Compartilhe

6 tendências para RH em 2020: conquiste bons resultados na gestão de pessoas

Avalie o artigo
Confira os temas que vão movimentar a área e como obter os melhores resultados para seu negócio

Os desafios para gestão de pessoas não param de surgir. Utilizar Inteligência Artificial, People Analytics e lidar com as novas gerações são algumas mudanças que impactaram a área de recursos humanos recentemente. No entanto, o setor também precisa conduzir atividades consideradas perenes, como atrair os melhores talentos, recrutar bem, integrar os colaboradores recém-contratados e capacitar os profissionais para atuarem em alta performance. Para ajudar sua empresa a programar a gestão do capital humano, listamos 6 tendências para RH em 2020. Confira:

tendências para o RH em 2020

1 – Forme líderes que inspirem

Para Ruy Shiozawa, CEO na Great Place to Work, uma tendência para o próximo ano é o investimento em capacitação de lideranças. Ele defende que, antes de tudo, é necessário compreender que o conceito de líder envolve mais que gestores, diretores e presidentes de empresas. “Na verdade, o ideal é que cada profissional da organização seja capaz de influenciar outros colaboradores”.

O CEO explica como isso impacta as companhias. “Se as pessoas dentro da empresa forem desenvolvidas, elas tendem a influenciar positivamente as demais, sejam elas chefes de equipes ou não”, afirma.

2 – Invista em treinamentos aliados à tecnologia

A era digital está transformando as habilidades essenciais ao mercado e a forma como elas são adquiridas. Nesse contexto, um conceito que ganhou destaque neste ano e que continuará forte em 2020 é o Learning in the Flow of Work (Aprendizado no Fluxo do Trabalho, em uma tradução livre).

A fim de evitar que o funcionário seja obrigado a se deslocar para treinamentos em salas de aulas, as empresas poderão se beneficiar ainda mais de plataformas e ferramentas que possibilitam o aprendizado contínuo no próprio ambiente de trabalho.

Além disso, o uso de recursos de tecnologia para RH na aplicação de treinamentos adaptativos tende a melhorar a experiência do colaborador. Como explica o Vice-Presidente da LG lugar de gente, Felipe Azevedo, a prática consiste em compor um roteiro personalizado a cada nível de aprendizagem.

“A ideia é entregar ao indivíduo uma trilha de desenvolvimento de acordo com sua necessidade. Ou seja, em vez de colocar todos os profissionais da equipe no mesmo treinamento, mapeie cada um deles e determine o que é preciso desenvolver individualmente”, ressalta.

A Claro Brasil, empresa com mais de 15 mil profissionais em sua força de vendas, é um exemplo de companhia que desenvolve seus colaboradores por meio de treinamentos personalizados, utilizando recursos como games corporativos e People Analytics para mensurar resultados. Clique aqui para conhecer o case.

3 – Inove e otimize o processo de recrutamento

Outra área que é constantemente transformada pelo desenvolvimento das novas tecnologias para gestão de pessoas é o recrutamento. Em 2020, o RH deve continuar observando esse cenário e se beneficiando das inovações.

Com o objetivo de reduzir a subjetividade da contratação, as novas ferramentas coletam informações dos candidatos e localizam o perfil ideal para cada vaga. Apesar do avanço nas soluções, o papel do recrutador ainda será fundamental. Enquanto as tecnologias servem para fornecer as pistas, é o contato humano que capta totalmente o perfil comportamental do futuro funcionário.

Para Felipe, os benefícios dessa combinação são percebidos tanto pelo candidato como pela organização. “Investir nas ferramentas digitais gera melhor experiência para o candidato e mais assertividade para o RH. A fase virtual do recrutamento promove ao gestor uma grande quantidade de informação, otimiza o tempo e direciona o recrutador na hora da entrevista”, afirma.

4 – Dê os benefícios certos para cada pessoa

A tendência de empregos mais flexíveis que ganhou destaque este ano, também permanecerá em 2020 e reflete na concessão de benefícios. É possível que um funcionário tenha mais interesse em ter vouchers de Uber, academia paga ou mesmo direito a um curso on-line.

Diante disso, os gestores devem estar atentos aos seus colaboradores para conseguir essas informações, e contar com o apoio das novas tecnologias para RH pode ser a fórmula para essa aproximação.

Como explica Felipe, “para saber o que interessa a cada um dos funcionários, você pode disponibilizar uma plataforma na qual eles consigam escolher o que querem dentro de uma gama de possíveis benefícios”, exemplifica.

Mais do que isso, o Vice-Presidente da LG ressalta que essas ferramentas podem acompanhar o uso dos benefícios para avaliar se eles seguem fazendo sentido para os funcionários. “Ao perceber que um deles não está sendo usado, a gestão de pessoas pode abordar o colaborador para entender o motivo e, sendo o caso, sugerir algo que mais relevante”, ressalta.

5 – Abuse das soluções em nuvem

Uma tendência que veio para ficar são as soluções em nuvem. Cada vez mais disponíveis, elas permitem que a organização tenha acesso a todas as tecnologias já utilizadas de maneira mais autônoma e ágil. Além de oferecer segurança, cabe à própria empresa que fornece o serviço a responsabilidade pela atualização e manutenção dos produtos.

Assim, você não tem que se preocupar em capacitar e contratar profissionais para apoiar a companhia no gerenciamento dessas ferramentas. Além disso, as soluções em nuvem costumam ter uma interface de fácil utilização.

6 – Modernize sua intranet

A necessidade de propagar informações entre o quadro de funcionários e transmitir a cultura organizacional encontra uma ótima ferramenta na intranet quando ela é bem aproveitada. Usar vídeos, imagens e games para apresentar ao público interno uma campanha pode ser mais eficaz do que usar textos longos, por exemplo.

De acordo com um estudo divulgado pela TechSmith, empresa norte-americana de comunicação visual, 67% das pessoas compreendem e executam suas tarefas com maior rapidez quando há imagens e vídeos do que quando a informação se apresenta apenas em formato de texto.

tendências para o RH em 2020

Quer saber mais sobre como melhorar os resultados da sua empresa através da gestão de pessoas? Confira o ebook “O papel do rh em 2020”. Nele, especialistas apontam tendências e dão dicas para você se planejar e defender seu plano para o board. Clique aqui para fazer o download gratuito do material.

Avalie o artigo
Foto de Flaviane Paiva

Flaviane Paiva

Gerente de Marketing da LG lugar de gente, jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência acompanhando as transformações da tecnologia aplicada à gestão do capital humano. Ao longo dessa trajetória, tenho liderado times, enfrentado desafios diversos e me aprofundado em temas de liderança, o que me levou a concluir um MBA em Liderança Estratégica.

Conteúdos relacionados

newsletter

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.