para ter acesso à cultura e lazer.
O resultado é tanto o aumento da retenção de talentos quanto a redução do turnover.
3. Aumento do engajamento dos funcionários
Ter uma política de benefícios também ajuda a aumentar o engajamento dos funcionários no dia a dia da empresa. Esse efeito acontece porque um plano desse tipo ajuda a aumentar a satisfação com a empresa. Afinal, a organização demonstra mais cuidado com a equipe.
A consequência direta dessa vantagem é a melhora da taxa de produtividade organizacional, pois os colaboradores trabalham com mais afinco.
4. Clima organizacional mais positivo
Para finalizar, temos a melhora do clima organizacional — a relação entre a empresa e os funcionários —), tornando-o mais positiva. Assim, o ambiente de trabalho tende a ficar mais agradável.
Contudo, para aproveitar esses benefícios é preciso saber como criar uma política de benefícios alinhada ao employer branding (a marca empregadora ou a imagem que a empresa passa).
Para ajudar você nesta tarefa, apresentamos as melhores estratégias no próximo tópico. Não deixe de conferir!
Como alinhar as estratégias de employer branding e benefícios corporativos?
Ao criar uma política de benefícios corporativos, se certifique de executar as seguintes tarefas para garantir o alinhamento entre as vantagens e a marca empregadora:
- definir o perfil dos profissionais a fim de entender quais benefícios são mais vantajosos;
- estabelecer os objetivos, ou seja, o que a empresa pretende alcançar com as vantagens;
- estudar a concorrência para buscar um diferencial competitivo;
- analisar a viabilidade econômica das vantagens para não ultrapassar o orçamento;
- escolher os melhores fornecedores (como cartões de benefícios e plataformas de gestão);
- comunicar os benefícios à equipe e monitorar os feedbacks.
Agora que você já tem uma política de benefícios bem-definida, que tal contar com apoio especializado para transmitir os seus diferenciais aos candidatos?
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FAQ: Principais perguntas sobre política de benefícios
O que é política de benefícios e qual seu impacto na atração de talentos?
Uma política de benefícios é o conjunto de normas que rege as vantagens oferecidas pelas empresas além do salário. Esse tipo de programa tem um forte impacto sobre a cultura e o clima organizacional, ao fazer com que se tornem mais positivos.
Quais são os benefícios mais valorizados pelos profissionais atualmente?
Os profissionais atuais costumam valorizar benefícios voltados ao cuidado com a saúde física e mental (como plano de saúde e odontológico, convênio com farmácias e apoio psicológico) e flexibilidade, tanto de horários quanto para poder trabalhar no modelo home office.
Como a política de benefícios se relaciona com o employer branding?
A política de benefícios se relaciona com o employer branding por contribuir, de forma positiva, para a visão que os colaboradores têm da empresa. Portanto, oferecer as vantagens certas ajuda a melhorar a imagem do negócio e atrair os melhores talentos.
Como personalizar benefícios sem aumentar os custos da empresa?
Para personalizar os benefícios corporativos sem aumentar os custos da empresa, é necessário buscar entender o perfil dos colaboradores a fim de compreender o que eles mais valorizam em relação às vantagens. Em seguida, analise o custo-benefício das operações e conte com bons fornecedores.
De que forma a tecnologia contribui para a gestão de benefícios?
A tecnologia pode otimizar a gestão de benefícios por automatizar processos e melhorar a comunicação entre a empresa e os funcionários. Dessa maneira, o negócio cria uma política de vantagens mais transparente e acessível para todos que fazem parte da organização.