Compartilhe

Como o ponto digital pode tornar melhor as rotinas do seu RH

Avalie o artigo
Mais ágil e menos burocrático, solução impacta positivamente a experiência do colaborador, economiza tempo dos gestores e reduz custos para a organização

O controle de ponto de uma empresa é tão relevante quanto sua folha de pagamento. Mais do que isso, ambos estão diretamente ligados e qualquer falha é capaz de desencadear um efeito cascata que pode gerar impactos ao caixa da companhia e autuações trabalhistas. Diante disso, a adoção do ponto digital tem agregado segurança ao sistema, além de poupar tempo do RH e melhorar a experiência do colaborador.

ponto digital

É o que afirma o Diretor de Produtos da LG lugar de gente, Marcello Porto. “O uso do ponto digital sem dúvida impacta na satisfação dos colaboradores. E, com a redução de custo e tempo gasto com esse controle, a aplicação tem benefícios também para a empresa”.

De acordo com Marcello, a incorporação da tecnologia nas rotinas de gestão de pessoas é um reforço que não deve ser ignorado. Para ele, cada negócio tem seus obstáculos assim como também há uma solução adequada a cada necessidade.

Ponto digital: fácil e flexível

Um dos gargalos do método tradicional de controle de ponto está no fato de que o colaborador precisa do contato direto com um aparelho estático presente na empresa para registrar sua entrada e sua saída. Seja por meio de uma catraca ou de uma máquina de ponto eletrônico, esse modelo tem limitações que podem gerar, por exemplo, filas. Contudo, mesmo com esses gaps, o registro das horas de entrada e saída dos funcionários deve receber atenção, visto a responsabilidade prevista no Artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho.

Além dos fatores citados acima, desde a Portaria nº 373, de 2011, é permitida a celebração de jornadas flexíveis por meio de acordos entre organização e colaborador. A flexibilização de horários permitida pela Portaria poderia ser um desafio, mas a possibilidade de registro remoto do ponto digital por aplicativo auxilia a empresa a fazer esse controle.

Dando como exemplo os recursos mobile, ele aponta alguns desafios comuns às empresas que podem ser sanados com a tecnologia. “É possível fazer o controle de ponto pela definição de um raio de alcance na localização da empresa. Também há a possibilidade do registro off-line, ou seja, quando o colaborador está em um lugar sem conexão de rede, o ponto é batido e posteriormente transmitido ao se conectar à internet. Há ainda a opção de ponto por foto, através do qual o colaborador que vai participar de um evento pode tirar uma foto e bater seu ponto assim. De acordo com a necessidade da empresa, existem diversas funcionalidades”, ressalta.

Integrado e desburocratizado

Fundamental na rotina da gestão organizacional, o controle de ponto é uma das prioridades em cerca de 95% dos clientes da LG lugar de gente, conforme estima o Diretor de Produtos da companhia.

Embora a adoção de ferramentas mobile esteja diretamente ligada às políticas da empresa, Marcello esclarece como o recurso de ponto digital pode tornar o trabalho do RH mais integrado e menos burocrático. Mais do que isso, associado ao armazenamento em nuvem, como o da Suíte Gen.te nuvem, essas soluções tornam-se acessíveis a todos os colaboradores em qualquer lugar e permanecem constantemente atualizadas.

“O mais usado realmente é o batimento do ponto, pois todo funcionário usa várias vezes por dia. Mas temos outras tarefas que são mensais ou quinzenais, como o fechamento do ponto, a emissão do cartão, dentre outras. Então, além do ponto em si, também é possível distribuir essas facilidades para seus líderes e suas equipes”, completa.

ponto digital

Para Marcello Porto essa é uma evolução natural. “Antes, havia um cartão que era perfurado por uma máquina, depois foram criadas as catracas, veio o uso da impressão digital, as máquinas de ponto eletrônico e agora usamos o smartwatch. A tecnologia tem ajudado a superar esse desafio permitindo novas formas de identificar esses dados. Em breve, é provável que ao entrar na indústria seja feito o reconhecimento facial do funcionário permitindo saber que ele entrou. Isso pode se tornar ainda mais fácil”, finaliza.

O Ponto Digital já é cotidiano em muitas empresas. Quer levar mais essa facilidade para sua organização? Clique aqui e conheça tudo sobre o Gen.te Monitora – Ponto, da LG lugar de gente.

Avalie o artigo
Foto de Flaviane Paiva

Flaviane Paiva

Gerente de Marketing da LG lugar de gente, jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência acompanhando as transformações da tecnologia aplicada à gestão do capital humano. Ao longo dessa trajetória, tenho liderado times, enfrentado desafios diversos e me aprofundado em temas de liderança, o que me levou a concluir um MBA em Liderança Estratégica.

Conteúdos relacionados

newsletter

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.