Soluções indispensáveis para você começar uma estratégia de HCM

Conheça as ferramentas necessárias para atrair, desenvolver, avaliar e capacitar os colaboradores da sua empresa, colocando em prática uma estratégia de HCM

Uma boa Gestão do Capital Humano (HCM) é o segredo para sua organização acabar com as dificuldades e aumentar o engajamento nos processos seletivos, identificar pontos fortes e potencializar talentos e até mesmo se preparar para uma possível necessidade de sucessão emergente. Você já sabe que, para começar uma estratégia de HCM, é necessário contar com uma equipe de RH preparada e também com parceiros que consigam atender suas necessidades com ferramentas completas e integradas. Afinal, para gerar dados assertivos e mensurar ROI das ações, a tecnologia é fundamental.estratégia de HCM

Mas quais soluções são fundamentais para começar uma estratégia de HCM? O mercado apresenta diariamente diversas possibilidades e alternativas para tornar o RH mais estratégico, principalmente com investimentos em automatização de processos e análise de dados. São tantas informações que é normal que você se perca e não saiba por onde começar. Pensando nisso, neste post, vamos apresentar alguns sistemas indispensáveis para você iniciar uma estratégia de gestão de capital humano na sua organização agora mesmo.

Soluções indispensáveis para qualquer empresa começar uma estratégia de HCM

1 – Gen.te Atrai – Recrutamento e Seleção

Para uma estratégia de HCM, é imprescindível que a contratação de novos funcionários seja efetiva. Uma escolha errada no processo implica retrabalho e prejuízo financeiro, sem falar na perda de tempo. Para garantir assertividade na hora de contratar, a LG lugar de gente lançou o Gen.te Atrai – Recrutamento e Seleção.

Com esse sistema, é possível encontrar o candidato certo sem deixar de atender as exigências legais, as regras e os controles da organização. Assim, o tempo e o custo da contratação ficam menores, a obtenção de informações dos candidatos fica mais ágil e você ganha mais efetividade e qualidade na hora de escolher o colaborador ideal.

2 – Gen.te Integra – Onboarding

Após a contratação, é hora de ambientar o colaborador na companhia. Quando um profissional é contratado, leva certo tempo para ele começar a performar. Seria possível diminuir essa curva de aprendizagem?

Geralmente, as empresas têm dificuldade de acelerar o desenvolvimento por não ter um processo definido para ambientação dos novos funcionários. Pensando nesse cenário, a LG lugar de gente criou o Gen.te Integra – Onboarding. A solução possibilita que esse processo de integração siga uma trilha de aprendizado obrigatória, de acordo com a cultura organizacional, por meio de ferramentas on-line, presenciais e on the job.

3 – Gen.te Desenvolve – Competências e Feedback

Além de recrutar melhor, é preciso mapear as posições-chave, estabelecer metas e dar feedback. Muitas tarefas que, para serem executadas de forma satisfatória, precisam ser apoiadas pela tecnologia. Dessa forma, o processo é automatizado e o cruzamento de informações e acompanhamento dos resultados se torna viável e efetivo.

Para essas necessidades, existe o Gen.te Desenvolve – Competências e Feedback.  A ferramenta também possibilita analisar os dados e medir os resultados de desenvolvimento do colaborador constantemente, proporcionando agir de forma rápida e com assertividade na gestão de sua empresa.

Felipe Azevedo, Vice-presidente e Diretor de HCM da LG lugar de gente, explica que a solução é muito flexível, possibilitando o gerenciamento de processos de avaliação simples, bem como processos mais sofisticados. “Através de parâmetros, a integração aos módulos de gestão de plano de desenvolvimento, currículo e treinamentos, permite uma visão consolidada do progresso de cada funcionário”, comenta.

4 – Gen.te Aprende – Treinamento e PDI

Após avaliar o funcionário, identificar seus gaps e definir pontos a serem trabalhados, chega o momento de desenvolver o profissional. Nessa etapa, mais uma vez, a tecnologia é uma das principais aliadas do RH.

Quando falamos de aumentar a produtividade das equipes e o engajamento dos colaboradores, o ideal é investir em uma experiência de aprendizagem única. Reinvente sua gestão de treinamentos utilizando conteúdos inovadores, experiências digitais e metodologias de gamificação.

Para superar esse desafio, conte com o Gen.te Aprende – Treinamento e PDI. O sistema possui um robusto Learning Management System (LMS), com completa gestão das ações, avaliações e resultados dos treinamentos ofertados na organização. Estamos falando de uma plataforma poderosa e fácil de usar para gerenciar treinamentos on-line, presenciais e on the job, importante para uma excelente estratégia de HCM.

5 – Gen.te Evolui – Carreira

Segundo pesquisa realizada pela consultoria Gallup em 2017, colaboradores altamente engajados podem melhorar em 20% a rentabilidade da empresa e apresentam desempenho 147% melhor. No entanto, eles representam, geralmente, apenas 13% dos funcionários de uma companhia. O resultado dessa desmotivação é o aumento do turnover, o baixo desempenho das equipes, os altos custos com recrutamento, sem falar do impacto na qualidade das entregas.

Muitas vezes, o motivo da falta de engajamento é justamente a falta de visibilidade sobre as oportunidades de crescimento dentro da companhia. Ou seja, o profissional não tem acesso a respostas de perguntas como: Onde estou? Para onde posso ir? Como devo me preparar para isso? Quais competências precisam ser desenvolvidas?

Para esses desafios, a LG lugar de gente apresenta o Gen.te Evolui – Carreira, uma solução para engajamento do colaborador, que ajuda a dar visibilidade das trilhas de carreira e seus requisitos. O software funciona como um simulador da gestão de carreira do profissional. É de uso do próprio colaborador, ou seja, respeita a privacidade de cada um e aponta caminhos para o seu desenvolvimento.

6 – Gen.te Cresce – Sucessão

O tema sucessão ainda gera muito debate nas companhias. Afinal, passar o bastão do comando para outra pessoa, independentemente da posição, não é tarefa fácil. Isso porque planejar a transição envolve muitos aspectos estratégicos, gerenciais e até mesmo comportamentais e emocionais.

Algumas perguntas que toda empresa deve fazer é: Temos uma visão clara do pool de talentos da organização? Como nossos gestores lidam com as posições estratégicas? O que é necessário para ocupá-las? Minha companhia está preparada para uma necessidade de sucessão emergente? Se uma posição estratégica for desocupada hoje, quem irá preencher a vaga?

Para resolver esses desafios, conheça o Gen.te Cresce – Sucessão. A solução permite que as organizações façam o mapeamento das posições-chave, identificando sucessores, mapeando riscos e impactos de perda e preparando os futuros talentos da organização com uma visão de carreira. Juntamente com a demais soluções, esse produto fecha o ciclo de vida do colaborador e dá início a uma nova etapa para os talentos da companhia.

7 – Bônus: games e people analytics

Outra tecnologia que também está movimentando os RHs é a gamificação. Como estão seus processos seletivos? Há pouca adesão? O recrutamento é longo e cansativo, principalmente para as novas gerações? Falta engajamento dos colaboradores nos programas de capacitação? Não existem métricas para avaliação dos treinamentos?

Com a aplicação de games no recrutamento e na capacitação dos funcionários esses problemas podem ser facilmente resolvidos. Por isso, a LG conta com o Gen.te Engaja – Games Corporativos. Através dele, sua empresa tem à disposição games prontos ou sob medida, que podem ser usados em qualquer etapa do ciclo do colaborador na empresa. A solução fornece um método lúdico de mapeamento e aprendizado, ao mesmo tempo em que concede indicadores mais fidedignos aos gestores e ao RH.

Além dos games, outra ferramenta “bônus” que ajuda em toda a gestão do capital humano é o People Analytics. Essa tecnologia ajuda a responder, por exemplo, perguntas como: Qual o perfil de funcionário tende a faltar mais por motivos de saúde? Quais os principais gaps de competências para os líderes da minha empresa? Os colaboradores com maiores salários são os que têm maior performance?

Seu RH está com dificuldades para tomar decisões que não sejam baseadas apenas em “feeling”? Com o Gen.te Pensa – Analytics , sua empresa tem acesso a dashboards de fácil leitura que irão apoiar a gestão de pessoas, líderes e alta direção a tomar melhores decisões sobre pessoas. Você consegue prever comportamentos, antecipar tendências, assim como mapear o panorama atual da gestão de pessoas.

Para saber detalhes de como esses sistemas vão apoiar a sua gestão do capital humano, clique aqui e reserve seu horário no próximo webinar ao vivo sobre “Tecnologia para gestão integrada do ciclo do colaborador na empresa”

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.