Saúde nas empresas: como diminuir gastos e aumentar a competitividade?

Confira como desenvolver um plano de saúde e segurança no trabalho

saude nas empresas

Por Marcos Tadeu de Siqueira*

Questões relacionadas à gestão de segurança e saúde no trabalho (SST) são cada vez mais relevantes na agenda empresarial. Pesquisa recente realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), com 500 executivos de recursos humanos de médias e grandes indústrias, aponta que mais de 70% das empresas dão uma importância alta ou muito alta para esse tema. Dentre as principais razões para se investir em saúde nas empresas, está o ganho econômico, ao reduzir custos com acidentes, afastamentos e perda de produtividade.

Mas para se obter resultados significativos, é necessário que as empresas realizem um diagnóstico dos fatores de risco do ambiente laboral e dos hábitos de seus trabalhadores. A partir da identificação dessas informações, deve-se elaborar um plano de ação, com definições de prioridade e das iniciativas com maior potencial de retorno.

Confira o que considerar para elaborar um planejamento para área da saúde nas empresas

Ao desenvolver esse plano de segurança e saúde no trabalho, as companhias devem levar em conta, pelo menos, sete aspectos econômico-financeiros:

  1. O impacto da tributação variável do Seguro Acidente de Trabalho (SAT) ou o Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa por Riscos Ambientais do Trabalho, provocado pelo Fator Acidentário de Prevenção (FAP). O FAP é calculado de acordo com a sinistralidade em relação aos acidentes de trabalho e afastamentos previdenciários do tipo acidentários. Isso significa que, quanto mais acidentes e afastamentos pelo INSS por esse motivo, maior será a tributação para a empresa;
  2. A sinistralidade anual e a inflação médica aplicadas em planos de saúde, que juntas promovem frequentemente reajustes muito superiores aos índices inflacionários vigentes;
  3. A obrigatoriedade de manter aposentados e demitidos na apólice de saúde suplementar da empresa, sob certas condições contratuais, o que aumenta a sinistralidade e consequentemente os custos;
  4. O sistema previdenciário que, por ocasião de concessão de aposentadoria, usualmente obriga manutenção da assistência à saúde ofertada ao empregado e onera o resultado de toda a apólice de saúde suplementar das empresas;
  5. As perdas financeiras e de produtividade com o absenteísmo;
  6. Um ambiente de maciça e rotineira judicialização que leva a uma insegurança jurídica, bem como à elevação de custos com honorários processuais e periciais;
  7. Os riscos associados às ações regressivas, previstas em lei, por meio da qual a empresa, culpada pelo adoecimento ou acidente de trabalho, deverá ressarcir os cofres da previdência social.

Nesse sentido, entender que tipos de compromissos financeiros a empresa irá ter com saúde e segurança é fundamental para a sustentabilidade do negócio. Por isso, as ações de promoção de saúde nas empresas vêm se tornando cada vez mais estratégicas para as companhias. Afinal, no fim, todos ganham: a indústria, as organizações, os trabalhadores, a sociedade, a previdência, a economia e é claro, o País.

*Marcos Tadeu de Siqueira é Diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (SESI) – Departamento Nacional.

 

 

 

 

Como é feita a gestão de benefícios na sua empresa? Que tal garantir que ela tenha o menor custo operacional possível? Conheça a solução Gen.te Valoriza – Benefícios da LG lugar de gente! Assista o vídeo e confira o que ela pode trazer para sua companhia!

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.