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Tipos de recrutamento: quais são e como funcionam?

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Escolher qual tipo de recrutamento usar a cada seleção é parte rotineira de qualquer organização. Afinal, o modelo pode influenciar diretamente os resultados, por impactar o acesso aos profissionais e às competências necessárias para os cargos. 

Logo, é preciso ter bastante atenção antes de começar a divulgar as oportunidades.

Antes de seguir, vale a pena relembrar que recrutamento é o processo pelo qual o setor de Recursos Humanos (RH) atrai, escolhe e contrata os candidatos mais adequados para ocupar as vagas de emprego.

Escolher o método errado para uma vaga pode ser bastante prejudicial. Segundo um relatório de 2024 do SmartRecruiters, cerca de 30% dos empregadores dizem que um processo seletivo de baixa qualidade afeta a reputação da marca e o desempenho da empresa.

Posto isto, que tal conferir quais são os principais tipos, a diferença entre recrutamento interno e externo e como otimizar o processo seletivo corporativo? Basta continuar a leitura!

Principais aprendizados deste artigo

  • As empresas costumam usar três tipos de recrutamento. O interno, cujas vagas são destinadas aos funcionários, o externo, com oportunidades abertas para o público, e o misto, que mescla os dois anteriores.  
  • O recrutamento interno costuma ser mais rápido e barato para as organizações, já que demanda menos etapas para encontrar o candidato ideal. Adicionalmente, ajuda na mobilidade e retenção de talentos.  
  • Já o recrutamento externo tende a ser mais demorado, pois exige mais etapas. Contudo, aumenta o acesso à mão de obra qualificada e ainda promove a inovação nos departamentos.  
  • Escolher o método ideal ajuda a manter a cultura organizacional. Para decidir qual utilizar, é importante definir as necessidades da vaga, os objetivos do negócio e o perfil ideal de candidato.  
  • Sistemas de RH com recursos de recrutamento e seleção agilizam os processos seletivos, reduzem os gastos e ainda aumentam a eficiência para as empresas.  

Quais são os principais tipos de recrutamento?

Os principais tipos de recrutamento e seleção para empresas são:

  • interno: a organização busca profissionais entre os talentos que já atuam no negócio, como conferir o banco de talentos em busca de colaboradores com as habilidades certas para a vaga ou pedir recomendação dos líderes de equipes;  
  • externo: o processo é aberto para o público que não faz parte do quadro de funcionários da empresa;  
  • misto: as oportunidades de emprego são abertas ao público interno e externo, ou seja, colaboradores e candidatos de fora podem participar de forma igualitária.  

Ainda existe o recrutamento online, que pode conter características dos outros três tipos. A diferença é que todo o processo ocorre de forma virtual, por meio de plataformas específicas e videoconferências.

Por falar em recrutamentos, temos um artigo que apresenta os principais desafios dos processos modernos e dá dicas de como superá-los. Aproveite para conferir!

Qual é a diferença entre recrutamento interno e externo?

Os tipos de recrutamento mais usados são o interno e o externo, e a principal diferença entre os dois é o modo de divulgação das vagas. No interno, as oportunidades são publicadas em uma plataforma empresarial, que só os funcionários conseguem acessar.

A avaliação considera os resultados dos colaboradores participantes do processo seletivo e suas competências. As vantagens desse método são o aumento da valorização e da mobilidade de talentos entre os departamentos da empresa.

O recrutamento interno também costuma ser mais rápido e, consequentemente, mais barato, já que não há a necessidade de etapas adicionais para conhecer os candidatos. Afinal, eles já estão familiarizados com a cultura e a operação da companhia, logo, não precisam, necessariamente, passar por todo o processo de onboarding.

No externo, por outro lado, as vagas são divulgadas no site da empresa ou em plataformas de emprego. Desse modo, esse modelo de recrutamento permite que o negócio encontre novos perfis de profissionais para compor e inovar o seu quadro de funcionários.

Normalmente, esse método é usado quando a organização precisa de habilidades específicas que não encontra na equipe. Nestes casos, é necessário expandir a busca para pessoas de fora. Contudo, o processo tende a ser mais demorado e caro, principalmente pela necessidade de passar por diversas etapas.

Agora, que tal descobrir como escolher o melhor tipo de recrutamento para a sua empresa? Confira as dicas que apresentamos no tópico a seguir.

Como escolher o melhor tipo de recrutamento para a sua empresa?

Primeiro, é preciso ter em mente que o tipo de recrutamento ideal é aquele que permite ajustar o processo às necessidades da empresa, fortalecer as estratégias de desenvolvimento e a cultura organizacional.

A partir disso, você, como gestor de RH, pode usar as seguintes estratégias para definir o método que usará nas seleções futuras:

  1. Mapear as necessidades da empresa (habilidades que o cargo demanda e o prazo para preencher a vaga);  
  2. Estabelecer os objetivos do negócio (apenas preencher uma vaga ou estabelecer um plano de carreira);  
  3. Definir o perfil ideal de candidato (hard skills, soft skills e valores);  
  4. Considerar o orçamento disponível para o processo de recrutamento.  

Definir qual tipo de recrutamento é essencial para fazer a gestão de pessoas, visto que o RH precisa fazer o planejamento para coletar e analisar os candidatos.

Como otimizar o processo seletivo corporativo com a ajuda da tecnologia?

Agora que você sabe quais são os principais tipos de recrutamento e como escolher o ideal para a sua empresa, tenha em mente que a tecnologia ajuda a otimizar o processo seletivo corporativo, não importa o método que você escolha usar.

Isso porque as plataformas de recrutamento e seleção, como a solução da LG lugar de gente, contam com recursos de inteligência artificial (IA) para criar anúncios mais assertivos e identificar os candidatos ideais.

Dessa forma, você consegue:

  • reduzir os custos com recrutamento e seleção;  
  • agilizar o processo;  
  • aumentar o engajamento dos candidatos com as etapas;  
  • melhorar a atração de talentos;  
  • aumentar a eficiência do processo.  

Quer ver, na prática, como os recursos podem transformar a sua empresa? Então, agende um bate-papo com um dos nossos consultores!

FAQ: Principais perguntas sobre tipos de recrutamento

Quais são os principais tipos de recrutamento utilizados pelas empresas?

Os tipos de recrutamento mais utilizados pelas empresas são o interno, quando os candidatos para uma nova vaga já fazem parte do quadro de funcionários, e o externo, quando as oportunidades são divulgadas para o público por plataformas de seleção ou pelo site da organização.

Quando é mais indicado usar o recrutamento interno?

O recrutamento interno é mais indicado nos casos em que a empresa deseja reduzir os custos do processo seletivo ou fortalecer a cultura organizacional, por meio do incentivo à mobilidade e retenção de talentos. Também é bastante útil quando as vagas são para cargos de liderança ou precisam ser preenchidas no menor tempo possível.

Quais as vantagens do recrutamento externo?

O recrutamento externo pode oferecer diversas vantagens para as empresas, como o maior acesso a profissionais capacitados, já que oferece uma diversidade de perfis para escolher. Adicionalmente, o método ajuda a reduzir a competitividade interna e promove a renovação (e a inovação) da equipe.

O que é recrutamento misto e quando adotá-lo?

O recrutamento misto é um modelo que mescla características dos modelos interno e externo. Na prática, permite que as vagas possam ser disputadas tanto por funcionários quanto por candidatos de fora. No geral, vale a pena adotá-lo quando o objetivo é encontrar o melhor candidato para ocupar as posições disponíveis.

Como a tecnologia pode ajudar na escolha do tipo de recrutamento ideal?

A tecnologia, especialmente os recursos de inteligência artificial (IA), pode ajudar a escolher o tipo de recrutamento ideal para cada processo, por ser capaz de analisar os dados e identificar o que a empresa precisa no momento, com mais precisão e objetividade. A IA também pode ajudar em todo o processo de seleção, criando anúncios mais objetivos, facilitando a triagem e tornando a contratação mais eficiente.

Foto de Flaviane Paiva

Flaviane Paiva

Gerente de Marketing da LG lugar de gente, jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência acompanhando as transformações da tecnologia aplicada à gestão do capital humano. Ao longo dessa trajetória, tenho liderado times, enfrentado desafios diversos e me aprofundado em temas de liderança, o que me levou a concluir um MBA em Liderança Estratégica.

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